segunda-feira, abril 07, 2014

Reflexões para o dia: Falar e deixar a ansiedade ir embora


Fp 4:6 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”

Quantas situações seriam evitadas se as pessoas aprendessem a se comunicar? A essência da comunicação está nas palavras, no poder de falar e expressar o que sentimos, pensamos, necessitamos. 
Já interpretei e vi muita gente interpretar de forma errada as atitudes alheias e depois dizer: “mas você não me falou nada, o que você queria que eu fizesse?” Simples, bastava ter perguntado! Bastava ter chegado diante de seu próximo e dizer: “escuta, não estou entendendo o porquê você está agindo de tal forma, você poderia me explicar?” Deduzir coisas, quase sempre de forma errônea, é um erro cometido com frequência. 

Por outro lado, não dizer nada, só com a desculpa de que ninguém perguntou também pode ser errado. E isso também faz sentido na oração. Antigamente via pessoas rezando e dizendo coisas como: “Senhor, perdoa nossos pecados, Tu sabes... atende nossas necessidades, Tu sabes quais são...” 
Agora imagine-se diante de um médico, numa consulta, e você chega diante dele e ele lhe diz: “Então meu amigo, qual o problema?” E você responde: “Tu o sabes, doutor!” Isso não faz sentido. Outra situação: você contrata uma funcionária, para ser sua cozinheira e no primeiro dia, ela vem e pergunta: “o que o senhor deseja para o almoço?” e você responderia: “Bem, você é a cozinheira aqui, tu o sabes!”

Sim, é evidente que o Eterno sabe de todas as coisas, como está escrito “ainda a palavra não me chegou à boca e eis que Tu já conheces tudo.”(Sl 139:4) Mas é preciso verbalizar, expressar, confessar, suplicar, reconhecer, falar...
Muitas vezes carregamos pesos completamente desnecessários porque não falamos. Shaul HaShaliach disse: “não andeis ansiosos de coisa alguma.” Fale! Expresse-se! Quando falamos, deixamos claro aquilo que queremos, pensamos, sentimos e aí, cabe ao próximo atender ou não às nossas palavras. Na oração ocorre o mesmo; ficamos aflitos, angustiados, mas não falamos.

O rei Davi disse: “Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. ” (Sl 62:8) É preciso coragem e humildade para entrar na presença do Eterno e “se derramar” perante Ele; expressar nossas angústias, tristezas, dificuldades, petições; É disse que falava Shaul HaShaliach: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” 
Quando expressamos nossos sentimentos diante do Eterno, ficamos com o coração mais “solto” e nossas ansiedades vão embora. Deixamos de lado um peso que não precisamos carregar. 
“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pe 5:6,7)

Experimente seguir esse conselho dos sábios antigos; derramai vosso coração, humilhai-vos diante dEle, lance sobre Ele vossa ansiedade, faça conhecida sua petição diante do Eterno, ainda que você tenha certeza de que Ele já sabe; não raras vezes, só o fato de falarmos sobre determinadas coisas já nos traz o alívio que necessitamos. 

E que o Todo-Poderoso, em sua infinita misericórdia, atenda as nossas petições. Shavuah Tov!

Nenhum comentário: