terça-feira, abril 01, 2014

Reflexões para o dia. Primeiro de Abril!



Lv 19:11  “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;”

Quem nunca caiu numa pegadinha de primeiro de abril? Desde criança vemos que esse dia é dedicado a brincadeiras, contar pequenas mentiras, e depois dizer: PRIMEIRO DE ABRIL.

Hoje, ao vir trabalhar, no radio, o locutor contava a história que originou esse dia da mentira. Contava que a tradição começou na França, quando o rei Carlos IX, na época de 1564 instaurou o calendário gregoriano, passando a celebrar o ano novo em 1 de janeiro, e aí os franceses começaram a brincar, porque antes o ano novo começava com a primavera, numa festa que ia de 25 de março a 1 de abril. Mas, verídica ou não, essa conversa não tem nada a ver com o hábito de faltar com a verdade.  Mas por qual razão mentimos?

Muitos mentem para tirar vantagem, outros mentem para prejudicar a alguém, outros mentem por medo e outros mentem pelo prazer de mentir.
Fato é que crianças quando aprontam travessuras aprendem a mentir para os pais, fugindo do castigo. Depois, à medida que crescem, desenvolvem o dom da mentira.

Brincar só tem alguma graça no primeiro de abril. Na maioria das vezes, já nem nessa data tem. Falar a verdade é sempre o melhor.
Tempos atrás estava numa conversa e tinha absoluta certeza de que a pessoa estava mentindo, e eu ali, ouvindo a estória e vendo até onde iria aquilo. No fim, mesmo mentindo, aquilo “passou por verdade”. Depois, conversando, a conclusão foi de que a pessoa mentiu por receio de assumir a verdade.

Seja como for, é importante reconhecer que todos nós somos pecadores, cometemos erros, e o melhor caminho é sempre o do arrependimento e da verdade. Isso é Torah.

Além de não mentir, a Torah diz: “não usareis de falsidade cada um com seu próximo.” Fingir sentimentos de amizade também é, de certa forma, mentir. Mas de todas as formas, fingir é ser falso e pecar.

Paulo diz:  “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.” (Ef 4:25)

Quando eu era criança e mentia, escutava sempre a repreensão: “Você sabe quem é o pai da mentira? É o diabo!” Atualmente, o mundo anda tão falso e mentiroso que eu costumo  pensar: “fulano é tão falso quanto uma nota de R$ 35.” Mas sei lá, vai que o governo unventa uma nota de tal valor!

Repito, todos erramos, mas é preciso que tenhamos a coragem de seguir o que Paulo disse: “deixando a mentira, fale a verdade.”

Nesse dia da mentira cabe a reflexão acerca do quanto de verdadeiros precisamos ser. A bíblia está repleta de textos que falam acerca do mentiroso, dos castigos, mas também do quanto é bom falar a verdade.

Pv 30:8 diz: “afasta de mim a falsidade e a mentira...”  e o mesmo livro diz: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv 28:13)

Que nesse dia da mentira, sejamos verdadeiros, e que o Eterno nos possibilite de vermos a verdade através das mentiras e nos dê a capacidade e a humildade para reconhecermos quando falseamos a verdade e que, ao confessar, sejamos achados dignos de alcançar a misericórdia. Pelo nosso bem e pela paz proveniente de noites tranquilas vindas de uma consciência limpa de quem fala e faz a verdade. 

A propósito, mentir não faz o nariz crescer. Feliz primeiro de abril!

Nenhum comentário: