quarta-feira, março 05, 2014

Reflexões para cada dia. O Pai que nos sustenta.


Uma das coisas boas de ser pai é perceber que existe um pequeno ser, completamente dependente de você. 
Quando pego minha filhinha no colo, para dar banho, ela ali, toda frágil, ao se assustar durante o banho, logo se acalma, quando sente os braços firmes do pai a envolvendo e carinhosamente a acalmando, falando-lhe ao coração. Que sensação boa!

Imagino que seja isso o que o rei Davi sentia, quando nas situações difíceis da vida, buscava ao Eterno. Não por acaso, ele dizia as palavras do salmo 63:8 “A minha alma apega-se a Ti; a tua mão direita me sustém.”

Em minha bíblia, o subtítulo desse salmo diz: "Salmo de Davi, quando estava no deserto de Judá”. Não sei se era bem esse o momento, mas a verdade é que há desertos em nossa vida, momentos em que não temos ninguém, e que, por mais que gritemos, num deserto ninguém nos ouvirá. Nessa hora, assustados como uma criança, precisamos sentir a mão do Eterno a nos sustentar. Obviamente só sente a mão do Pai, aquele que é um filho, que preza por sua relação com D-us e O busca como David HaMelech, a ponto de ter sua alma apegada ao Eterno. 

Nesse mesmo salmo 63, Davi diz: “Ó Deus, Tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água.” Essa é a receita do grande rei Davi, que era um homem "segundo o coração do Eterno". Quando ele se sentia e quando nós nos sentirmos como um deserto, uma terra seca e cansada, precisamos buscar água nEle. 

A vida não é fácil para ninguém, embora alguns possam acreditar que só eles tenham problemas, ou que seus problemas são maiores do que os dos outros, mas então porque algumas pessoas conseguem ser felizes, apesar de todos os problemas? Porque certamente elas teem em quem confiar. Nas horas difíceis, sentem uma mão paternal a sustentá-las, exatamente como o grande rei de Israel. 

De certo alguém poderia pensar que o rei Davi cantava salmos, tocava harpa, porque afinal, era um rei, e um rei não tem problemas. Engano total, pois Davi sempre teve muitos inimigos, a começar pelo seu antecessor, Saul que tentava matá-lo, por inveja. Davi pecou, foi castigado, viu seus filhos serem mortos, sofreu, mas ainda assim, até hoje é dito que não existiu um rei como ele, do qual descenderia o Messias de Israel. 

Davi dizia: “Porque tu tens sido o meu auxílio; jubiloso cantarei, refugiado à sombra das tuas asas.” (Sl 63:7) O que te falta para cantar alegremente diante do Eterno? Talvez falte a nós hoje essa intimidade, "nossa alma seguir de perto ao Eterno", quem sabe "orar de madrugada, como Davi, como uma terra seca que precisa de água... 

Esse é o caminho da alegria, a comunhão com D-us, porque a benignidade dEle é melhor que a vida. Busque mais a D-us, tenha tempo para cultivar essa relação com o Pai, e quem sabe, em breve, no meio de seu deserto pessoal, você também possa sentir a suavidade da destra do Eterno a te sustentar. 


Nenhum comentário: