quarta-feira, março 26, 2014

Reflexões para o dia. Generosidade, gratidão ou justiça?



2 Sm 9:1 “Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?”

Hoje eu quero te convidar a buscar na memória alguma pregação que tenha lhe marcado, e que apesar do tempo passar, você nunca a esquece. Pode compartilhar comigo?
Há pregações que nos marcam, por muitas razões, e de vez em quando encontro pessoas que falam de algo que eu falei ou escrevi anos atrás (e claro, eu me esqueci, mas aquilo marcou a pessoa). Eu também lembro-me de algumas, de homens que foram usados pelo Eterno e me ensinaram muitas coisas.

Já se passaram mais de dez, doze anos, mas sempre me lembro de uma prédica de um rapaz americano, chamado Jacob, que falou em nossa congregação do Bela Vista, em Curitiba, sobre uma atitude do Rei David. Aquilo, de certa forma, foi marcante para mim.
Depois de ter se tornado rei de Israel, de algumas batalhas, o rei se lembra do seu antecessor Saul, e pergunta: “Ainda tem alguém da família de Saul, para que eu possa fazer-lhe o bem, por amor de Jônatas?”
Jônatas, filho de Saul, tinha sido o grande amigo de Davi, e infelizmente havia sido morto pelos filisteus. Jônatas tinha um filho chamado Mefibosete que ainda criança sofrera um acidente que o deixara aleijado. (2 Sm 4:4)
Anos se passaram e o crescido Mefibosete talvez até se esquecera que seu pai, um dia havia sido amigo de Davi. Mas o rei não se esquece. E Davi manda buscar a Mefibosete, e que bonita atitude de ambos... a humildade de Mefibosete e a generosidade do rei. A bíblia diz:

“E, vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, se prostrou com o rosto por terra e se inclinou; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de beneficência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu de contínuo comerás pão à minha mesa. Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para tu teres olhado para um cão morto tal como eu?” (2 Sm 9:6-8)

E como Mefibosete era aleijado de ambas as pernas, o rei restituiu-lhe as terras e ordenou a Ziba, que junto com sua família, servissem a Mefibosete, cuidando de tudo para ele. E o  capítulo se encerra com: “Mefibosete morava em Jerusalém e continuamente comia à mesa do rei.”

Podemos refletir por muito tempo sobre a atitude do rei Davi, e quais os motivos que o levaram a fazer tal beneficência, mas tenho pra mim que, mais cedo ou mais tarde, pessoas boas se lembram de todo o bem que alguém lhe fizera no passado e procurarão retribuir com atos de generosidade, ainda que seja aos descendentes dessa pessoa.
A bíblia diz que Jônatas e Davi eram muito amigos e Jônatas até mesmo protegera Davi ante o rei Saul. Mas Davi pediu alguém da descendência de Saul para demonstrar generosidade, reconhecendo que Saul também lhe fora generoso antes.

Por outro lado, Mefibosete se colocou humildemente diante do rei, não pleiteando nada, não dizendo coisas como: “finalmente o rei reconhece meu direito.”

Yeshua, ao falar com certa mulher dizia: “Não é licito tirar da boca dos filhos e deitar aos cachorrinhos.” E a mulher responde, humildemente: “Sim Senhor, mas os cachorrinhos comem das migalhas.” E Mefibosete se colocou ainda mais humilde, ao dizer: “Quem é teu servo, para tu teres olhado para um cão morto tal como eu?”

A generosidade do rei encontra a humildade de Mefibosete, que foi achado merecedor de comer à mesa do rei.

Que tenhamos sempre em nós atitudes como a generosidade e a humildade, e quem sabe o verdadeiro Rei dos Reis nos convide a sentar à Sua mesa!

Humildemente hoje quero dizer: Obrigado Jacob Flores, mensagem muito antiga, mas que até hoje toca meu coração. Mesmo quem é um pregador, as vezes, precisa de inspiração em outros homens que falem de Deus. 

Nenhum comentário: