domingo, março 30, 2014

Reflexão para o dia: HITBODEDUT



Salmos 88:13  Eu, porém, SENHOR, clamo a ti, e de madrugada te envio a minha oração.

Nem sempre a vida segue como a gente planeja né? Por exemplo, um dia você acorda e pensa: “hoje vou fazer isso, aquilo, de noite farei tal coisa e vou me deitar a tal hora.” Aí na hora em que se deita, lembra-se do dia e vê que nada foi como planejado. Isso pode ser frustrante, mas nem sempre é assim. Podemos extrair lições boas a cada coisa; a primeira é que nem tudo está no nosso controle; mas que aquilo que está ao nosso controle, devemos fazer o que é certo.
Essa noite eu planejava assistir à corrida de “Formula 1”. Quem fica acordado a madrugada pra ver um monte de carros dando voltas num circuito? Me programei, e a corrida começaria as 5 da manhã, então dormi no sofá, já velho e bem desconfortável, e acordei no começo da corrida, e ainda sonolento vi o brasileiro chegar em sétimo; já amanhecia o domingo. Aí pensei: “pra quê fiquei acordado?“ Enquanto me revirava no sofá, tentando voltar a dormir, lembrei-me de outras madrugadas que havia passado acordado. E minha memória me levou a algo bem mais produtivo, de mais de dez anos atrás.
Quando a CINA tinha uma chácara aqui na região de Curitiba, eu costumava levar os jovens de minha congregação para, após o fim do shabat, irmos lá e rezarmos de madrugada. Isso aconteceu algumas vezes; e lá orávamos pela madrugada até o nascer do sol, no alto de um dos montes. Eram tempos mais proveitosos.
Alguém poderá dizer: “Mas isso é coisa de crente, ficar orando de madrugada no monte.” Pode ser, mas alguns crentes bíblicos chamados Abraão, Jacó, Davi, Yeshua costumavam sozinhos rezar de madrugada. Mas qual a importância disso? A verdade é que no silêncio das madrugadas ou no silêncio dos montes conseguimos afastar nossa mente de qualquer pensamento e voltamos nossos olhos na direção do Eterno, e podemos nos concentrar única e exclusivamente numa conversa com o Criador. Falamos, somos ouvidos e ouvimos.
Dias atrás vi que esse costume de buscar ao Eterno, no silêncio, no isolamento, é uma prática judaica, que tem até um nome: “Hitbodedut”.

Como toda boa amizade, nosso relacionamento com D-us deve ser cultivado de forma particular, privada. A oração em conjunto, na presença de um minian é de suma importância, nos permite sentirmos parte de um povo que busca ao Eterno, mas a oração que fazemos sozinhos, no isolamento, nos permite sentirmos que somos únicos, especiais, e que temos nossos momentos particulares com o Pai.

As vezes o silêncio pode ser perturbador e ouvimos até o barulho de uma folha que cai ao chão, mas esse mêsmo silêncio pode ser um “aquietador de espírito” quando nos tornamos capazes de livremente, sem a vista de ninguém, nos encontrarmos conosco mesmos e com o Eterno.

Por isso mesmo era especial ir com os jovens rezarmos ao Eterno nas madrugadas na chácara. Ali, esperávamos nos carros até três da manhã e saíamos caminhando na escuridão, iluminados apenas pela lanterna improvisada de uma vela, caminhando no mato, sem medo de cobras ou outros animais, até que chegávamos à montanha da oração, e apesar de estarmos em cerca de dez, doze pessoas, era como se estivéssemos sozinhos com D-us, pois ao apagarmos as velas, a escuridão era total e sequer víamos nosso companheiro do lado. À medida que o tempo passava, cada um fazia sua prece até que começava a clarear o dia, e nossas mentes, no silêncio, também clareavam e ao encerrarmos as preces, todos estávamos mais “leves”.

Deve ser assim que se sentia nosso patriarca Isaque. A bíblia diz: “E Isaque saíra a orar no campo, sobre a tarde; e levantou os olhos, e olhou e eis que os camelos vinham.” (Gn 24:63)
Foi nessa hora que Rebeca viu seu futuro marido pela primeira vez. Ele vindo de uma oração no monte, sozinho.

Podemos ter nossas tribulações na vida, nem tudo sai do jeito que queremos, mas como diz uma frase que eventualmente vejo em adesivos nos carros: “ora, que melhora”.
Hitbodedut é a chave para nosso bom relacionamento com o Eterno. Pode ser pela manhã, tarde, noite ou madrugada, o fato é que se conseguirmos aquietar nossa alma, e estarmos sozinhos diante do Eterno, vai ser mais fácil de falarmos e quem sabe, ouvirmos Sua doce voz falar ao nosso coração.

Levantar de madrugada para assistir a “Formula 1” ou a um jogo importante de seu time, ou a um show de um artista famoso, ou a qualquer outra coisa, pode ser interessante, mas não há nada mais revigorante do que dedicarmos tempo a sós com o Criador.


No link abaixo, um video que mostra mais sobre “Hitbodedut”. Porque isso também é judaísmo.


Nenhum comentário: