quinta-feira, outubro 30, 2008

Pensamento da semana


*** Não tento dançar melhor do que ninguém. Tento apenas dançar melhor do que eu mesmo. (Mikhail Baryshnikov) ***

Essa frase foi dita por um bailarino russo muito, muito famoso de nossa época. O pensamento dele não se refere apenas à dança, mas tem a ver com uma necessidade (desnecessária) das pessoas de competir umas com as outras. Temos que fazer o melhor de nós em tudo, por nós mesmos e não para sermos melhor que ninguém. Por outro lado, ficar torcendo para o outro errar, só pra você estar acima dele é um besteira sem tamanho. Competir, só com você mesmo!
Falando de danças, é especialmente relevante comentar sobre isso agora, época de ensaios para o Congresso de dezembro. Quando seu grupo ensaia, você tem a certeza de que estão fazendo o melhor para o Eterno? ou seria para mostrar que seu uniforme é mais bonito que o do outro grupo, seus passos são mais legais? A canção que você pretende cantar, é para o Eterno mesmo? ou por exibicionismo?
Se eu pudesse dar um conselho a você eu diria: não queira competir, queira apenas evoluir por você mesmo, para ser sempre melhor do que você mesmo.

2 comentários:

shemuel yochay (alex) disse...

parabens pelo post tenho visto demais este tipo de atitude nas beit que tenho visitado ; penso assim que cada dia o ETERNO aparecça e que nos diminuamos. as pessoas fazem ao contrario , escondem o ETERNO para se aparecerem. shalom

Zelinha Melo disse...

Shalom Rosh!
Aos sábados, no período da tarde, em campinas - centro, nós temos o costume de ensaiar danças judaicas. Neste shabat passado, fiz diferente! Fiz uma dinâmica, onde todos tiveram que responder: Pq vc dança! Foi uma boa oportunidade para eu orientá-los e discutirmos sobre o tema. Para aproveitar o gancho,fiz questão de imprimir esse pensamento da semana e ler para todos :)
Foi uma tarde de bastante reflexão e muitos dos chaverim que nunca dançam já estão se integrando a essa adoração ao Eterno!

Baruch Hashem!!!