terça-feira, abril 08, 2014

Reflexões para o dia. Você é um crianção?! Tomara que sim!




Mt  18:2,3 “E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.”

Quer fazer um adulto ficar irritado? Fale que ele é um crianção. Pronto! Isso é o suficiente para se arranjar um inimigo mortal.  Então porque Yeshua fala para nos convertermos e fazermos como criança, e assim entraremos no reino dos céus?

Bem, hoje ao chegar aqui, antes do expediente começar, acessei o facebook e vi alguns videos postados por amigos; hoje quero destacar dois deles:
No primeiro, que até compartilho aqui, o menino se diverte tanto com o pequeno cachorrinho, em algo tão simples. Olhe para o menino e pense: será que ele é plenamente feliz? será que não lhe falta nada? será que ele tem video-game? Isso não importa, o que vale é que uma criança sabe aproveitar cada momento, e aquilo é suficiente para que ele seja feliz.
Um dos meus filhos tem o costume de falar de noite, e isso ocorre quase sempre quando ele brinca demais o dia inteiro. Aí, durante o sono, parece que ele continua a brincar, e fala, ri, etc...
O segundo video que assisti hoje era daqueles horrorosos em que pais deixam seus filhos em creches e eles acabam espancados por pessoas maldosas e despreparadas. O interessante desse video é que a criança chega no local é dá a mão àquela que logo lhe surrará com tamanho ódio que causa aversão e náuseas em quem assiste.
As crianças, ingênuas e indefesas apanham, mas diante de um gesto de carinho, alguém que lhe estenda a mão, elas estão dispostas a retomar, em busca da alegria e brincadeiras. Claro que eu estou generalizando, de uma forma simplória; mas essencialmente, de fato, é isso.
Quando vemos duas crianças brigando por causa de um brinquedo, minutos depois, as mesmas crianças esquecem o  motivo da briga e se divertem juntas, já com outros brinquedos.  E quando dois adultos brigam? Séculos depois ainda se lembrarão do outro com ódio mortal.

Nessa vida eu aprendi que “quem bate esquece, mas quem apanha, jamais se esquecerá” e não falo de agressões físicas, mas de qualquer coisa que possa causar mágoas e tristeza. Por isso, mais uma vez, a sabedoria do Mestre nos ensina: “sejam como crianças, aprendam a encontrar a felicidade nas pequenas coisas, como brincar com o cachorrinho, e aprendam também a se livrar de pensamentos ruins.”

O profeta Jeremias que viveu duros momentos durante seu ministério, a ponto de a bíblia trazer o livro “Lamentações de Jeremias” diz: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Lm 3:21) E o que dava esperanças? Saber que a misericórdia e bondade do Eterno não tem fim, se renovam todos os dias.

Seja lá o que te dê esperanças, acredite nisso. Vale a pena ter um coração de criança. E isso não é coisa minha, foi o Mestre Yeshua quem disse.
Quando alguém te disser: “Você é bobo, parece criança, está na cara que fulano está se aproveitando de você...” não fique bravo, fique feliz. Você está no caminho certo, o caminho da humildade infantil, da sinceridade juvenil, e da maturidade espiritual.
E quem se aproveita de você, seja como o personagem de sucesso chapolin: “aproveitam-se de minha nobreza; sigam-me os bons.” No fim das contas, quem vai dormir com a consciência pesada é quem se aproveita do próximo, é quem espanca a criança e não o contrário.

Shaul HaSahliach disse: “Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.” (2 Co 12:15)

Não se preocupe, Deus vê todas as coisas, Ele conhece o coração, sabe aquele que é vingativo e sabe aquele que é puro; sabe aquele que é aproveitador e conhece o humilde, então está tudo bem! Está nas mãos dEle. 

E vamos gastar nosso tempo com coisas boas, com pessoas boas, deixando-nos gastar, de boa vontade, em prol do próximo, ainda que sejamos pouco amados. Porque no fim das contas, o que vale é ser feliz e simples como uma criança que se diverte no simples fato de cantar e fazer o cachorrinho se deitar.

Nenhum comentário: