quarta-feira, março 05, 2014

Reflexões para cada dia. Suspirar como a corça?


Nossa vida tem um ritmo frenético, não raras vezes olhamos o calendário e dizemos: "Puxa, já estamos em março, daqui a pouco o ano acaba." E esse ano vai ser mais corrido, mal começamos, ja veio o carnaval, daqui uns dias tem copa do mundo, aí férias de julho e quando nos damos conta, dezembro chegou. É assim para todo mundo; mas nem todo mundo vive no mesmo ritmo, nem todo mundo é igual; algumas pessoas conseguem tirar um tempo para buscarem a D-us. 
Nas últimas prédicas que vi, o rosh falava da necessidade de tirarmos um tempo sozinhos com D-us, de orarmos, lermos provérbios, enfim, buscarmos cultivar nossa relação com o Eterno. Para mim, isso é chamado de DEVOCIONAL. Devocional não é coisa de "crente" (como se ser crente fosse algo pejorativo).
Há algum tempo em nosso escritorio, no refeitório há uns papeis plastificados, e neles estão palavras de agradecimento, numa bênção chamada "Bircat Hamazon", que é a "bênção após as refeições."  Como almoço muito rápido, a maioria das pessoas está lá comendo, falando alto, dando risadas, a tv ligada, enfim, naquela zueira toda, eu pego no meu canto aquele papel, coloco diante de mim e com os dedos, tampo os ouvidos, e o barulho que escuto é o da minha respiração e do movimento dos meus lábios, tentando me concentrar nas palavras que falo baixinho.... "Bendito sejas Tu, Eterno, que alimentas a todos..." 

O fato é que precisamos buscar mais a D-us. Seja ao levantar, seja antes de dormir, seja no momento que for... há uma frieza, que certamente não advem do judaismo; pelo menos não do judaísmo de Yeshua, não do judaísmo bíblico, de Abraão, Isaque, Jacó, Davi, Daniel...

Hoje, antes de dormir, meu filho veio me pedir que lesse para ele Daniel 2.  Falei: "mas filho, Daniel 2 fala sobre profecias. Você quer que eu leia?" E ele responde: "Sim pai, mas o que é profecia?"  

Depois de uma breve explicação comecei a ler o texto. O rei Nabucodonosor teve um sonho e chamou os sábios, magos, de seu reino babilônico para não apenas interpretar, mas dizer qual era o sonho e a sua interpretação. Ninguém sabia, claro! Quando sai a ordem para que todos os sábios sejam mortos, eis que aparece Daniel, com seus amigos Ananias, Azarias e Misael, que oram a D-us, pedindo Sua misericórdia sobre o mistério, e D-us revelou o sonho e a interpretação a Daniel, que por sua vez, o transmitiu ao rei da Babilônia.  Com isso, não apenas ele, mas também os demais sábios do povo foram salvos da ira de Nabucodonosor. 

Mas e a profecia? A profecia falava dos reinos, e culminava com o reinado de Mashiach, ainda por vir. O foco hoje não está na profecia, mas no fato de Daniel e seus amigos fiéis buscarem pela presença do Eterno. 

Quando você ora? Só nos momentos difíceis? Que tipo de amigos você tem? Eles oram com você pelo mesmo objetivo? Não, Daniel e seus amigos não oravam apenas nesse momento. Eles tinham COMUNHÃO com o Eterno. Em Dn 6:10 diz: "Daniel entrou em seu quarto, onde havia janelas voltadas para o lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava e dava graças, diante de Deus, como costumava fazer." 

Ele tinha SEDE de D-us. Daniel tinha necessidade de pelo menos três vezes ao dia, buscar ao Eterno. No judaísmo, isso pode ser chamado de shacharit, minchah e arvit; eu prefiro chamar de "a corça em busca das águas". 

Nem todos os salmos foram escritos pelo Rei David, mas ele era um cidadão que tinha necessidade de D-us. O Salmo 42 especificamente não foi escrito por ele, mas bem que poderia:

Sl 42:1,2 - Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim por tí, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 

Não busque a D-us apenas nos momentos de angustia; cultive uma relação com Ele. Deixe que te chamem de "crente" (de novo digo, como se ser crente fosse algo pejorativo) Judaismo NÃO é apenas razão, mas também e principalmente coração. Ou será que os maiores judeus de todos os tempos foram movidos única e exclusivamente pela razão?

Sl 51:16 - Não te comprazes em sacrifícios, do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. (Esses são os racionais: "bem, eu peco, levo um cordeiro e tá tudo certo", pra que ter relação com Deus?) 
Sl 51:17 - Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. (Esse sim, coração contrito e quebrantado, ou seja, não movido pela razão, mas por um coração sincero; esse não será desprezado pelo Eterno).

Seja a corça. Tenha uma ansiedade por correr às águas.

Nenhum comentário: