sexta-feira, abril 04, 2014

Reflexões para o dia. Um osso da costela.



Gn 2:23 “...E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne;...”

Nesse domingo se realizará mais um casamento de membros de nossa comunidade aqui em Curitiba, e eu sempre lembro que quem se casa hoje representa uma renovação da esperança. Ainda há pessoas que querem fazer o certo, que buscam no matrimônio, mais do que apenas saciar suas necessidades físicas ou a preservação da espécie humana. A decisão de casar hoje representa ainda ouvir a voz de Deus.

Não é uma invenção minha, mas de D-us, quando afirmou que não era bom para o homem viver só. E então foi criada a mulher, retirada da costela de Adam, enquanto ele dormia. E se não é bom para o homem, que era o corpo todo, como pode ser bom para a mulher permanecer sozinha?
Um dia, brincando em uma prédica, falei de um jovem “defeituoso” pois ele não tinha uma costela. Hoje esse jovem já é casado (consegui uma esposa para ele), mas se ele era um corpo sem uma costela, o que dizer de uma jovem, que é “apenas uma costela” e lhe falta todo o restante do corpo?

Não há como mudar o que D-us criou; como num quebra-cabeças, a costela se encaixa perfeitamente no restante do homem, para formar um único corpo completo. Mas claro, não pode ser qualquer costela, caso contrário, a peça não se encaixa perfeitamente no quebra-cabeças.

E quando há um encaixe perfeito, é preciso sempre de nossa parte zelar para tudo continue assim. Muita gente, ao comentar casais, diz: “como eles se parecem, parecem até irmãos” e na verdade a gente vai se “encaixando” ao longo dos anos, e o casal vai ficando parecido nas atitudes, no modo de se expressar, e muitas vezes, até na aparência.

Quem tem um casamento perfeito? Ninguém! Mas quem deseja ter um casamento perfeito? Basta perguntar aos jovens noivos que um dia se casarão. Esse desejo é parte de nosso ser, ainda que involuntariamente. Mas é preciso trabalhar para isso acontecer, ainda que seja difícil.

Não penso apenas em questões importantes como respeito, confiança, admiração, mas em unidade. Adam, todo felizão,  disse: “agora ela é osso dos meus ossos e carne da minha carne” mas logo depois disse: “A mulher que tu me deste, ela me deu do fruto e me fez pecar...:” Que ingratidão amigo?!

O casal só é um casal de verdade quando um completa o que falta no outro. Para o homem ser completo, falta “apenas a costela” mas para a mulher, falta o “corpo inteiro” e em ambos os casos, vale o mesmo conselho: “Quem, em sã consciência, maltrata a si próprio, faz cortes voluntários em sua carne?” Só loucos!
Quando tivermos maturidade para perceber que “eu dependo dessa parte do meu corpo para ser feliz e viver” e protegermos essa parte, seremos mais felizes, certamente.
Bons casamentos precisam de um noivo, uma noiva, e uma pregação emocionante, tudo testemunhado por bons amigos; mas, nem a pregação mais linda fará sentido se o noivo e a noiva não estiverem comprometidos em manter o corpo “completo”.

Não por acaso o primeiro milagre de Yeshua foi numa festa de casamento... porque casamento tem que ter alegria.
Não por acaso o profeta Jeremias fala: “nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém ainda se ouvirá  a voz de gozo, e a voz de alegria, e a voz de noivo, e a voz de esposa, e a voz dos que dizem: Louvai ao SENHOR dos Exércitos, porque bom é o SENHOR, porque a sua benignidade é para sempre.” (Jr 33:10,11)

Casamento não pode ser apenas uma cerimônia bonita; sempre achei que cerimônia bonita é para os convidados. Para os noivos, casamento é o que vem depois da cerimônia, quando todos vão embora, e cabe apenas a eles encaixarem a costela e montarem o quebra-cabeças da forma mais perfeita possível para que se cumpra as palavras de Jeremias... e quem sabe, brevemente, possamos todos, proferir as palavras, como esposos e esposas: “Louvai ao Senhor dos Exercitos, porque Ele é bom, e a sua benignidade é para sempre.”

Encerro minha meditação de hoje com um verso que aprecio muito:  “O que acha uma esposa acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do SENHOR.” (Pv 18:22)

E que sejamos todos, maridos e esposas, merecedores e gratos ao Eterno por termos alcançado a benevolência da parte dEle. Shabat Shalom!

Nenhum comentário: