quarta-feira, abril 30, 2014

Reflexões para o dia. Eu atleta?

1 Co 9:24,25 “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.Todo atleta em tudo se domina;...”

É engraçado como cada pessoa usa uma argumentação diferente para defender os princípios de fé, pensamentos em diversas questões e na maioria usamos parábolas nas quais estamos acostumados a vivenciar para expressar nossas idéias. Aparentemente Shaul HaShaliach apreciava a prática de esportes (não diria que era um torcedor fanático do Corinthians)  e eventualmente expressava-se usando de comparações atléticas, como os que correm no estádio, em busca da coroa, que todo atleta se domina,... noutro texto fala de ter combatido o bom combate, acabado a carreira... e ter alcançado a coroa (2 Tm 4:7,8) e em outro fala do exercício físico, ao dizer: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa...” (1 Tm 4:8)

Ontem tive a oportunidade de sair para jogar futebol com amigos, era noite, estava frio, mas eu aceitei o convite, para ver como eu estava. Sempre joguei, por diversão, com os amigos da kehilah, e fazia talvez dois anos que não brincava. 
Nos primeiros 5 minutos e eu já pedi pra ficar no gol, pra me recuperar, estava cansadissimo, sofrível. Ali, no gol, eu comecei a minha reflexão de hoje. Semana que vem completo trinta e nove anos e já não aguento jogar futebol por cinco minutos sem me cansar! Não é possível, sempre fui meio atleta. 

O que me ocorre é o mesmo que ocorre com a imensa maioria de meus irmãos e amigos religiosos; a doença do sedentarismo. 
Não se trata de sermos atletas, mas de cuidarmos de nossa saúde. Essa que já foi chamada de a “geração fast-food” é aquela que passa horas e horas sentada diante de um computador, e se precisar sair, e a disância for maior que cem metros, tem que usar carro (ou moto). Hoje há cerca de um carro para pessoa adulta no Brasil. Ando nas ruas e vejo cada um (sozinho) em seu carro. Quem anda? 

Faça um “auto-exame”, com cuidado, sem forçar muito. Eu me assustei comigo mesmo. Nos ultimos dias tenho caminhado eventualmente após o almoço, acompanhado de meu pai, como que nos preparando para as longas caminhadas que faremos juntos em Israel daqui a alguns dias.

Dizemos que somos “Templo do Espírito Santo” e é necessário cuidar desse templo. Seja no cuidado com as refeições, seja na prática de atividades físicas, que, dentre outras coisas, ajudam a oxigenar nosso cérebro e nos mantém aptos para atividades. Quem pratica qualquer atividade física vive melhor, dorme melhor, conhece pessoas, torna-se mais sociável, e desenvolve habilidades motoras.

Não podemos nos habituar a ver o lindo dia, o amanhecer e o por-do-sol apenas nas fotos de computador. Abra a janela, inspire-se, compre um bom par de tênis e descubra o quanto isso pode ser bom para sua saúde e auto-estima. 

Ontem pela manhã postei em meu facebook uma matéria da tv globo falando da “Maratona de Jerusalém” e postei ali um convite para quem quiser participar das corridas na Cidade Santa em março de 2015. 
Pode ser que não dê certo, ou que dê certo, pode ser que não consiga cumprir os 5, 10, 21 ou 42 km das modalidades disponíveis, mas podemos nos preparar para isso e descobrir um mundo novo bem diante de nossos olhos; não um mundo de atletas, mas um mundo de pessoas que cuidam da saúde e quem sabe, possamos correr juntos pelas ruas da cidade mais linda e santa do mundo: JERUSALÉM!

Diga não ao sedentarismo! Seja forte, seja como um atleta que em tudo se domina; domine a preguiça, o desejo de ficar na cama ou no facebook, e vá conhecer parques e praças onde possa fazer boas fotos, caminhar e quem sabe, correr um pouquinho. 

Um abraço e bom feriado!

Nenhum comentário: