
quinta-feira, outubro 30, 2008
Pensamento da semana

quarta-feira, outubro 29, 2008
E seguem as tevilot Brasil afora...
Ainda com relação ao último final de semana, enquanto fazíamos o Lechaim e o Shelumiel fazia as tevilot aqui em Curitiba, o Rosh Yishai estava em Rio Branco, no Acre, atendendo a telespectadores. Acompanhado do nosso chaver Lusmar, de Rondônia, ele visitou o pessoal e fez o batismo de mais nove pessoas, frutos de muito trabalho e do programa de televisão que com a oferta e a ajuda de vários chaverim, a CINA tem conseguido manter, graças ao Eterno. E como diz em Atos 2:47: “Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” Baruch HaShem! *Hoje é quarta-feira, faltam 4 dias para a viagem a Israel.
terça-feira, outubro 28, 2008
Depois da salvação, a diversão...

Tevilah de arrependimento para a vida
O dia de nossa tevilah deve ser um dia marcante na vida da gente, pois é o dia que passamos da morte para a vida, a vida eterna através do Mashiach. Vendo essas fotos, lembro-me da minha tevilah numa fazenda em Tibagi. Foi no distante mês de setembro de 1995. De lá pra cá, quantos infelizmente trocaram a salvação por bobeiras, optando por trabalhar no shabat, vender cds, o status de ser pastor numa igrejinha evangélica qualquer... Como diz em apocalipse: "Guarda a tua coroa..."Esse domingo foi de alegria também para a Cibele (irmã da Aline) e a Madalena (mãe da Cássia), mas como se alegrar com os amigos é sempre bom, lá estavam o Sérgio com a Elenice, o Benedito, a Vera, o zaken Nicodemos...
Tevilah em Curitiba
O domingo foi agitado em Curitiba. Além do Lechaim, teve bazar na antiga Beit Hauer, e o serviço de tevilah, onde o zaken Shelumiel teve a satisfação de batizar mais quatro pessoas. Infelizmente não pude estar presente nessa cerimônia, pois estava trabalhando no Lechaim, mas é algo que me deixou muito feliz, porque eu era o responsável pelo Bela Vista e acompanhei toda a evolução dessa turma (que era do BV) e hoje, finalmente, passaram pela tevilah: meu amigo Jonas e a esposa Maristela, e as jovens Cássia e Aline. Eles são tão queridos que foi bastante gente acompanhar o batismo. Agora são mais quatro membros da Beit Curitiba. Dia especial para a chaverah Rosalina e o Daniel, porque mais um filho deles passou pela tevilah. Tomara que os outros três ainda possam tomar essa decisão de sabedoria.
segunda-feira, outubro 27, 2008
Domingo de trabalho, no Lechaim!

domingo, outubro 26, 2008
Havdalah e os serviços

A vez do Cristiano e as meninas de PG

Companheiros de viagem

quinta-feira, outubro 23, 2008
Livro da Semana: Teremos netos judeus?

Nesse bom livro, o autor Joanthan Sacks (grão-rabino do Reino Unido, Inglaterra) evidencia o problema, ao mostrar que as comunidades judaicas têm diminuído, porque os jovens israelitas têm deixado de lado os costumes e optam por namorar, ficar e casar com gentios.
Ele diz: “O povo judeu, que sobreviveu milhares de anos nas condições mais adversas, inclusive ao Holocausto, agora está sendo ameaçado pela assimilação e casamentos mistos. As comunidades judaicas na diáspora estão experimentando um declínio demográfico. O que está acontecendo? O que pode ser feito para reverter essa tendência?”
Leia esse livro e você vai saber um pouco mais sobre aquilo que devemos fazer, e de preferência seja radical: Não deixe seus filhos se casarem com não israelitas.
*** Teremos netos judeus? ***
Autor: Jonathan Sacks
Editora: Maayanot, 157 páginas
Preço: R$ 21,00 na Sefer.com.br (você pode encomendá-lo na CINA)
terça-feira, outubro 21, 2008
Jeziel e as menininhas
Toda festa é uma oportunidade para tirar muitas fotos, e o Jeziel, nosso chaver de Curitiba que nos acompanhou aproveitou para fazer uma quantidade enorme de fotos com minha máquina, então selecionei essa, onde estavam as maiores cabeças da festa... E não é que o espertinho tirou fotos só com as meninas?! As cabeças eram tão grandes que só coube elas na foto, não deu para mostrar o corpo inteiro desse pessoal. (espero que essas meninas não visitem meu blog hehehe) Shemini Atseret em Ponta Grossa

domingo, outubro 19, 2008
Adoração e shavuah tov

Shabat em Curitiba
Pensamento da semana

quinta-feira, outubro 16, 2008
Que lindinha!

Como é boa a amizade!

terça-feira, outubro 14, 2008
Os Campeões de resistência
Como já disse no post anterior, depois do filme sobre Sucot, alguns ficaram e juntos conversamos sobre temas bíblicos, dos mais variados, indo desde os dons espirituais até a circuncisão, depois falando sobre a Arca de Noé, comunhão, guarda dos mandamentos, as desobediências de Israel durante a caminhada pelo deserto... na foto, o pessoal que venceu a maratona, desde as oito da noite até quase 6 da manhã, e alguns ainda queriam continuar. É bem verdade que o Cleverson desistiu perto das 5 da manhã, e o Jeziel (que foi de Curitiba conosco) desistiu antes ainda, por volta das 4 horas, quando fizemos uma pausa rápida para um lanche... aí ele lanchou e apagou... mas também é um vencedor. Certamente essa festa de Sucot ficará marcada como tendo sido vivido ali momentos de muita alegria, comunhão e estudo da Palavra do Eterno. E o melhor de tudo é que ainda temos mais uma semana de festas.* Se você quiser saber mais, ver mais sobre a festa de Sucot em Ponta Grossa, visite esses dois links abaixo:
Muita atividade para pouco tempo
O que você faria se tivesse muita atividade (e todas importantes) para serem encaixadas em pouco tempo? Em Ponta Grossa nossa festa de sucot aconteceu isso. Achamos uma solução criativa... que tal ficar a noite inteira na Beit? Foi o que boa parte de nosso pessoal fez.A cerimônia (parte litúrgica) começou às 20 horas e às 22 já estávamos encerrando. Daí vieram a festa, os comes e bebes, as danças, o bate-papo, as entrevistas... e quando era meia-noite, começamos a sessão Sucot de cinema. Ligamos o telão e colocamos o filme Ushpizin (visitantes) que foi literalmente um sucesso, com bastante gente ficando para assistir, e a sessão acabou era 1:40 da madrugada (quando boa parte do povo foi embora) Mas ainda tinha mais, e depois que alguns foram embora, ficamos num grupo comentando o filme e estudando a torah até o sol nascer, perto das 6 da manhã. Viu só? Tudo deu certinho no tempo, como programamos hehehe.
Como durante toda essa semana ainda é sucot, voce pode reunir os membros da Congregação em sua cidade, e fazer uma sessão de cinema com esse filme judaico, que mostra toda a beleza da festa das Cabanas.
A Cerimônia em Sucot
Decorando a Sucá com alegria
Uma das tradições da festa de Sucot é a de enfeitar a cabana, com flores, frutas, e usar toda a criatividade para tornar a sucá bem bonita. E não apenas a cabana, mas tudo estava muito enfeitado, como o arranjo com as frutas, que embelezava o ambiente, mas como está no título do post, a sucá tem que ser embelezada de alegria... Não adianta nada ter a cabana toda bonita, se a festa for triste, com as pessoas demonstrando expressões de tristeza.Graças ao Eterno, nossa celebração em Ponta Grossa mostrou uma cabana completamente enfeitada, onde o povo não apenas entrou para comer, mas também dançava ao Eterno, como os especiais que foram apresentados por jovens, varões e pelas chaverot. Se em Rosh Hashanah tivemos a presença de 132 pessoas, em Sucot, em torno de 100 pessoas participaram da celebração conosco.
Lembre-se que a sua cabana deve perdurar até a próxima semana, então, se você ainda não a preparou, ainda dá tempo. Use sua criativade e se alegre diante de HaShem Elokeinu.
Chag Sameach!

Mais uma vez nosso povo estava em festa na noite dessa segunda-feira, dia 15 de Tishrei, quando celebramos a festa de Sucot. Essa festa nos mostra a importância de termos humildade, e esse foi um dos pontos altos na nossa celebração em Ponta Grossa. Ao chegarmos lá, pudemos presenciar mais uma vez da animação do povo desde o preparo da festa, pois logo que cheguei à Sucá, contemplei ese bonito bolo, de cerca de um metro de comprimento, todo decorado com frutas, e embelezava a “Cabana da nossa alegria.” É legal demais podermos observar o povo empolgado na preparação de festas ao Eterno. E a festa foi tão alegre quanto imaginarmos como foi nos tempos do rei Salomão, que celebrou Sucot, não apenas por 7, mas por 14 dias, de tanta alegria. Veja como a festa pode ser altamente emocionante.
“No mesmo tempo, celebrou Salomão também a Festa dos Tabernáculos e todo o Israel com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate até ao rio do Egito, perante o SENHOR, nosso Deus; por sete dias além dos primeiros sete, a saber, catorze dias. No oitavo dia desta festa, despediu o povo, e eles abençoaram o rei; então, se foram às suas tendas, alegres e de coração contente por causa de todo o bem que o SENHOR fizera a Davi, seu servo, e a Israel, seu povo.” (1 Rs 8: 65,66)
Celebre ao Eterno por todo o bem que Ele tem te proporcionado! Chag Sameach Sucot!!!
segunda-feira, outubro 13, 2008
Dia das Crianças no Lechaim!

sexta-feira, outubro 10, 2008
Shabat Shalom!

Jejum de Yom Kipur
Mais do que simplesmente celebrar Yom Kipur, é preciso entender razões para o jejum e outros princípios relativos à essa celebração. Pensando nisso, reduzimos uma parte da extensa liturgia e eu me sentei junto ao povo para juntos conversarmos (muito mais do que uma mensagem) sobre como jejuar, qual jejum é o aceito pelo Eterno, quais as razões de se vestir branco, porque não usarmos sapatos de couro nesta data. Basicamente, vimos que Yeshua nos recomendou não jejuar e deixar transparecer isso aos outros, e além disso discutimos acerca do perdão. Isso é relevante porque o próprio Mashiach disse: “perdoa, assim como perdoamos...” na famosa oração do Pai nosso... Pense nisso. Se você aprender a perdoar mais, seu Yom Kipur certamente terá mais sentido.
Yom Kipur em Ponta Grossa

quarta-feira, outubro 08, 2008
Pensamento da semana:

*** Todo o dia torcem as minhas palavras; os seus pensamentos são todos contra mim para o mal. (Sl 56:4) ***
O rei Davi escreveu muitos salmos, e também tinha muitos inimigos, e num dos salmos ele escreveu as palavras acima. Isso me faz refletir na questão dos julgamentos (algo bem propício no dia de hoje, Yom Kipur) Você já teve a amarga experiência de falar alguma coisa e as pessoas interpretarem errado, torcerem ou distorcerem suas palavras, e te julgarem erroneamente a esse respeito? Nesse dia do perdão, seria bom todos refletirmos acerca das palavras, dos sentimentos, do rancor e das mágoas que carregamos por muitas vezes e muito tempo.
Hoje é dia de apagar, entao aprenda a passar uma borracha, ainda que as pessoas tenham lhe julgado mal e errado, delete. Isso vai ser mais justo com você e com elas também, afinal se te julgaram mal, deixemos de lado. Além de tudo, isso vai te deixar mais leve para o Yom Kipur.
Um abraço a todos e shanah tovah!
sábado, outubro 04, 2008
Figurinhas da Festa

Só tem dança porque elas cantam!

Pouco espaço pra tanta dança
Falei no post anterior que quando tá todo mundo festejando, dançando, pode ver que eu estou na foto (trabalhando) e essa foto dá pra perceber isso. Eu lá no canto esquerdo superior, com a câmera no ombro. Mas esse post é pra mostrar que essa foto parece que tá um bolo de gente numa bagunça geral lá na frente, mas na verdade é só uma pequena parte do nosso povo durante as danças de adoração. Hoje foi bonito de ver e de participar. Eu não participei, mas ao filmar pude ver muita coisa legal. Tinha gente que eu nunca vi dançar que estava lá, sorrindo e se alegrando no meio da roda. Tudo isso, essa grande alegria, tinha uma razão: Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. (Sl 126:3) A inauguração da Beit Curitiba foi um reconhecimento por tudo que HaShem nos tem concedido. Todah Rabah HaShem!Uns festejam, eu trabalho
Já estou acostumado há vários anos com uma rotina de trabalho. Quando todo mundo está em festa na Kehilah, pode ter certeza que eu estou trabalhando. É olhar todo o povo dançando no serviço de adoração e se você prestar atenção às fotos, eu estou lá, com uma câmera no ombro...ou sentado na ilha de edição selecionando as imagens. Hoje foi mais um dia desses...Ao fazer essa foto, eu estava bem aí, durante o shacharit, sentado selecionando qual imagem seria transmitida no telão e gravada (talvez usemos algumas imagens no programa de tv). Claro que filmar o Congresso é mais prazeroso, porque depois eu vejo o resultado (nem sempre satisfatório) do meu trabalho em dvds que são vendidos pela CINA. É um trabalho desgastante, mas para mim, prazeroso que só. Além disso, tenho a certeza de que eu não aparecerei nas filmagens...
Inauguração da Beit Curitiba

sexta-feira, outubro 03, 2008
Livro da Semana: Conselhos Extraordinários

Chegou a inauguração da Beit Curitiba
Neste shabat teremos mais uma festa em Curitiba. Não é nada relativo às festividades mencionadas na Torah (que aliás estamos vivenciando nestes dias) Neste shabat, 5 de Tishrei de 5769 estaremos inaugurando oficialmente a nova Beit Tefilah de Curitiba. Nossa nova Sede foi adquirida recentemente, e é um motivo de grande festa para todos nós.A imagem acima é a lembrancinha que preparei, a pedido da Sociedade Feminina. O marcador de páginas expressa a alegria que sentimos por podermos ver que o Eterno nos tem abençoado a cada novo dia. Todos que tiverem presentes à essa festa receberão, e a cada vez que abrirmos um livro, a bíblia, a Torah, esse marcador vai nos fazer recordar dessa e de outras bênçãos vindas do Eterno.
quarta-feira, outubro 01, 2008
Pensamento da semana
*** A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida. (Pv 15:13) ***Falei um pouco sobre isso na festa de Rosh Hashanah, mas o conselho serve para você todos os dias. Essas palavras acimas foram proferidas por um rei muito sábio chamado Salomão, acho que você conhece.
Quanta gente fica gastando muito dinheiro com produtos para beleza (as indústrias de cosméticos estão entre as que mais faturam no mundo) sendo que a receita da beleza é de graça e nos foi dada há séculos atrás. Sorrir movimenta os músculos da face e diminui as rugas, além de ser bem gostoso.
Pena que quando eu aprendi a sorrir mais eu já estava bem enrugado hehehe, mas nem ligo. O que vale é aprender a sorrir a cada dia. E se você sorrir para alguém, isso vai fazer com que a pessoa também sorria e então teremos um mundo mais “embelezado”. Ah! o stress envelhece!
No próximo shabat teremos a inauguração da Beit Curitiba. Espero que seja uma oportunidade para muitos sorrisos, sem stress. Você está convidado! Pegue seu carro, coloque na estrada e venha celebrar conosco! (Se for longe, pode vir de avião ou de ônibus também!)
* A campanha pela família de Ponta Grossa ainda não acabou, então se você ainda quiser ajudá-los, faça contato comigo.