segunda-feira, maio 05, 2014

Reflexões para o dia. Palavras ao vento...



Pv 25:11 “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.”

Ésse foi um ótimo final de semana, aprendi muito sobre palavras, palavras ditas ao vento, palavras “sufocadas” e palavras ditas na hora certa. 
Tivemos em Curitiba o Forum para líderes, infelizmente não com a quantidade de pessoas que estava habituado, mas ainda assim pude rever vários amigos e ouvir coisas inspiradoras deles.  Me impressionei com alguns, que normalmente não temos muita conversa, em função da correria de foruns anteriores, mas nesse eu estava mais livre, já que depois de dez anos, não exerço mais a função de secretário. 
No primeiro intervalo vem alguém e fala: “você está mesmo com uma vida sedentária?” De repente outro pergunta: “E aí, cadê o sapato novo?” E outro vem e fala: “você vai mesmo participar da maratona de Jerusalém? Quando vai ser?” Todas referências diretas a postagens de meu blog e facebook. 
Aí eu conversando com um amigo de longa data, que veio da Kehilah de Sumaré/SP, um líder se aproxima e fala algo assim: “muito bom suas postagens lá dos devocionais; não comento nada, mas acompanho todos os dias.” Agradeci e seguimos o papo. 
Num outro intervalo, estou lá eu e vem um comentar sobre a “história do sapato” que ganhei; perguntou: “E aí? descobriu quem te deu o sapato?” Respondi que sim e ficamos ali uns bons minutos falando sobre o fato até que ele me diz que ele próprio ficou emocionado pelo presente que recebi. Como dizem alguns: “Aí sim!” Um cidadão há mais de mil quilômetros de distância fica emocionado (e feliz) ao ver que eu recebi um presente de outra pessoa. Naquela hora, foi como se eu tivesse ganho outro presente. 
Na sexta-feira, saí com meu primo Tiago, acertar questões de passagens para sua volta a Brasilia, e visitamos o Museu do Expedicionário, e ele falava com paixão sobre os heróis da 2ª Guerra, sobre os aviões, e uma visita que ele fez a um museu na Russia, etc... Como é legal ouvir alguém falar sobre sua paixão por alguma coisa.
Shabat, passamos o shacharit na Beit Sede e no arvit veio a prédica do zaken Shelumiel. Cheguei meio atrasado e peguei só um trecho e ele leu o verso acima, de provérbios. “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” Não sei se é porque eu estava feliz ao vê-lo fazer a prédica depois de um longo tempo, mas o fato é que, quando ele citou esse texto, eu pensei: “essa vai ser minha meditação de segunda-feira.” Mas eu carecia de uma “confirmação divina” para isso.
Veio o domingo e no fim da tarde, tinha lá um artista na tv, no “Arquivo Confidencial”  e todos os depoimentos o bajulavam, contavam histórias, e sempre na tentativa de emocioná-lo, até que um amigo intimo lembra sobre um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que tivera e que o tal artista sempre estivera ao lado dele. Pronto, foi o momento de emoção que buscavam. E a minha confirmação foi quando o cantor Thiaguinho dizia: “Fale para os seus amigos que os ama, demonstre seu sentimento, porque pode acontecer algo, você perder esse amigo e não ter tido a oportunidade de falar o quanto o amava e de toda sua importância. E o Faustão diz que o homem é tolo, com sua educação machista, e que por isso, não demonstra seus sentimentos de carinho e amizade e depois acaba perdendo oportunidades e só lamenta.

Eclesiastes diz que há tempo para todas as coisas, e uma delas é de demonstrar sentimentos. 
Foi ótimo para mim rever amigos, mas foi melhor ainda ouvir o que alguns, espontaneamente demonstraram. 

Tenho três filhos, em fases distintas: o primeiro é adolescente, fase dificil, complicada, precisa de uma atenção diferenciada; o segundo, com seus oito anos, cheio de energia, bagunça, megacarinhoso com a mãe, sempre antes de dormir, vem dar um beijo no pai e na mãe. A terceira, é a gente que beija, abraça, beija o pé, também pudera, com apenas quatro meses. Aí esses dias a minha esposa dizia aos maiores: “antes a gente beijava os pés de vocês também, só que agora não dá mais, pelo chulé...” Ainda que o sentimento seja o mesmo, ele vai mudando com o tempo, e deixamos de falar, deixamos de expressar o carinho, o amor pelas pessoas. Por quê? 
Não sei os motivos, mas o fato é que as palavras existem para serem ditas. Expresse bons sentimentos, expresse seus sentimentos especialmente às pessoas que você ama, admira. Pode ser que nesse exato momento, a pessoa esteja necessitando ouvir de alguém que ela é importante e que alguém a admira por seu talento, beleza, atitudes, enfim, todos precisamos ouvir algo de bom. Tenho certeza que você, neste instante, está pensando em alguém que você admira, agora pense: quando foi a ultima vez que você disse para essa pessoa que a admira? 

Sempre é tempo de expressarmos palavras boas, palavras de respeito. Isso nunca vai fazer mal, e é tão precioso como maçãs de ouro em salvas de prata. 

Nenhum comentário: