segunda-feira, março 10, 2014

Reflexões para o dia. Tempo e paciência


Sl 40:1-3 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus;
Hoje acordei pensando no passado; naquilo que nós, mais velhos, fazíamos e esperávamos pacientemente (mas nem tanto) para ver o que daria.

Quando eu era jovem, uns vinte e cinco anos atrás, não havia facebook, whatsapp, nem internet, e então as pessoas se comunicavam pessoalmente, alguns por telefone, já que uma ligação interurbana era caríssima, e boa parte por carta. Então, um jovem escrevia uma carta à mão, colocava no correio e esperava, três, quatro dias depois, já estava ansioso(a) pela resposta, e todos os dias corria à caixa de correios pra ver se havia chegado. Quando finalmente a carta chegava, era uma alegria; muitos guardavam as cartas que recebiam de amigos, namoradas, primos... e hoje?

Hoje, tudo é muito instantâneo; de qualquer lugar do mundo mandamos mensagem e a resposta vem em segundos; mas perdemos a virtude da paciência; de saber esperar pela resposta.  Talvez por não aguentarmos esperar mais, a resposta já não tem o devido valor. Antes, uma carta era planejada, suas palavras eram escritas num papel; não ficou bom, então rasgo e escrevo tudo de novo. Hoje, respondemos sem pensar; e quando vemos, já foi dito o que não precisava, com palavras que não são medidas e que causam sentimentos que não eram aquilo que desejávamos. Mas a meditação de hoje não é sobre cartas, e sim sobre o tempo.

Davi, sempre ele, nos diz: “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”
Seja qual for a sua necessidade, saiba ESPERAR.

Talvez por ter trabalhado em agências de publicidade por alguns anos, me delicio ao ver comerciais, e frases de efeito criadas, mesmo no meio religioso. Acho criativo aquela “nação dos 318” “o vale do sal” etc... e não estou aqui para criticar ninguém, mas tem “meu milagre urgente” e qual de nós não precisa de um milagre urgente né? Mas isso vai no sentido contrário do que diz: “PACIENTEMENTE”.

Por mais difícil que a situação possa nos parecer, o rei Davi, nos mostra onde e como ele estava se sentindo, mas pacientemente aguardou pela resposta do Eterno: “Tirou-me de um lago horrível; de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;”

Não dá pra dizer qual lago horrível estamos enfiados; qual charco de lodo... mas a verdade é que se formos pacientes, Ele nos firmará os pés na rocha. Precisamos parar de dizer que confiamos em D-us e passarmos a confiar nEle.

Todas as manhãs, ao fazermos as preces do shacharit no judaísmo, recitamos os treze princípios da fé judaica, na bela canção Yigdal, que nos diz: “Ele compreende e conhece os nossos segredos. Vê o fim de todas as coisas desde o seu começo.”

Seja o que for que estivermos passando nessa vida, D-us já sabe; Ele conhece nossos segredos, sabe o que se passa com nosso coração; o lodo em que podemos estar e sim: Ele vai nos tirar e colocar nossos pés firmados sobre a rocha.

E o que vai acontecer depois disso? Davi diz:
“E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus” Se queremos uma nova canção, temos que esperar pacientemente.

Minha avó dizia: “o apressado come cru.” Meu conselho para hoje: Tente escrever uma carta para um amigo, escreva, se não estiver bom, rasgue, comece de novo. E quando finalmente achar que a carta ficou boa, coloque num envelope e a ponha no correio. E aguarde pacientemente a resposta.


A palavra de Deus diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Ec 3:1) Confie nisso; confie nEle.

Nenhum comentário: