sábado, novembro 01, 2008

Antes de Israel, Shabat em Curitiba


Finalmente chegou a data da segunda caravana para Israel, e amanhã cedo, já estaremos partindo para São Paulo e às 16 horas embarcamos rumo à Eretz Yisrael. Hoje, último shabat antes da viagem, ficamos em Curitiba, onde assistimos o shacharit na Beit Sede, com a parashá pelo Rosh Yishai e a lição pelo Ezrah. Não estava acostumado a um serviço tão longo, das 9h30 até 13h40 foi meio cansativo demais e eu acabei até me sentindo um pouco mal, pela minha pressão baixa, mas nada de preocupante. Tanto que já estava refeito para o serviço de adoração à tarde. Eu nem fazia idéia de quem seria o mensageiro até que veio o Natan me pedindo o texto para a leitura responsiva. Até dei risada, pois imaginava tantas opções de mensageiros, menos eu. Acabei falando sobre a humildade, baseado no versículo da Ética dos Pais (Pirkei Avot) que devemos ter humildade sempre, ao afirmar: “Sê muito humilde, pois a sua esperança é servir de comida aos vermes.” (Avot 4:4) Além disso, transformar sempre as situações, aproveitando as oportunidades para fazermos o bem às pessoas é uma boa pedida para essa semana. A mensagem foi curta, mesmo porque depois me ocupei em pegar os papeizinhos que algumas pessoas vinham nos trazer pedindo que eu colocasse no Muro das Lamentações, como é tradicional.
Na montagem, dá pra ver na foto maior, as danças, durante o serviço de adoração. Nas menores, a Eliana, acompanhada pelo Ariel (nosso caçula) e pela filha do Jonas e da Maristela. Eu durante a mensagem e uma panorâmica do pessoal todo, durante o serviço de shacharit.
* Boa viagem para quem vai e um abraço para quem fica. Orem por nós.
Mesmo lá em Israel, nao me esquecerei dos amigos, levando todos voces junto comigo. Um abraço!
Próximo post, direto de Israel, talvez na terça-feira.

Nenhum comentário: