segunda-feira, junho 28, 2010
Separe o shabat para adoração ao Eterno!
Nem sempre temos dias alegres, nem sempre temos dias tristes também, mas a verdade é que o shabat deve ser um dia diferente, dia DELEITOSO, onde a cada encontro com as pessoas, tenhamos momentos de alegria (e não de discussões, ofensas) e juntos, meditemos nas coisas do Eterno, oferecemos a Ele nossos louvores e nossa gratidão.
Por isso, a havdalah nos adverte: “Bendito sejas Tu, Eterno, que separas... o shabat dos demais dias da semana.” Faça essa separação, dedique esse dia ao Eterno, e você vai se sentir mais perto dEle, mais feliz, e no caso de alguns, menos ranzinzas. SHABAT SHALOOOOMMMM!
** As fotos acima foram feitas pelo meu fotógrafo particular, Abel Jordan, durante a havdalah do último shabat em Ponta Grossa. Quem segura a vela da separação são as irmãs Jéssica e Renata.
Aniversariante da semana: Danilo
De volta à cidade de Ponta Grossa
quinta-feira, junho 24, 2010
Novo dvd do Forum
Novos dvds a venda
Traz depoimentos dos membros da Kehilah Tucuruvi, a preparação da festa, clipes da festa, etc..
* O dvd de Shavuot tem pequenas falhas decorrentes de probremas na fita durante a gravação, que não havia como serem corrigidos, mas que no final não comprometem a qualidade do material.
Novas lições chegando
segunda-feira, junho 21, 2010
Pensamento da semana: agradecer somente!
*** Como é bom se sentir especial de vez em quando. *** (Eu mesmo!)
De vez em quando coloco pensamentos de alguém aqui, frases de livros, etc... mas hoje é um pensamento espontâneo, que quero compartilhar aqui. Não é nem pensamento, é agradecimento.
Agradecimento porque embora saibamos que somos pessoas com falhas, erros, sujeitos a um turbilhão de sentimentos e pensamentos simultâneos, há certos momentos em que paramos, respiramos e só podemos agradecer ao Eterno e se perguntar. Porque eu mereço ser tão agraciado assim?
Tenho tido uma vida corrida, com as muitas viagens, cada dia num lugar e confesso que as vezes me perco, estou pregando num lugar e penso: será que já não preguei isso aqui mesmo, nesse mesmo lugar? Mas a verdade é que tenho experimento em muitas oportunidades um toque especial do Eterno, e sou obrigado a parar o que estou fazendo e chorar, simplesmente chorar de alegria. Foi assim em Caxias, foi assim em shavuot, foi assim em Ponta Grossa, foi assim no forum, e foi assim nesse último final de semana.
Lá em São Paulo alguns chaverim já estão brincando comigo, me chamando de “o anjo das boas notícias”, mas nesse shabat foi maravilhosa a parasha (eu chaei que meu estudo não foi lá essas coisas) quando algumas pessoas vieram e agradecer pela mensagem da parasha, que haviam se emocionado muito, que estavam se sentindo frágeis e a parasha retirou o vazio e encheu de alegria; mais tarde, na hora da lição, onde estudamos a bênção da Amidá, que fala que Deus ouve as orações, passei a lição e de repente paramos e eu reuni o povo no meio, e todos abraçados fizemos uma prece de agradecimento, onde lágrimas rolaram e o que se seguiu foi muitos cânticos e alegria.
Ainda durante o domingo, na casa do Rosh Nehemiah, alguns membros ligavam agradecendo pelo shabat, alguns diziam nunca terem passado um shabat tão maravilhoso... muitos me abraçaram (o que me constrange sempre...) e por tudo isso e muito mais (Não dá pra colocar tudo aqui né) eu quero expressar meu pensamento da semana: agradecer somente, pelo fato de o Eterno ter me achado digno de ser um instrumento nas Suas mãos poderosas. Ao escrever aqui, choro, porque não há nada melhor do que sentir Deus te tocar, e ser um canal das bênçãos de HaShem para Seu povo. Obrigado HaShem.
*** Só pra constar, meu voo de retorno a Curitiba foi bem na hora do jogo do Brasil na copa, e eu pude dirigir do aeroporto pra casa sozinho pelas ruas de Curitiba; Até nisso Deus é bom, me permitindo voltar sorrindo ainda me lembrando dos momentos maravilhosos em SP. Futebol nunca foi e nunca será importante para mim. ***
Eu, a patroa e as crianças...
Eu, a patroa e as crianças é o nome de um seriado que passava no sbt(ou ainda passa, não tenho tempo para a tv mais), coloquei o nome porque achei legal hehehe, mas uma das coisas que é difícil pra mim é quando viajo e tenho que ficar longe da minha família, longe da patroa e das minhas crianças. Então tomo emprestado os filhos dos amigos pra fazer umas fotos, porque criança é sempre bonito de ver, sempre fala e faz coisas engraçadas, descompromissadas, que se alegram por qualquer coisa e compartilham conosco da sua simplicidade maravilhosa.
Eu estava particularmente sensível nesse último shabat, me emocionei várias vezes (o pessoal ficou até preocupado kkk) e as fotos com as crianças foram momentos certamente especiais. Olha eu e a cópia do Abel, ou melhor, o Samuel, filho do chazan Elisha. Do lado, o pequeno Ariel ben Nathan, de Campinas; Ainda no fim do shabat, eu fiz a foto com a sapeca da Adriele, filha do Rosh Nehemiah e a última, feita no domingo de manhã, ao lado do Moshê, o outro filho do Nehemiah com sua esposa Fabiana. Essa do domingo foi demais, nós dois, acabando de acordar, ainda descabelados, com a cara inchada depois de algumas horas de sono.
Se algum dia você sentir que a vida tá dura, difícil, pare um pouco e observe as crianças, e você vai perceber como o mundo e a vida podem ser simplesmente simples, maravilhoso.
Tucuruvi, o que fui fazer lá?!
Mais uma viagem, SP de novo!
Lá também reencontrei os amigos de Campinas, o Nathan, com sua família e o Alex Shemuel, que é sempre motivo de alegria estarmos juntos.
segunda-feira, junho 14, 2010
De volta às viagens... e aos bebês!
Lá, fizemos um shacharit com os chaverim e depois do almoço, tivemos uma reunião com os membros. Depois de tratar alguns assuntos, aproveitei para mostrar para eles a festa de Shavuot no Tucuruvi, em SP, onde participei fazendo a gravação em dvd da chegada do Sefer Torah. Assistimos boa parte do dvd e na sequência, havia mais um bebê para eu fazer a apresentação. Eu digo que essas coisas me perseguem!!! hehe! É um prazer poder ter parte no recebimento de mais uma criança, fruto da bênção do Eterno ao Seu povo, em nossa Kehilah.
Depois, Havdalah e voltamos para Ponta Grossa, onde chegamos e encontramos todo o povo lá, saboreando um churrasco animado como sempre.
Não tenho fotos, pois não levei minha maquina, essas acima peguei no orkut
domingo, junho 06, 2010
Outro presente? Quem manda ter muitos amigos...
Rosh Benjamin é um companheiro de longa data, de muitas reuniões ministeriais por aqui, de encontros na Argentina, Congressos, Congressos no Mexico, e até viagem para Israel que fizemos juntos. Além disso, por um bom tempo gravei e editei os programas de tv da CINA da Argentina. Até que tivemos a oportunidade de ensinar o Matias aqui e hoje, esse jovem edita lá mesmo os programas da Argentina. São poucas as oportunidades, mas quando estamos juntos, é sempre um momento precioso.
Não quero pedir camisa de time de futebol pra ninguém, mas ganhar presente é sempre bom, e nesse forum ganhei dois presentes. Já estava feliz, mas como disse anteriormente, ganhar um presente, de certa forma mostra que os amigos lembram de nós com carinho a ponto de comprarem algo para oferecer uns aos outros. Todah!
***A propósito, a reunião segue agora, domingo de uma manhã gelada em Curitiba, com aproximadamente 60 pessoas, já que alguns já foram embora na noite de ontem.
Serviços no Forum
sexta-feira, junho 04, 2010
Forum e a aniversariante do dia!
Reuniões do Forum
Tem sido bem edificante perceber a evolução de nosso colégio de líderes, onde muitos têm buscado se aperfeiçoar no conhecimento da língua hebraica, conhecimentos da fé israelita e demais assuntos culturais referentes ao nosso povo.
Hoje certamente o cabalat shabat vai ser especial, pena que a chuva constante e o frio esteja dificultando um pouco os trabalhos, mas o que vale é que estamos reunidos buscando o aperfeiçoamento da fé.
Nesse momento estamos em reunião e acabou de adentrar ao recinto o Rosh Benjamin, recém chegado da Argentina para participar do evento.
Forum 2010, reuniões e amizades
terça-feira, junho 01, 2010
Havdalah e as Vardinhas
Se você também quiser presentear sua esposa e suas filhas com um vestido como esse, que tal ir pra Israel conosco em outubro?
**Ah! e vai perguntar porque o Ariel meu filho saiu na montagem das fotos? Oras, ele é meu fotógrafo e ele é bonitinho pra embelezar qualquer foto.
Apresentações de bebê me perseguem... e o figuraça do Zakai
um pouco além da conta. Eis que no serviço de adoração, tem mais uma apresentação de criança. Pra minha sorte, dessa vez eu apenas segurei o talit, mas foi legal rapidinho. Conhecemos o pequeno Levi, filho do Ezrah. Até aí tudo legal, filho de um rosh, rosh Yishai segurando o moleque, que chora e chora, mas olha só a pose do Zakai pra foto. O cidadão estava lá, num momento importante e faz um sinal de beleza como se estivesse num jogo de futebol, no meio da torcida... kkk. Esse Zakai até quando fala sério é engraçado. Figuraça!
Mas engana-se quem pensa que ele é só isso, pois o cara é inteligentíssimo. Tem até gente procurando ele pra casamenteiro.