segunda-feira, abril 28, 2014

Reflexões para o dia. Onde estão os nove?



Lc 17:12-17, “Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?”

Sempre acho interessante o peso que damos a determinadas coisas. É de nossa natureza dar muito peso às ofensas, às coisas erradas e de diminuir o valor de gestos de bondade. De modo genérico, a maioria dos pregadores faz mensagens onde apontam erros, e acabam diminuindo o valor dos que acertam. E eu me incluo nisso também. 
Por exemplo: você já ouviu pregações “atacando” quem abandona a Congregação, falando que é errado deixar de frequentar os serviços? Claro! Você já ouviu pregação direcionada para quem não devolve os dízimos? Siiim!!! Mas quantas vezes você já ouviu uma prédica elogiando os membros, por estarem sempre presentes, por serem fiéis; algo como o líder dizer: “gente, hoje a mensagem é de reconhecimento, porque estamos felizes por todos que tem sido fiéis; é bom estar na companhia de vocês, sinto-me inspirado a cada nova semana para vir à congregação e fazer uma prédica pois sei que temos problemas, mas sei que temos muitos membros firmes, que com fidelidade dão todo seu suporte ao nosso ministério.”? Quantas vezes ouviu pregações assim? Eu mesmo, acho que nunca ouvi. Mas isso não é culpa dos “pregadores”, é de todos nós. Somos assim... vemos o que queremos ver. 

Está um dia lindo lá fora! Que acham de abrirmos as janelas e agradecermos ao Eterno por nos ter permitido enxergar as maravilhas da Criação?

Porque estou falando disso? Porque, apesar de todos termos problemas, e acredite, tenho grandes problemas a enfrentar, nos últimos dias tenho experimentado pequenas doses de gratidão e como isso é bom, não para o ego, mas para a alma.

Dias atrás, atendi a um convite para almoçar na casa de uma pessoa; cheguei lá, e estavam reunidos alguns amigos, e tinha fotos minhas impressas e coladas na parede, numa forma do anfitrião demonstrar sua gratidão a mim por diversas fases que passamos juntos. Isso foi particularmente importante, num momento de turbulência que eu vivia.
Esses dias, estive com um jovem em minha casa, e conversávamos tranquilamente quando, de repente, ele abriu a carteira e me deu um valor em dinheiro significativo. Perguntei o movito daquilo e ele me disse que já era pra ter feito antes, mas não havia tido a oportunidade de me agradecer por ter feito o casamento dele.  
Ontem tinha um compromisso; festinha de aniversário de um ano do Benjamin. A festa estava marcada para três da tarde, e confundi-me no horário e acabei chegando com a família já era cerca de quatro e meia. Os anfitriões nos receberam e vieram direto em mim, falando que estavam todos me esperando porque eu era quem deveria fazer a oração de agradecimento pelo aniversariante. Aí num discurso muito breve falei dos pais, a quem acompanhei desde solteiros, fiz o casamento deles, estive presente na formatura de faculdade, e agora celebramos juntos o primeiro aniversário do filho. Isso é gratidão. 
Nesse mesmo final de semana, já havia conversado com outra pessoa pela internet e ela falava-me acerca da gratidão que sentem por eu ter realizado a cerimônia de bat mitsvah da filha. 
Ainda ontem, de noite alguém me manda uma mensagem de agradecimento por uma visita que eu havia feito. Isso sem contar as inúmeras vezes que um amigo me fala agradecendo pelo Pessach que eu celebrei junto a ele e outros, dizendo que foi uma cerimônia de gala, inesquecível...

A verdade é que nem todo mundo vai ser grato a você por algo, mas isso serve para que saibamos valorizar as pessoas que demonstram gratidão. (Isso não significa diminuir o valor das pessoas que não demonstram tal sentimento) 

Yeshua, ao curar dez leprosos viu que apenas um veio agradecer-lhe depois. A vida é assim. O Mestre nos ensinava lições de gratidão e de que são poucos os que agradecem mesmo. Ou a gente valoriza as coisas boas ou vamos ficar lamentando os erros. 

Há muito tempo atrás, li um livro onde o autor falava que 20% dos membros ocupam 80% do tempo do líder, com seus problemas intermináveis. Os outros 80% dos membros, que são boas pessoas, fiéis, recebem apenas 20% da atenção. Essa equação estava e está errada. 


Nessa semana da contagem do Omer, te convido a agradecer. Abra a janela, dê uma olhada lá fora e ouse agradecer ao Eterno por tudo que Ele criou para você. Depois, talvez seja hora de agradecer ao seu patrão por lhe permitir um trabalho, quando muitos estão desempregados; se você é patrão, talvez seja hora de agradecer ao funcionário por sua dedicação. Agradecer à esposa por dar o suporte à você como esposo; agradecer aos pais por terem lhe dado a vida... enfim, sempre há algo a agradecer; porque quem agradece, surpreende e mostra que sabe valorizar as coisas boas da vida, então surpreenda; demonstre gratidão. Não seja um dos nove ingratos, seja o um que volta para agradecer. Shavuah tov!

Nenhum comentário: