quarta-feira, abril 16, 2014

Reflexões para o dia: Contagem do Omer e a Bondade



Sl 90:12 “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”

Imediatamente após o shabat de Pessach, damos início à contagem do ômer, e o fazemos por 49 dias seguidos, como se fosse uma contagem regressiva, até que cheguemos ao dia cinquenta e celebramos a festa de Pentecostes (Shavuot).
São sete semanas e mais um dia, que contamos ansiosos para celebrarmos a outorga da Torah ao povo de Israel, por parte do Eterno. Mas contar se não tivermos nada em mente, apenas por contar, não faz o menor sentido, não é mesmo?

O salmista nos diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias...” e para alcançar um coração sábio é preciso atitude. Nessas sete semanas, durante a contagem do ômer, nossos sábios nos orientam a aperfeiçoar nosso caráter através de atributos emocionais e aspectos a eles relacionados, que se seguem: 
• Chessed - bondade, benevolência
• Guevurá - justiça, disciplina, moderação, reverência
• Tiferet - beleza e harmonia; compaixão
• Netzach - resistência; firmeza; ambição
• Hod - humildade, esplendor
• Yesod - vínculo, princípio
• Malchut - nobreza, soberania, liderança.

Isso é apenas uma “introdução, e você pode se aprofundar mais no assunto buscando em qualquer site judaico, ou (humildemente falo) acompanhando as meditações aqui postadas. Mas tenha em mente sempre o desejo de ser melhor. 

Na primeira semana, procuramos nos aprimorar em atos de bondade, “Chessed”. 
O quanto você é bom? Aliás, quem de nós pode-se dizer: “eu sou bom”? Acredito que seja um ato de falta de humildade quando alguém se porta de tal modo, porque vejamos o exemplo de alguém verdadeiramente BOM.
“Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.”(Mc 10:18) 
Se o próprio Yeshua disse tais palavras, como podemos falar que somos bons? Noutro texto diz: “Se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas...” (Lc 11:13)
Sim, somos maus, erramos, mas podemos procurar alcançar um coração sábio, buscando ser menos egoístas. Nosso egoísmo se revela de muitas formas e uma delas é quando queremos comprar alguma coisa. Uma roupa, um sapato, um relógio, por exemplo. Ao comprar, nos desfazemos de outra mais antiguinha? Você compra um relógio novo, o que faz do “velho”? Dá? Vende? Guarda para uma ocasião mais social?  Ou compra um novo e dá para alguém e fica com o seu velho? 

Pirkê Avot, nos diz: “Há quatro espécies de homens. Uns dizem: “o que é meu é meu, e o que é teu é teu”, estes são os mais VULGARES, e foi este, segundo dizem, o uso dos habitantes de Sodoma. Outros dizem: “O que é meu é teu, e o que é teu é meu” estes são os IGNORANTES. Os que dizem: “o que é meu é teu, e o que é teu é teu, são os JUSTOS. E os que dizem: “O que é teu é meu, e o que é meu é meu”são os ÍMPIOS.

Dias atrás conversava com minha esposa e comentávamos sobre uma propaganda, que diz: “desapega, desapega...” e como é difícil para o ser humano desapegar de coisas. A casa precisa ser constantemente ampliada, porque simplesmente as pessoas não abrem mão de coisas. Comprou um jogo de quarto novo? O que vai fazer com o velho? Simples, construir um quarto novo para colocar, e deixar “para quando tiver visitas”., enganando-se de que é generoso.

As oportunidades de “chessed” apresentam-se diante de nós, a cada dia, a cada hora, a cada semana. É tempo de começarmos a fazer uma contagem de ômer levada a sério. Experimente, nessa semana em que começamos a contagem do ômer, praticar pequenos atos de bondade diários. 
Não precisa presentear, doar coisas caras a um desconhecido, mas quem sabe, talvez dar seu lugar no ônibus para uma pessoa idosa, ou pagar um almoço a uma pessoa faminta, ou ainda, fazer um favor a si mesmo: “abrir seu guarda-roupas e liberar espaço, tirando toda a roupa (boa) que não usa mais e doando para pessoas menos favorecidas.

Semana um da contagem do ômer: CHESSED. E tenha uma boa contagem, e que daqui a sete semanas você esteja finalmente pronto pra receber a Torah do Eterno de verdade em seu coração. 

Nenhum comentário: