sexta-feira, março 14, 2014

Reflexões para o dia. Como vai nosso rebanho?



Pv 27:23,24 Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos, porque as riquezas não duram para sempre, nem a coroa, de geração em geração.

O livro de Provérbios é espetacular, traz muitos conselhos, reflexões e coisas que, muitas vezes, não somos capazes de enxergar, mas que se atentarmos, nos ensinam lições para a vida toda.
O texto acima, por exemplo, é um alerta aos pecuaristas, que possuem rebanhos, mas também a todos nós, homens, como líderes religiosos ou líder familiar.
Ao conversar com adolescentes, jovens, e porque não, adultos, vemos o quanto “nosso rebanho” é negligenciado.
São muitos os que dizem coisas como: “meu pai nem sequer sabe em que série estou na escola, imagina se ele vai saber os problemas que passo?! Agora, cobrar, ele sabe direitinho.”
Esposas são muitas vezes negligenciadas, com seus cônjuges que não lhes dá a devida atenção; não escuta, mas cobra o jantar na mesa na hora certa, a toalha limpa para o banho, a roupa bem passada e por aí vai.
Empregados que são sugados pelo patrão, que se dá por satisfeito em pagar-lhes o salário no fim do mês, mas não procura compreender as dificuldades de cada pessoa. Talvez um pouquinho de atenção, o “rebanho” produziria mais e aumentaria os lucros.
No âmbito congregacional também é necessária a atenção às necessidades do rebanho.
Líderes também tem suas necessidades, e é evidente que devem ser respeitados, como pais, maridos, chefes, etc... e a Torah exige respeito aos pais, maridos, patrões; na brit chadashah fala de “servir como ao Senhor.”

Seja qual for o âmbito de sua liderança, ele não pode se resumir em “mostrar quem é que manda no pedaço”. É preciso, como diz o conselho, “procurar conhecer o estado das ovelhas, cuidar do rebanho”. Uma ovelha ferida, doente, pode afetar outra, e depois outra, e por fim todo o rebanho se perder. Quem acompanha noticiários vê que, de tempos em tempos, sempre aparece um rebanho sendo sacrificado porque uma parte ficou doente e não foi tratada a tempo. Doenças como a febre aftosa por exemplo causaram o extermínio (e prejuízo) de milhares de cabeças de gado e rebanhos inteiros.

“As riquezas não duram para sempre, nem a coroa de geração em geração” nos mostra a lição de não podemos nos acomodar na nossa “riqueza”, achar que sempre tudo estará maravilhoso; enquanto isso, o rebanho vai perecendo no campo, e nossa coroa se perde.

Vejamos alguns exemplos:
• Ef 6:4 “vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”
Pais que não cuidam dos filhos, não dão atenção a seus problemas, não se aproximam dos filhos, acabam por provocar a ira nos filhos. Criar na doutrina é ensinar, aconselhar; mas como aconselhar se nem sei o que se passa na vida de meus filhos? Quando os filhos nascem, os pais são seus heróis, seu amparo, sua segurança; à medida que a criança cresce, o pai deve continuar a ser, mas pra isso, ele precisa continuar a cuidar, tratar, aconselhar, conhecer o estado da “sua ovelha”.
O Sl 127 mostra que um bom pai terá em seus filhos, seus defensores, quando estiver diante de inimigos.
• 1 Pe 3:7 “maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.”
Sim, a mulher deve ser submissa ao marido, mas o marido deve dar honra à mulher, como vaso mais fraco. Caso contrário, Deus NÃO OUVIRÁ A ORAÇÃO DO MARIDO. Até porque provérbios fala que a mulher é a coroa do marido. Pode um rei não cuidar de sua coroa?
• Ef 6:9 “E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu e que para com ele não há acepção de pessoas.”
Como patrão, o líder não deve ficar ameaçando o funcionário; o patrão sempre será maior e mais forte que o servo, e o texto avisa: “Deus tá vendo como você trata o empregado”. A Torah tem uma série de leis que protegem o servo e não raras vezes é dito que “o servo tinha que ser tratado muito bem”.
• Jr 23:2 “Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.”
Religiosamente, a figura do pastor, do cuidador do rebanho, e é dito que “o bom pastor dá a vida por suas ovelhas”.

Enfim, seja qual for nosso rebanho, devemos cuidar, olhar, ver suas necessidades, sarar as feridas, porque filhos felizes, esposas contentes, trabalhadores que recebem atenção e membros do rebanho, quando bem tratados, produzem mais e  retribuem nossa liderança com igual carinho, atenção e amor; mais do que isso, farão com que nossas “riquezas” durem mais.

Gastemos mais tempo de nossa vida para dar ouvidos ao que nossas ovelhas querem nos mostrar.

Nenhum comentário: