quarta-feira, outubro 21, 2009

Yad VaShem, um monumento e um nome


O Museu do Holocausto foi digno de uma visita de mais de quatro horas pelo pessoal de nosso grupo; todos saíram impressionados. Acima, uma sala onde um letreiro brilha numa parede escura, e vai formando frases (em hebraico e em inglês) ditas pelos judeus na época do Holocausto. Frases como “esse é o oitavo dia dessa semana, um dia especial, onde finalmente terei a satisfação de fazer parte de um povo livre, onde não serei morto apenas por ser descendente de Abraão”... Nessa sala, sozinho sentei e fiquei uns quarenta minutos.
Na foto debaixo, a saída do pavilhão onde estão as fotos, roupas e documentos dos judeus. Ao meio, o pavilhão onde estão os nomes dos campos de concentração gravados no chão. Na foto ao lado, Oskar Schindler, que salvou cerca de 1200 de serem vitimados. Na foto debaixo, eu reclamando com o Ezrah que sempre se atrasava e ficava me incomodando... logo ele que quase apanhou ontem no kotel, mas essa é uma outra história, que não dá para compartilhar.

O nome do museu é uma referência ao texto que diz: “Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará.” (Is 56:8)

Nenhum comentário: