segunda-feira, novembro 10, 2008

Tsafed, uma cidade tradicionalmente judaica


Os nomes das cidades em Israel podem ser transliterados de diversas maneiras, e essa é a cidade berço da Cabala, misticismo judaico, e onde praticamente só se vê judaísmo. Esse foi o nosso roteiro depois de Capernaum. Tsafed, Sefad, Zafet, Safed, ou qualquer outro nome parecido refere-se basicamente ao mesmo local, onde se vê muitos garotos com seus peots esvoaçantes (eles não nos deixavam fotográfá-los) e pessoas com seus trajes tipicamente judaicos. Aqui visitamos as sinagogas do Ari Zal, Joseph Caro e uma outra, sinagogas essas que deram origem ao sidur usado por nós no Brasil, e onde Shlomo AlKabetz saía pelas ruas de Tsafed convidando a todos (nas sextas-feiras à tarde) dizendo: vem meu amado, ao encontro da noiva, o shabat aparece, vamos recebê-lo, ou seja, aqui surgiu o Lecha dodi licrat calah pene shabat necabelah.Na montagem, a arca com os rolos da torah numa sinagoga, a Marly quase tampando a placa na entrada da sinagoga Ari Ashkenazi, os meninos dos peots, e um judeu iemenita (com seu traje tradicional) fazendo e entregando seus lanches ao chaver Ezequias.
De lá, já era noite quando fomos para a última visita do domingo, o túmulo de Rambam, Maimônides, um dos maiores sábios do judaísmo de toda a história. Espanho, que viveu no século 12, era além de muitos títulos, médico respeitado. Ele desenvolveu os 13 princípios do judaísmo que constam em nossos sidurim.
Depois dessa visita, só nos restava a cama de um hotel em Tibérias (onde está o túmulo de Rambam) porque muitos já não aguentavam mais andar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece que vc esqueceu a montagem rsrs