quinta-feira, março 20, 2014

Reflexões para o dia. Hashkivênu e a alegre inspiração



Jó 33:4  O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.

Na fé judaica boa parte daquilo que fazemos pode ser precedido por uma brachah, uma bênção, em que quase sempre bendizemos ao Eterno por algo, e é dito: “Baruch atah Adonai,...” e é nosso dever agradecermos a Ele mesmo em dias difíceis, quanto mais nos dias bons!

D-us deve ser a nossa inspiração sempre. E isso nos traz um bem enorme.
Na noite de ontem, eu contava a meu filho a história de Déboa, Sísera e Jael. Aí me lembrei que há três ou quatro anos, num congresso da CINA eu tive a honra de dar uma palestra para a Kol HaNashi e falei exatamente sobre este texto de Juizes, mostrando a força da mulher.
Voltando sobre a história, eu falava ao Ariel que Deus tinha garantido que Israel venceria o exército inimigo, muito embora eles tivessem novecentos carros de guerra.  Só que Baraque, o líder do exército de Israel, ficou com certo receio e não quis ir de encontro ao inimigo, a não ser que Débora, a juiza de Israel, fosse junto.
As vezes acontece isso, Deus nos dá as oportunidade de confiarmos nEle, de lutarmos nossas próprias batalhas e Ele nos garante a vitória e aí o que acontece? Ficamos com medo.
Na história, Israel venceu o inimigo, mas Débora disse a Baraque: “Certamente irei contigo, porém não será tua a honra pelo caminho que levas; pois à mão de uma mulher o Senhor entregará Sísera.” (Jz 4:8)
Israel lutou, derrotou o inimigo, mas o líder Sísera fugiu e caiu justamente na mão de Jael, que o matou com uma estaca bem no meio da testa.

Medo, mesmo sabendo que Deus nos garante a vitória, isso só nos tira a satisfação de termos conseguido alcançar as vitórias. Ah! Se aprendêssemos a confiar mais em Deus; venceriamos mais batalhas, ficaríamos mais fortes e nossa confiança no Eterno tenderia a aumentar mais e mais, estabelecendo e firmando nossa comunhão com Ele.

Na prece antes de dormirmos (quem não conhece ainda está no sidur, pg 224 a 228) proferimos o Hashkivênu... que  diz: “Estende sobre nós a tenda da paz e favorece-nos com as Tuas felizes inspirações...” e ao rezar ontem, tais palavras ficaram na minha mente. Ele é a nossa inspiração, tudo vem de Deus.
E aí minha esposa dizia ao mesmo tempo: “hoje entendi melhor quando é dito: ‘A alegria do Senhor é a nossa força’”. Ambos os textos estão interligados.
Como fazemos com que Ele fique alegre conosco? Quando obedecemos à Sua voz, e essa obediência vem de nossa confiança nEle, e a confiança tende a aumentar a cada vez que vemos que Deus nos responde, nos inspira e nos dá a vitória.
Há muitos circulos viciosos na vida, esse é um, que não tem fim, mas desde que comecemos a estabelecer esse vínculo.

Jó tinha poucos amigos, e entre eles estava um (mais jovem) chamado Eliú, que ficava calado diante da conversa entre os mais velhos, respeitando a sabedoria da idade. Quando lhe foi permitido falar, entre outras coisas, Eliú disse: “Foi Deus quem me fez, Sua inspiração me deu vida” (Jó 33:4)

Quanto mais deixarmos que Ele seja nossa inspiração, mais felizes seremos, então, hoje, ao rezar antes de dormir, diga: “favorece-nos com as Tuas felizes inspirações...”


Que Deus nos inspire mais a cada dia, porque o resto é só o resto!

Nenhum comentário: