
terça-feira, setembro 30, 2008
Ótimos ajudantes!

Rosh Hashanah:Mensagem de alegria

Rosh Hashanah: especiais de dança
A dança ao Eterno também fez parte de nossa celebração do ano novo. Lá estava o grupo Sinchat Yerushalaim (meninas de vermelho e branco) e os Pequenos Israelitas (crianças no meio da foto) apresentando seus especiais. Mas além deles, a dança tomou conta da festa em diversos momentos, e claro, após o término do serviço. Depois do serviço, por um tempo nos dedicamos a conversas animadas entre os membros, numa verdadeira celebração da alegria, sempre sendo servidos por um grupo de irmãos que se dedicaram ao trabalho de garçons e ninguém podia reclamar de estar com o prato e copo vazio, tal era a fartura e o prazer de quem se dedicava ao trabalho gratificante de servir aos outros. Aí, por volta das 22h10 recomeçaram os cânticos e dança e a festa ficou mais animada ainda, indo até perto da meia-noite, quando eu decidi vir embora para Curitiba com minha família, chegando em casa 1h30 da madrugada; mas que triste largar a festa, foi. Estava ótima!
Rosh Hashanah: os elementos da festa
É sabido que a festa de Rosh Hashanah tem alguns elementos básicos. A Chalah (pão) é redonda, mostrando o círculo contínuo da vida, o shofar que aparece levemente na foto, que é tocado como um despertador para que acordemos para fazer a vontade do Eterno, conforme Lv 23:23-25. As velas de yom-tov, que nessa festa foram acesas pelas chaverah Mara e no canto inferior direito a maçã com mel, que nos vem como um presságio de um ano bom como maçã e doce como mel. Na foto, a alegria de comer maçã com mel, representados pelo pequeno Ariel, meu filhinho segundogênito. Aguardem mais posts sobre a festa que foi simplesmente maravilhosa.
Rosh Hashanah: comes e bebes
Nenhuma festa é festa se não tiver comes e bebes, e este Rosh Hashanah foi surpreendente também neste aspecto. A mesa já estava farta e à medida que o pessoal ia chegando, já não havia espaço para tantas guloseimas e foi necessário levar para uma outra sala bastante coisa. Estava tudo muito bonito e na hora de comer, que delícia!No sábado anterior, durante a mensagem eu havia mencionado a importância de participarmos trazendo alimentos para compartilhar e não aparecer diante do Eterno de mãos vazias. Ao fim da festa, todo mundo voltou para casa saciado, não apenas de alimento, mas cheios de alegria, que esteve presente durante toda a celebração.
Na foto, pode-se ver um bolo comemorativo (o confeiteiro deve ter se espantado com a idade do aniversariante hehehe), a mesa farta, duas horas antes da festa começar e o desejo de shanah tovah umetukah (um ano novo bom e doce) e no cantinho inferior dá pra perceber uma filmadora jvc lançada em 1914, mas que ainda hoje é utilizada pelo chaver Cristian, para registrar as festas em Ponta Grossa.
Rosh Hashanah: a decoração
segunda-feira, setembro 29, 2008
Dia de mostrar que somos diferentes!

domingo, setembro 28, 2008
Livro da semana: Que tipo de pessoa você quer ser?

Acabei de ler esse livro semana passada e devo dizer que ele é uma ótima indicação para aqueles que não são muito afeiçoados à leitura. É agradável de ler, rápida, pois tem menos de 150 páginas. E como na própria capa está escrito, o livro apresenta uma visão sobre o valor da integridade diante dos dilemas e contradições da vida. Escrito pelo rabino Harold S. Kushner, boa parte do livro é baseada na luta de Jacó com o anjo (nesse caso, representando uma luta interior com ele próprio) e o texto descorre sobre nossas lutas interiores por sermos pessoas melhores a cada dia. Para os que gostam de uma leitura mais profunda (já acostumados a ler muitos livros) você poderá não gostar muito, achar talvez o texto muito básico, mas ainda assim digo que vale a pena ler, afinal, nessa época de Rosh Hashanah, nada como boas dicas para sermos pessoas melhores. Uma frase que me chamou muita atenção nesse livro é quando o autor escreve: “Eu costumava me lembrar das palavras de meu professor Abraham Joshua Heschel: `Quando jovem, eu admirava as pessoas inteligentes. À medida que fui ficando mais velho, passei a admirar as pessoas bondosas.`” Que tipo de pessoa você admira?
** Que tipo de pessoa você quer ser? **
Autor: Harold S. Kushner
Editora: Sextante, 137 páginas.
Preço: R$ 19,90 na Sefer.com.br (você pode encomendá-lo na CINA)
A sua ajuda é para ela!

sexta-feira, setembro 26, 2008
Pensamento da Semana:
*** Sem leitura = Sem cultura ***Nosso país é reconhecidamente um país que não tem o hábito da leitura. Embora isso venha mudando nos últimos tempos, ainda são poucos os brasileiros que apreciam ler. A maioria prefere ficar sentado em frente à televisão assistindo programas nada edificantes. Com esse pensamento de que sem leitura é impossível sermos pessoas cultas, iniciaremos uma nova fase no blog. Que tal em 5769 (o ano que começa segunda-feira) você começar a ler mais? E não precisa dar a desculpa que não tem dinheiro para comprar livros, pois a maioria das cidades tem bibliotecas públicas, onde se pode pegar livros para ler gratuitamente.
Ler aumentará seu vocabulário, suas idéias ficarão mais claras, você vai saber se expressar melhor, e muitos outros benefícios virão com esse hábito, além de economizar energia (pois a tv ficará desligada por um tempo).
A partir de agora vou colocar aqui algumas sugestões de livros que eu já li. Eu aprecio livros voltados à psicologia, relacionamento humano, vida familiar, etc... mas se você amigo leu algum livro que foi realmente importante, indique-o aqui (de preferência mande foto da capa para eu publicar) assim todos seremos edificados.
quinta-feira, setembro 25, 2008
Hoje no Lechaim! Amanhã Parashat HaShavuah

quarta-feira, setembro 24, 2008
Novo Blog surgindo!

Pensamento da semana:

*** SENHOR, deveras sou teu servo, ... quebraste as minhas cadeias. (Sl 116:16) ***
Brown relata que quando seu filho participou da Marcha da Vida, na Polônia, e visitou os campos de concentração se sentiu péssimo: “Estive nos campos de concentração e pensei como os avós de todos meus companheiros estavam dentro do campo e meu avô do lado de fora. Meus companheiros foram a estes campos por seu passado e eu fui para observar, me senti muito mal", revela o filho de Brown. Dr. Brown conta que nunca escondeu sua origem e que uma vez um aluno da universidade falou: "Talvez seu avô fez sabão do meu avô".
Também diz que há pelo menos 300 alemães convertidos ao judaísmo e que vivem em Israel. Os casos mais conhecidos são os de; Katrin Himmler, a segunda sobrinha do comandante nazista da SS Heinrich Himmler que se casou com um israelense e a de Oscar Ada, membro da Luftwaffe que mudou de nome para Asher, se casou com uma sobrevivente do holocausto e atualmente trabalha como guia turístico em Israel.
segunda-feira, setembro 22, 2008
Campanha pelo remédio continua!
Quando resolvi que para ajudar à família de Ponta Grossa eu deveria usar meu blog como um meio de alcançar mais pessoas, não imaginava que a resposta viria tão rápido. Além do Paulo (Curitiba) o Rosh Elazar (Caxias do Sul) também já avisou que está buscando, e vai conversar com os membros daquela cidade para contribuirem. Juntos, vamos comprar o suficiente para o próximo mês. Como a gravidez dura ainda por mais 6 meses, achei que os outros amigos podem contribuir também. Então por favor, amigos, quem quiser (já que eu sei que todos podem) contribuir, por favor, mande-me e-mail e eu te passarei o número da conta para o depósito. Assim que tivermos o valor para comprar o restante, eu aviso. Cada ampôla custa R$ 8,40. AJUDAR FAZ BEM SEMPRE! E não é bem para quem está precisando do remédio. Ajudar faz bem para quem colabora. Experimente! Veja com quanto pode ajudar e me avise felp_junqueira@hotmail.com
Campanha do Talit segue firme!
A campanha em favor da utilização do talit por TODOS os varões da Congregação segue firme. Visitando o blog de Caxias do Sul, vi que eles aderiram e já postaram a foto deles. Mande a sua também e incentive os varões a seguirem cumprindo esse preceito da Torah!* O blog tem dado resultado. O chaver Shaul (Paulo, do ex-Bela Vista) foi o primeiro a colaborar com a campanha do remédio para a chaverah de Ponta Grossa, encontrando uma farmácia onde tem o remédio que necessitamos. Não apenas achou o remédio, como vai contribuir para comprar algumas ampolas. Participe você também, mande e-mail para mim e eu te digo como colaborar. Se você quiser saber mais sobre a campanha, veja o post anterior.
domingo, setembro 21, 2008
PEDIDO SÉRIO E URGENTE!
Casa da Sueli

E as crianças dancam novamente
Na semana passada, falei na mensagem sobre os meninos que nos ensinam quando vão lá à frente dançar na adoração ao Eterno. Neste último shabat, não apenas os meninos, mas todas as crianças, os pequenos israelitas, foram à frente apresentar um especial de dança ao Eterno. É mais uma vez a gente aprendendo com eles. Parabéns à professora Maderli, esposa do Cleverson, que tem sido uma boa instrutora e responsável pelos nossos filhos no shabat.Ari de volta

O homem do sapato vermelho!

Os PRUDENTES de Prudentepólis
sexta-feira, setembro 19, 2008
Demorou, mas saiu!

Eu e a Parashat HaShavuah...

terça-feira, setembro 16, 2008
Ano novo chegando!
No dia 29 de setembro tem início o ano de 5769 do calendário judaico. Claro que não poderíamos deixar nosso pessoal na mão, sem um calendário para acompanhar a chegada das festas e os eventos da Kehilah. Então tá! segunda-feira, setembro 15, 2008
Os dançarinos de Ponta Grossa!

Neste último shabat em Ponta Grossa, durante a mensagem questionei se somos capazes de aprender lições com qualquer pessoa, e todos juntos aprendemos uma lição com os três pequenos da foto acima (Renan, Derek e Gabriel) que dançaram com alegria durante o serviço de adoração. Alguém poderia dizer que eles nem sabem o porquê de estarem dançando, pois são apenas crianças, mas e nós, adultos que temos motivos de sobra para dançarmos em louvor ao Eterno e não o fazemos. Talvez por vergonha, timidez, ou puro comodismo mesmo, mas o fato é que deveríamos aprender com as crianças, ou então com o rei David que, dançava com todas as forças diante do Eterno, sem se importar com o que sua esposa Mical ou qualquer outra pessoa pudesse achar... Pense nisso, na próxima vez que começarem os cânticos de adoração na Beit.
* Depois do serviço, fomos para a casa da chaverah Sueli e lá conversamos animadamente até quase uma hora da madrugada; depois eu e minha família voltamos para casa, onde chegamos duas e meia da madruga, mas felizes por termos cumprido nosso objetivo para este final de semana.
Elul e o toque do shofar!

Shabat em Ponta Grossa, com bons ajudantes

sexta-feira, setembro 12, 2008
Campanha: Eu uso Talit, e você?
Já falei dessa campanha (se é que podemos chamar assim) e olha só, está na parashá dessa semana, o que pode marcar um bom sinal para os varões que ainda não usam. Usar o Talit é um mandamento simples e direto. Leia em sua torah: “Farás borlas nos quatro cantos do manto com que te cobrires.” (Dt 22:12) O talit nos faz lembrar dos mandamentos, e quer coisa melhor para se lembrar dos outros 612 mandamentos, cumprindo a esse? Alguém dirá que o talit custa caro, mas vejamos: se desde o começo da sua Teshuvah (digamos que foi há 4 anos atrás) você tivesse ecomizado você tivesse economizado R$ 2,50 por mês daria R$ 120,00 para comprar um talit novinho este mês. Atitude é tudo! Não arrume desculpas, use o talit. Além de bonito, lhe dará um outro tipo de beleza muito maior e mais importante: a beleza de cumprir uma mitsvá do Eterno! Shabat Shalom!!!!
Só lembrando da campanha: Se você usa seu talit (ou se todos os varões de sua kehilah usam) faça uma foto e mande para a gente publicar aqui e divulgar o cumprimento de mais essa mitsvá.
Pensamento da Semana:

quarta-feira, setembro 10, 2008
Campanha: Eu uso Talit, e você?
segunda-feira, setembro 08, 2008
Pensamento da semana: preocupação

Domingo no Lechaim

Depois de um shabat cansativo (mas sempre agradável) nada como acordar no domingo e dar umas boas risadas. E eu tive a oportunidade de participar do programa Lechaim, com os Gersonim. Como sempre o programa foi bagunçado, saiu do ar, e eu mesmo nem fui entrevistado, mas o que valeu foi a diversão. Fizemos o sorteio de um snood e de um par de chaveiros. Quem quiser assistir o programa, como sempre ele está disponível no blog de Imbituba. Até a foto eu peguei emprestada deles. Pelo menos esse pessoal de Imbituba não perde um Lechaim e sabe começar bem a semana se alegrando conosco! Assiste lá: http://www.teshuvahtorah.blogspot.com/
domingo, setembro 07, 2008
Exibido igual o pai!

Já falei que meu blog estava parecendo uma maternidade, mas esse já é um pouquinho maior. Após o serviço de adoração na Beit Central do Brasil (como diz o Gerson Correia) a gente reviu muitos amigos, que não parece, mas fazia tempo que eu não revia, como o Eliseu, o Sérgio, e outros, e pudemos receber também o casal de Campinas, Daniele e Moisés. É a hora de tirar fotos, e olha só esse moleque como é exibido, queria porque queria sair na foto com a Eliana. Ele é o pequeno David Melech. Esse moleque gosta mais de uma maquininha fotográfica do que o pai dele, Rosh Ezrah ben Levi, que ontem saiu rapidinho para apresentar o programa de rádio Shavuah Tov ao lado do zaken Abiezer. Programa aliás que foi muito, muito bom, e recebeu muitos elogios pelo tema que o Abiezer domina como poucos: profecias de Daniel, os bodes da expiação.... Esses homens são uma enciclopédia ambulante, quem sabe um dia num futuro distante eu chegue lá...
Aniversário da Matilde, uma Eshet Chayil!

Não se esqueça que estamos em ELUL

Aula de Dança com o Rosh Yishai

De volta a Joinville

quinta-feira, setembro 04, 2008
Isso é blog ou site de maternidade?
terça-feira, setembro 02, 2008
Anote esse endereço

segunda-feira, setembro 01, 2008
Chaver Ari aprontando em PG
Depois da Havdalah saímos para uma visita na casa do chaver Ari. Há dez dias atrás, ele foi supervisionar uma obra, e ao ver seus funcionários trabalhando, resolveu subir num andaime para fotografar (para colocar no site da empresa dele) e lá em cima, cerca de 4 metros de altura, ele deu um passo em falso e caiu. Fraturou fêmur, braço, punho, o rosto... e até os médicos achavam que ele morreria, mas um servo do Eterno tem sempre alguém o amparando, e eis que neste sábado ele já estava em casa, se recuperando, rindo e nossa visita comprovou isso. Claro que ainda vai um tempinho até ele se recuperar plenamente, mas a julgar pelas risadas que demos, ele logo estará conosco.O irônico de tudo era que ele caiu bem no dia do aniversário da esposa, e ela (irmã Isabel) ganhou bolo, flores e presentes naquele dia. E o marido de volta, depois de tão grave acidente. Baruch Hashem!
Estréia na Havdalah

É parte do processo de mudanças na Beit de Ponta Grossa o aprendizado e o revezamento entre todos nos serviços. Os músicos, que antes só se dedicavam na música, agora participam mais ativamente, no estudo da parashá, na lição e na havdalah que foi realizada pela primeira vez pelo André Felipe, o baixista (baixista, logo ele que é enorme). A Congregação tende a evoluir e crescer se todos buscam juntos esse crescimento espiritual e de conhecimento. A liturgia faz parte disso também. Aos poucos, todos os varões estarão aptos para realizarem todos os serviços.
Shabat novamente em PG
