segunda-feira, março 31, 2014

Reflexões para o dia: Amizade é vida!



Jó 1:12 “Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.”

De vez em quando Curitiba amanhece com cara de chuva e aí venho trabalhar de carro; quando isso ocorre, aproveito o percurso e venho escutando shiurim (palestras) de um rabino conhecido. Hoje foi um desses dias.

Durante a palestra ele falava sobre as individualidades, das diferenças entre liturgias das mais diversas sinagogas e linhas do judaísmo e da necessidade de respeitar essas diferenças. E isso faz bem para nós.
Em certo ponto, ele passa a falar sobre a vida. Em hebraico, vida é CHAIM, uma palavra no plural. Isso porque não é bom, não é saudável a pessoa viver de forma isolada.

O Eterno permite que Seu servo Yov pudesse ser testado. Podia ser tocado em tudo, exceto na vida dele. Mas há uma coisa curiosa nisso. Se o anjo (satanás) podia tirar tudo, porque não tirou os amigos de Yov?
Ele perdeu seus bens, seus rebanhos, filhos, enfim, praticamente tudo, exceto os amigos, porque? Porque quando tiram nossos amigos, tiram também nossa vida.

Jó 2:11-13 diz: “Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreviera, chegaram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita; e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo. Levantando eles de longe os olhos e não o reconhecendo, ergueram a voz e choraram; e cada um, rasgando o seu manto, lançava pó ao ar sobre a cabeça. Sentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande.”

Elifaz, Bildade e Zofar, os amigos de Jó, ao ficarem sabendo de todo o sofrimento pelo qual o companheiro passava, foram visitá-lo, porque se condoíam, isto é, sentiam dor juntos, a mesma dor de Jó, tinham compaixão por ele. Quando somos amigos de verdade, precisamos sentir a dor de nosso companheiro, estar ao lado dele.
Ao perceberem, ainda que de longe, a situação de Jó, os amigos choraram, rasgavam suas vestes, se lançavam ao pó. Isso mostra que imediatamente eles sentiram suas dores, e ao se aproximarem de Jó, ele pôde perceber que eles estavam “na mesma situação dele.”

Mas o que dizer numa hora dessas? Você já esteve diante de uma pessoa que seu parente acabara de morrer, e está para ser sepultado? Difícil achar palavras não é? Mas quem disse que elas são necessárias? Basta seguirmos o exemplo dos amigos de Jó.
“Sentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande.” Amigos precisam apenas sentir que o seu companheiro está ali, bem do seu lado, para compartilhar de seu momento de dor e tristeza.

E quando foi que o Eterno fez sair de sobre Jó todo o mal que sobreviera a ele? Simples! Quando ele deixou de olhar pra si mesmo e suas próprias misérias e voltou seus olhos para os amigos.
Jó 42:10  Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.

Mas por quê isso? Porque precisamos todos entender que não somos os únicos a ter problemas, não somos os únicos a sofrer; e embora desejemos e necessitemos muito, muito, muito mesmo de uma mão amiga estendida em nossa direção, talvez outras pessoas também necessitem que sejamos esse amigo de mãos estendida a elas.
Enquanto Jó chorava, os amigos o consolaram, ficaram ao lado dele por uma semana, mas sim, eles tinham que voltar a viver, tinham que seguir sua vida. Isso não significa que eles abandonaram Jó, mas que ficaram com ele, o suportando, durante o tempo que lhes foi possível. Quando Jó percebeu que  eles também tinham seus problemas e ele tirou os olhos de seu próprio umbigo e rezou por eles, tudo mudou.

É dito: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.”(Rm 12:15) porque quando somos amigos, entendemos quando é tempo de chorar junto, e quando é tempo de se alegrar junto.
Talvez enquanto choramos, desejemos que outros chorem conosco; mas por outro lado, talvez seja hora de nos alegrarmos com os que estão alegres também. Afinal, amigos são para todos os momentos, quer sejam ruins, quer sejam bons.

Que nos nossos maus momentos encontremos sempre aqueles que estão dispostos a nos abraçar e ficar em silêncio, compartilhando a dor; por outro lado, que HaShem permita que venham bons momentos para compartilharmos juntos. Porque amizade é vida!

*** Ps.: O rabino que costumo ouvir suas palestras em mp3 chama-se Karaguilla, a quem apesar de não conhecer pessoalmente, agradeço imensamente por suas palestras com palavras que me encorajam a cada dia. 

Nenhum comentário: