segunda-feira, março 24, 2014

Reflexões para o dia. Tikkun Olam



Is 58:12 “...levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.”

De vez em quando a gente se questiona: “Qual é nossa missão nesse mundo? O que justifica a nossa existência?” Para o povo judeu, a resposta deve residir, em algum momento, nas palavras TIKKUN OLAM.

Nos últimos dias estava assistindo documentários judaicos até que me deparei com um vídeo fantástico do professor, formado em Harvard, Tal ben Shahar, chamado “Israel Inside - Como uma pequena nação faz uma grande diferença” em que ele apresenta seis aspectos que fazem de Israel uma luz para as nações.
- Família
- Usar as adversidades para o crescimento
- Chutzpah (a forma judaica de “bater-boca” pelos objetivos)
- Educação (aprendizado para evoluir)
- Atitude (Não basta aprender, é preciso agir)
- Tikkun Olam (reparar o mundo)
Isso me despertou ainda mais para uma necessidade de agirmos para “reparar o mundo”.
Tikkun Olam não significa apenas trabalhar em prol da sua própria comunidade, mas ajudar a transformar o mundo através de exemplos de bondade e generosidade a quem for possivel.
Há um série de organizações em Israel dedicadas a promover o bem; uma delas é chamada: “Save a Child's Heart”  que se empenha em realizar cirurgias cardíacas em crianças do mundo todo, que necessitam de ajuda. São médicos, enfermeiros, hospitais em Israel e uma base de colaboradores que oferecem desde a passagem para Israel da família (de qualquer lugar do mundo) seja ela judia ou não, até hospedagem e claro, a cirurgia altamente complexa no coração das crianças. 
Outras organizações trabalham desenvolvendo equipamentos para deficientes físicos, outras para criar métodos de aumentar a produção de alimentos saudáveis no mundo, outras para oferecer estudo a pessoas carentes, etc... no único objetivo de cumprir com o propósito de Israel: “ser a nação que traz luz ao mundo” porque como disse o rabino Jonathan Sacks (grão-rabino da Inglaterra) é sobre isso que fala a Torah.

Se formos capazes de seguir esses passos, de primeiro desenvolvermos o sentimento familiar, dentro de casa, e usarmos as adversidades da vida para o crescimento, sermos capazes de discutir, com maturidade, sem usar nosso poder e influência para “derrubar nosso inimigo”, trabalharmos pelo crescer do conhecimento, através da educação, e formos capazes de parar de reclamar e começarmos a agir, quem sabe, o Eterno permita de sermos nós os “reparadores de brecha” citados por Isaías.

É disso que fala o judaismo, é isso que deve mover nossa fé.  Por onde Israel passa, deve ser notória sua existência, ao se observar seu enorme legado de generosidade e atenção com a humanidade. Hoje o mundo é cada vez mais “cada um por si” e isso não pode alcançar nossa comunidade.

No documentário, um dos médicos do “Save a Child's Heart” disse: “Não nos importamos com a cor de sua pele, não nos importamos com sua religião, não nos importamos com sua situação financeira; se você precisa de nossa ajuda, estaremos aqui para te ajudar.”

Israel foi um dos primeiros países a enviar ajuda com médicos que fizeram milhares de cirurgias e salvaram vidas quando houve o terremoto no Haiti, anos atrás; também foi um dos poucos países a enviar equipes de ajuda humanitária após o tsunami no Japão, mesmo após o vazamento radioativo. Mas porquê? Para curar e restaurar o mundo, para reparar brechas, para cumprir o mandamento de amar o próximo, pois é isso que fala a Torah.

O profeta Miquéias disse: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Mq 6:8)

Como diz o verso: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros, pois quem ama o proximo tem cumprido a lei." (Rm 13:8)

Mas fazer o bem não é fácil, não é algo intrínseco no ser humano, inerente a nós. Por isso mesmo, o profeta Isaías disse: “Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.” (IS 1:17)


Vamos aprender a fazer o bem, porque a profissão de “reparador de brechas e restaurador de veredas” é certamente a mais recompensadora que existe.

Nenhum comentário: