quarta-feira, maio 11, 2011

Cabalat em Nova York


Aqui em Nova York também tem cabalat, quer dizer, não exatamente igual ao que fazemos em Curitiba, quando temos nossa esposa e filhos em casa, e a chalah deliciosa preparada em casa. Pela primeira vez, a congregação de Nova York assistiu a um cabalat shabat. Novamente o Rosh Ezrah conduziu a liturgia e eu fui traduzindo tudo com o sidur em hebraico/inglês. A prédica é que complica um pouco, com seus termos difíceis de traduzir. Mas tudo bem, passou com razoável qualidade. Não tinha muita gente no cabalat, umas 30 no máximo, a maioria de jovens.
Na foto dá pra perceber que por aqui não teríamos a dificuldade de encontrar chalah no supermercado (no bairro judaico, claro) e o vinho kosher, que na própria embalagem conta a história de uma sinagoga da Russia, que havia sido destruída e tal... mas vinho nunca é delicioso (pelo menos pra mim).
Depois do kidush e de algumas risadas, o Rosh Ezrah conduziu a dança no shabat shalom tradicional, mas tal como no Brasil, quase que só mulheres se levantam para a dança. No fim, voltamos para casa com a sensação de que finalmente tivemos um cabalat shabat em Nova York. E na manhã seguinte teríamos o shacharit.

Nenhum comentário: