sexta-feira, abril 18, 2014

Reflexão para o dia: Chessed e a contagem do omer.



Lc 18:15-16 “E traziam-lhe também meninos, para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam-nos. Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus”.

Na postagem anterior falei brevemente sobre a contagem do Omer, os cinquenta dias até a chegada de Shavuot e que devemos usar essa contagem para aperfeiçoar o nosso caráter pessoal. A primeira semana é o tempo de aperfeiçoarmos nosso chessed. 

Chessed tem o simbolismo de “bondade” e esse deveria ser o principio fundamental do “chassidismo”, com seus homens piedosos.  Se alguém te perguntar, dentro do seu judaismo, você se considera um chassid? Se você por uma pessoa que leva a sua fé à prática, e entende a necessidade de ser “bondoso, generoso, piedoso” pode responder que sim, é chassídico. Quando a prática ultrapassa a teoria.  Pirke avot fala disso. 

Yeshua entendia disso, e de vez em quando dava umas “lições de moral” nos seus discípulos. Uma delas foi quando eles represendiam as pessoas que traziam suas crianças até o Mashiach. Ele disse: “deixai vir a mim os pequeninos.” Isso é chessed. 

A essência do judaismo está no Relacionamento! Dar atenção às pessoas. Ser atencioso com os “menores” também é chessed. 
Quando damos atenção somente às pessoas que nos podem trazer benefícios, isso é egoísmo e ignorância. Mas quando damos atenção às pessoas mais humildes sinceramente, sem fazer para se exibir (olha como eu sou humilde, conversando com os pobres, como fazem os políticos) temos a oportunidade de aprender, de crescer e de ensinar. 
Não se iluda, pessoas mais simples podem até não ter o nivel escolar, o status, mas elas são bem espertas pra perceber quem é amigo sincero e quem se aproxima delas só para demonstrar uma falsa amizade. 

Onde estava o chessed de Yeshua, ao permitir que as crianças se aproximassem dele? Estava no fato de que crianças simplesmente querem um pouco de atenção. E ele dava. 
Crianças, os pequeninos, (os humildes) buscam apenas um pouquinho de atenção e tem dentro de si a grandeza de não tentar se aproximar de alguém para tirar vantagem pessoal. 

Nesses primeiros dias de contar o ômer, gaste tempo com as pessoas, seja amigo. Não se empenhe em grandes discursos, palavras rebuscadas, mas dedique-se a ouvir. Um bom ouvido é algo precioso. 

Uma das pessoas que admiro na Brit Chadashah é o apóstolo Tiago; ele era direto nas palavras, era claro. E disse:
“A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tiago 1:27) Isso é judaismo! 
Essa é a essência do judaísmo, é a essência da fé. Até porque foi dito: “amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo” 
Não tem como não lembrar da parábola do bom samaritano: “Quem é o meu próximo?” 
Nessa primeira semana, tentemos ser um pouco mais “bons samaritanos” e nos dediquemos a dar atenção aos pequeninos. Garanto que isso fará a congregação melhor, e nossos corações melhores também. 

Isso atrai pra nós um Shabat Shalom!!!!

Nenhum comentário: