quinta-feira, março 06, 2014

Reflexões para o dia. Que tal acender um incenso?



Êx 40:5 - Porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do Testemunho...

Dentre as muitas coisas que o povo de Israel deveria preparar para o Eterno durante a longa caminhada no deserto, objetos que ajudariam a compor o ambiente sagrado do Mishkan, do Tabernáculo, muitas coisas deveriam ser feitas em ouro e uma delas é o altar do incenso. Precisava?
Precisava ter um local feito em ouro para receber um incenso que, basicamente, serve para deixar o local com um cheiro mais agradável? Bem, tudo depende do valor que é dado ao incenso. Quanto vale o incenso para você? Quanto vale para D-us?
Talvez a maioria de nós nunca experimentou comprar um pavio de incenso e acendê-lo num ambiente dentro de nossa casa para ver o seu poder. Há vários tipos de incenso, com vários aromas diferenciados. Algumas pessoas ficariam enjoadas com o cheiro, outra adorariam. O que não se pode negar é o seu poder de transformar um ambiente.
Quer uma prova? Seja como o personagem Tomé: pague para ver! Compre um incenso e o acenda ao menos uma vez e veja que tipo de sensação ele causará em você, na sua familia, nos amigos que forem te visitar, etc.

Mas o que é o incenso afinal?
Ap 5:8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
Aí está a explicação de porque o Eterno dá tanto valor ao incenso; ele representa as orações dos santos.
Quando a Torah declara que Arão, o sumo-sacerdote, deveria manter o incenso queimando todos os dias, de manhã e a tarde, isso deve nos fazer refletir que o Eterno anseia por nossas preces. Talvez por isso mesmo esteja escrito: “Orai sem cessar.” (1 Ts 5:17)
Um outro texto diz: “E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.” (Ap 8:4)

Quando gostamos muito de alguém dizemos: “Essa pessoa vale ouro.” E por isso mesmo, para D-us, nossas orações merecem um altar de ouro.
Mas é evidente que não é qualquer oração que tem um bom perfume, um  incenso agradável diante do Eterno. Há aquelas que produzem um mau cheiro, que são as orações dos desobedientes, que se desviam da Torah por um mau caminho.  Salomão diz: “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.”(Pv 28:9) 

Nossa prece deve ser continua, nossa vida deve ser pautada pelos mandamentos da Torah, devemos ter prazer nos mandamentos do Eterno, nos alegrar neles. Não importa quão injusta a vida possa parecer. Devemos ter em D-us um amigo a quem possamos recorrer continuamente.

Você pode até não confiar nas minhas palavras, achar que Shaul HaShaliach foi exagerado ao dizer para orarmos sem cessar, achar que a oração não é tudo isso de importância, que judeu que é judeu não fica orando, que isso é coisa de crente, etc.. você tem o direito de achar isso.

Só te faço um convite, já que o shabat se aproxima: acenda um incenso em sua casa e deixe o perfume transformar o ambiente. Se você achar que isso é bom, experimente orar. A oração também mudará o ambiente da sua vida.

Quando isso acontecer, você entenderá perfeitamente o porquê o Eterno mandou que o altar de incenso fosse de ouro. Então “Keep calm and acenda um incenso”




Nenhum comentário: