quarta-feira, abril 02, 2014

Reflexões para o dia: "Erguendo mãos santas"




1 Tm 2:8  “Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.”

Em outubro de 2001 comprei um livro que fala sobre a oração e da necessidade de estarmos “ocupados demais para deixar de orar.” Já havia lido duas vezes, e essa semana recomecei e  num dos capítulos o autor relata sua visão acerca de um texto da Torah, descrito em Êxodo 17.

O povo de Israel havia saído do Egito e no caminho rumo à terra prometida, encontram os amalequitas e Israel se viu obrigado a lutar contra eles.
Normalmente espera-se de um líder que ele esteja à frente de seu povo, mas Moisés chamou Josué e ordenou que ele liderasse o exército de Israel. E o que Moisés estaria fazendo enquanto eles guerreavam?
Êx 17:9 “Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, eu estarei no cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.”

Na minha meditação de dias atrás eu lembrava de um tempo em que eu e os jovens da congregação subíamos o monte para fazermos orações ao Eterno. Aqui, Moisés também não foi sozinho; Arão e Hur estavam com ele.
O texto diz que, quando Moisés levantava suas mãos, Israel prevalecia sobre o inimigo; mas quando ele se cansava, e baixava as mãos, Israel começava a perder a batalha para Amaleque. (Êx 17:11)

Que lições preciosas podemos aprender destes versos:
• Diante das batalhas de nosso povo, uns vão para o front, outros ficam na retaguarda, rezando, estendendo mãos santas aos céus.
• Quem era o maior nessa história? Moisés, Josué? A resposta mais certa talvez seja: ninguém ou ambos. Moisés precisava de Josué na batalha e Josué precisava do suporte espiritual de Moisés, na montanha.
• Qual a importância de Arão e Hur? A mesma de todos os soldados da batalha. Se não fossem os soldados, Josué jamais venceria os amalequitas, mas se não fosse Arão e Hur sustentando os braços de Moisés erguidos, Israel não prevaleceria contra o inimigo.
• Sempre precisaremos de pessoas corajosas, dispostas a lutar pra defender nosso povo, mas por outro lado é fundamental que haja pessoas sinceras, de mãos santas, erguidas na direção dos céus, buscando ao Eterno em oração, para que vençamos nossas batalhas.

O texto de Paulo a Timóteo diz:  “Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.”

Isso é muito sério. Para que nossas preces sejam atendidas, precisamos ter “mãos santas”. Sempre aprendi que “santo” significa “separado” e devemos ser separados da influência mundana, trilhando caminhos diferentes, de pureza, honestidade e santidade.

Não basta alguém erguer as mãos e rezar; elas precisam ser santas. As nossas mãos  também simbolizam nossos atos; e aí vem a continuidade do verso: sem ira e sem animosidade.
Uma prece feita por alguém carregado de ira e sentimentos negativos pode ser ouvida? Dificil! Mas por outro lado como venceremos a guerra?
Animosidade significa “ressentimento; má vontade para com alguém”

Agora imagine-se rezando por alguém, que precisa vencer uma batalha, mas você não tem “aqueeeeeela vontade” em ajudar. Como esperar que a pessoa vença? Como esperar que juntos, derrotemos Amaleque?

Para que nossas batalhas sejam vencidas é preciso ANTES acreditar que UNIDOS venceremos, e aí o próximo passo é preparar pessoas para a guerra e pessoas para erguerem as mãos ou sustentarem os braços de Moisés levantados para o céu.  Aí sim se cumprirá os versos do salmo:
Sl 121:1-3 “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.”


Porque quando erguermos nossos olhos aos montes, veremos que há mãos santas estendidas aos céus, e o nosso socorro prontamente virá do Criador.

Nenhum comentário: