quinta-feira, outubro 30, 2008
Pensamento da semana
quarta-feira, outubro 29, 2008
E seguem as tevilot Brasil afora...
*Hoje é quarta-feira, faltam 4 dias para a viagem a Israel.
terça-feira, outubro 28, 2008
Depois da salvação, a diversão...
Tevilah de arrependimento para a vida
Esse domingo foi de alegria também para a Cibele (irmã da Aline) e a Madalena (mãe da Cássia), mas como se alegrar com os amigos é sempre bom, lá estavam o Sérgio com a Elenice, o Benedito, a Vera, o zaken Nicodemos...
Tevilah em Curitiba
segunda-feira, outubro 27, 2008
Domingo de trabalho, no Lechaim!
domingo, outubro 26, 2008
Havdalah e os serviços
A vez do Cristiano e as meninas de PG
Companheiros de viagem
quinta-feira, outubro 23, 2008
Livro da Semana: Teremos netos judeus?
Nesse bom livro, o autor Joanthan Sacks (grão-rabino do Reino Unido, Inglaterra) evidencia o problema, ao mostrar que as comunidades judaicas têm diminuído, porque os jovens israelitas têm deixado de lado os costumes e optam por namorar, ficar e casar com gentios.
Ele diz: “O povo judeu, que sobreviveu milhares de anos nas condições mais adversas, inclusive ao Holocausto, agora está sendo ameaçado pela assimilação e casamentos mistos. As comunidades judaicas na diáspora estão experimentando um declínio demográfico. O que está acontecendo? O que pode ser feito para reverter essa tendência?”
Leia esse livro e você vai saber um pouco mais sobre aquilo que devemos fazer, e de preferência seja radical: Não deixe seus filhos se casarem com não israelitas.
*** Teremos netos judeus? ***
Autor: Jonathan Sacks
Editora: Maayanot, 157 páginas
Preço: R$ 21,00 na Sefer.com.br (você pode encomendá-lo na CINA)
terça-feira, outubro 21, 2008
Jeziel e as menininhas
Shemini Atseret em Ponta Grossa
domingo, outubro 19, 2008
Adoração e shavuah tov
Shabat em Curitiba
Pensamento da semana
quinta-feira, outubro 16, 2008
Que lindinha!
Como é boa a amizade!
terça-feira, outubro 14, 2008
Os Campeões de resistência
* Se você quiser saber mais, ver mais sobre a festa de Sucot em Ponta Grossa, visite esses dois links abaixo:
Muita atividade para pouco tempo
A cerimônia (parte litúrgica) começou às 20 horas e às 22 já estávamos encerrando. Daí vieram a festa, os comes e bebes, as danças, o bate-papo, as entrevistas... e quando era meia-noite, começamos a sessão Sucot de cinema. Ligamos o telão e colocamos o filme Ushpizin (visitantes) que foi literalmente um sucesso, com bastante gente ficando para assistir, e a sessão acabou era 1:40 da madrugada (quando boa parte do povo foi embora) Mas ainda tinha mais, e depois que alguns foram embora, ficamos num grupo comentando o filme e estudando a torah até o sol nascer, perto das 6 da manhã. Viu só? Tudo deu certinho no tempo, como programamos hehehe.
Como durante toda essa semana ainda é sucot, voce pode reunir os membros da Congregação em sua cidade, e fazer uma sessão de cinema com esse filme judaico, que mostra toda a beleza da festa das Cabanas.
A Cerimônia em Sucot
Decorando a Sucá com alegria
Graças ao Eterno, nossa celebração em Ponta Grossa mostrou uma cabana completamente enfeitada, onde o povo não apenas entrou para comer, mas também dançava ao Eterno, como os especiais que foram apresentados por jovens, varões e pelas chaverot. Se em Rosh Hashanah tivemos a presença de 132 pessoas, em Sucot, em torno de 100 pessoas participaram da celebração conosco.
Lembre-se que a sua cabana deve perdurar até a próxima semana, então, se você ainda não a preparou, ainda dá tempo. Use sua criativade e se alegre diante de HaShem Elokeinu.
Chag Sameach!
Mais uma vez nosso povo estava em festa na noite dessa segunda-feira, dia 15 de Tishrei, quando celebramos a festa de Sucot. Essa festa nos mostra a importância de termos humildade, e esse foi um dos pontos altos na nossa celebração em Ponta Grossa. Ao chegarmos lá, pudemos presenciar mais uma vez da animação do povo desde o preparo da festa, pois logo que cheguei à Sucá, contemplei ese bonito bolo, de cerca de um metro de comprimento, todo decorado com frutas, e embelezava a “Cabana da nossa alegria.” É legal demais podermos observar o povo empolgado na preparação de festas ao Eterno. E a festa foi tão alegre quanto imaginarmos como foi nos tempos do rei Salomão, que celebrou Sucot, não apenas por 7, mas por 14 dias, de tanta alegria. Veja como a festa pode ser altamente emocionante.
“No mesmo tempo, celebrou Salomão também a Festa dos Tabernáculos e todo o Israel com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate até ao rio do Egito, perante o SENHOR, nosso Deus; por sete dias além dos primeiros sete, a saber, catorze dias. No oitavo dia desta festa, despediu o povo, e eles abençoaram o rei; então, se foram às suas tendas, alegres e de coração contente por causa de todo o bem que o SENHOR fizera a Davi, seu servo, e a Israel, seu povo.” (1 Rs 8: 65,66)
Celebre ao Eterno por todo o bem que Ele tem te proporcionado! Chag Sameach Sucot!!!
segunda-feira, outubro 13, 2008
Dia das Crianças no Lechaim!
sexta-feira, outubro 10, 2008
Shabat Shalom!
Jejum de Yom Kipur
Yom Kipur em Ponta Grossa
quarta-feira, outubro 08, 2008
Pensamento da semana:
*** Todo o dia torcem as minhas palavras; os seus pensamentos são todos contra mim para o mal. (Sl 56:4) ***
O rei Davi escreveu muitos salmos, e também tinha muitos inimigos, e num dos salmos ele escreveu as palavras acima. Isso me faz refletir na questão dos julgamentos (algo bem propício no dia de hoje, Yom Kipur) Você já teve a amarga experiência de falar alguma coisa e as pessoas interpretarem errado, torcerem ou distorcerem suas palavras, e te julgarem erroneamente a esse respeito? Nesse dia do perdão, seria bom todos refletirmos acerca das palavras, dos sentimentos, do rancor e das mágoas que carregamos por muitas vezes e muito tempo.
Hoje é dia de apagar, entao aprenda a passar uma borracha, ainda que as pessoas tenham lhe julgado mal e errado, delete. Isso vai ser mais justo com você e com elas também, afinal se te julgaram mal, deixemos de lado. Além de tudo, isso vai te deixar mais leve para o Yom Kipur.
Um abraço a todos e shanah tovah!
sábado, outubro 04, 2008
Figurinhas da Festa
Só tem dança porque elas cantam!
Pouco espaço pra tanta dança
Uns festejam, eu trabalho
Ao fazer essa foto, eu estava bem aí, durante o shacharit, sentado selecionando qual imagem seria transmitida no telão e gravada (talvez usemos algumas imagens no programa de tv). Claro que filmar o Congresso é mais prazeroso, porque depois eu vejo o resultado (nem sempre satisfatório) do meu trabalho em dvds que são vendidos pela CINA. É um trabalho desgastante, mas para mim, prazeroso que só. Além disso, tenho a certeza de que eu não aparecerei nas filmagens...
Inauguração da Beit Curitiba
sexta-feira, outubro 03, 2008
Livro da Semana: Conselhos Extraordinários
Chegou a inauguração da Beit Curitiba
A imagem acima é a lembrancinha que preparei, a pedido da Sociedade Feminina. O marcador de páginas expressa a alegria que sentimos por podermos ver que o Eterno nos tem abençoado a cada novo dia. Todos que tiverem presentes à essa festa receberão, e a cada vez que abrirmos um livro, a bíblia, a Torah, esse marcador vai nos fazer recordar dessa e de outras bênçãos vindas do Eterno.
quarta-feira, outubro 01, 2008
Pensamento da semana
Falei um pouco sobre isso na festa de Rosh Hashanah, mas o conselho serve para você todos os dias. Essas palavras acimas foram proferidas por um rei muito sábio chamado Salomão, acho que você conhece.
Quanta gente fica gastando muito dinheiro com produtos para beleza (as indústrias de cosméticos estão entre as que mais faturam no mundo) sendo que a receita da beleza é de graça e nos foi dada há séculos atrás. Sorrir movimenta os músculos da face e diminui as rugas, além de ser bem gostoso.
Pena que quando eu aprendi a sorrir mais eu já estava bem enrugado hehehe, mas nem ligo. O que vale é aprender a sorrir a cada dia. E se você sorrir para alguém, isso vai fazer com que a pessoa também sorria e então teremos um mundo mais “embelezado”. Ah! o stress envelhece!
No próximo shabat teremos a inauguração da Beit Curitiba. Espero que seja uma oportunidade para muitos sorrisos, sem stress. Você está convidado! Pegue seu carro, coloque na estrada e venha celebrar conosco! (Se for longe, pode vir de avião ou de ônibus também!)
* A campanha pela família de Ponta Grossa ainda não acabou, então se você ainda quiser ajudá-los, faça contato comigo.