quarta-feira, abril 23, 2014

Reflexões para o dia. Contagem do Omer da humildade!




Jo 3:30 “Convém que ele cresça e que eu diminua.”

Uma das maravilhas de ser casado é que não tem hora certa pra conversar, bater-papo, chorar e rir. Essa noite, duas da madrugada, eu e a minha esposa rimos falando sobre “destaque” num negócio que ela “descobriu” no facebook. Coisa simples, mas foi divertido. 
Daí amanheci pensando nessa palavra: DESTAQUE. 
Eu tenho o costume de, ao ler algum livro novo, marcar com destaque, sublinhando os textos que acho mais importantes. Já vi pessoas que praticamente o livro inteiro é sublinhado ou marcado com aquelas canetas marca-texto amarelo-limão. Tudo a gente tem que dar um certo destaque. 
Ontem vi uma polêmica sobre uma foto; a tal música da copa será cantada por três artistas, e um deles postou uma foto na internet onde só aparecem dois e é literalmente cortada da imagem a cantora brasileira Claudia Leitte. Foi o que bastou pra revoltar os fãs da cantora, que foi falta de respeito, etc... ela merece “destaque”. Quanta bobeira. 

Uma das características que devemos aperfeiçoar nosso caráter durante esses dias de contagem do ômer é a humildade. Uma das citações mais interessantes que constam no Pirkê Avot fala disso: “seja humilde, muito humilde, pois sua esperança é servir de comida aos vermes.” (Rabi Levitas de Iavné, Avot 4:4) E às vezes nitidamente, se percebe o quanto uma pessoa tem “necessidade de aparecer.” De novo digo: Quanta bobeira!

Yohanan, o batizador, nos deu a dica certa: “Convém que ELE cresça e eu diminua.” O mundo hoje se divide entre aqueles que não possuem destaque e aqueles que não sabem mais o que fazer para superlativar o tamanho de seu próprio ego; que, no fim das contas não vai levar a lugar algum, já que, quando morremos, vamos todos para a sepultura e até onde sei, pra lá não levamos carros de luxo, bens, ou status. Morreu, logo se transformará em alimento para os vermos, como qualquer indigente.

Eu gosto muito de esportes e vou compartilhar um pedaço  da entrevista dada por um grande astro do basquete, chamado Lebron James. Ele já era uma superestrela do esporte, mas nunca conseguira ser campeão, pois o time onde jogava era mediano. Mudou-se para um time melhor, que havia sido campeão anos antes e já tinha outra “estrela” chamada Wade. Quando ambos se juntaram, todos achavam que o time seria imbativel, campeão facilmente. Não foi o que aconteceu. Eles perderam e foi uma decepção muito grande. 
Durante as férias, dizia ele na entrevista, “fui procurado pelo Wade (a outra estrela, que já havia dado um título ao time) e ele me disse: você veio para nos ajudar, e deve assumir seu papel de líder, e eu estou aqui pra te ajudar a ser o melhor; só assim seremos campeões.
Não deu outra, uma estrela diminuiu seu próprio brilho  para fazer com que a outra brilhasse ainda mais, e o time de Miami é o atual bicampeão. Agora Lebron James tem dois títulos e Wade já tem três. 

Essa pequena história do esporte serve como lição, que não precisamos buscar o destaque individual, querer aparecer no centro das fotos, etc... não há necessidade de nada disso para sermos campeões verdadeiros. Uma boa equipe não é feita apenas de grandes estrelas. 
Dias atrás um pequeno time do interior ganhou o campeonato de futebol em São Paulo. Somados, os salários de todos os jogadores do time não davam o valor do salário de uma única grande estrela da outra equipe. 

Devemos entender que é conveniente que ELE cresça e que nós diminuamos. Esse Ele é o Mashiach. 
Quando batemos no peito, dizendo: “eu fiz isso pela Teshuvah, se não fosse eu, tal coisa não teria acontecido, eu, eu, eu”, não estamos seguindo o conselho de João. O texto não diz: “convém que eu cresça e faça grande meu nome na história da congregação.” A bíblia já foi escrita, não vamos conseguir colocar nosso nome na história bíblica; mas talvez, com gestos de humildade, sejamos capazes de colocar nosso nome no coração de muitas pessoas através de gestos de humildade. 

Há um exemplo bíblico com Moshê, quando este achou pesado o cargo (de destaque) e queria compartilhar sua liderança. De repente apareceram dois homens profetizando e alguém vem e diz a Moisés para proibir aquilo. Veja que resposta fantástica de nosso líder: “Tens tu ciúmes por mim? Tomara todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Espírito!” (Nm 11:29)

Todo mundo percebe uma pessoa que só deseja aparecer, que quer destaque para si mesmo. É preciso ter cuidado, pois de tanto destaque, daqui a pouco pode surgir alguém e te marcar com uma caneta marca-texto amarelo-limão. 

HUMILDADE SEMPRE.
DEIXE ELE CRESCER!

Nenhum comentário: