quarta-feira, maio 07, 2014

Reflexões para o dia: Somos todos macacos?



Dt 16:19 “Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos.”

Se olharmos os noticiários de uma forma um pouco mais atenta pereceberemos que há muitos assuntos que nos serviriam de inspiração para meditações bíblicas e éticas a respeito deles. O versículo da Torah acima nos dá a certeza plena de o quanto o mundo em que vivemos está subvertido. 

Ele começa falando de justiça, e é impossivel negar que não sabemos ser justos. Essa semana fiquei horrorizado com a notícia da morte de uma mulher no Guarujá/SP, brutalmente assassinada por causa de um boato lançado na internet, que obviamente, agora ninguém assume a culpa. Esse é o senso de justiça atual; aquela que fazemos com as próprias mãos, baseado em boatos de internet. Baseado em fotos de internet e postagens julgamos o caráter das pessoas com uma facilidade enorme, sem conhecer os fatos e a realidade. O que ocorreu essa semana só mostra o quanto o ser humano se aproxima da insanidade total.E agora? E os que apedrejaram, chutaram, jogaram paus e pedras naquela mulher, será que dormem com a consciência tranquila? 

É também injusto quando as pessoas dizem que os tais agem como animais. Mas será que animais agem dessa forma? Evidente que não; aliás, é mania do ser humano comparar o homem aos animais, ou vice-versa. Falamos como um papagaio, somos parecidos com os macacos, etc... e claro, como não lembrar da frase mais dita nos últimos dias: SOMOS TODOS MACACOS.

Essa é uma tolice sem tamanho, que levou milhões de pessoas a discutir o assunto, só porque um jogador brasileiro, chamado Daniel Alves, comeu uma banana que foi lançada em sua direção, num ato claramente discriminatório de um mentecapto qualquer. Os espertos, já logo começaram a lucrar com a idéia, vendendo camisetas com a tal frase, enquanto muitos compartilharam imagens, hashtags, etc... com esses dizeres criativos, mas não verdadeiros, e igualmente racistas. Mas por qual razão não somos todos macacos? 

Em primeiro lugar, obviamente não somos macacos porque se cremos que foi o Eterno quem nos criou, Ele o fez, e sim, caso alguém não saiba, somos diferentes dos macacos; eles são criaturas de Deus, animais, que compartilham com o homem algumas semelhanças, assim como outros animais compartilham conosco de outras coisas. Ao dizer: Somos todos macacos, indiretamente afirmamos que cremos na teoria evolucionista, de que o homem veio desse animal e não foi criado do pó da terra, moldado pelas próprias mãos do Eterno. 

Em segundo lugar, ficar falando esse tipo de coisa só reforça o pensamento idiota do racismo. De vez em quando algumas pessoas postam frases: “Tenho orgulho de ter amigos negros. Se você também tem, compartilhe.” E obviamente não compartilho. Eu não tenho amigos negros. Tenho amigos! Classificar a amizade por cor é um gesto de racismo.

A internet é cheia de imagens e frases célebres ditas ou atribuídas a pessoas famosas, mas que nem sempre são autênticas; hoje, quero tomar como inspiração uma frase atribuida a um grande ator americano chamado Morgan Freeman: “O dia que pararmos de nos preocupar com a Consciência Negra, amarela ou branca e nos preocuparmos com a Consciência Humana, o racismo desaparece.”

A questão não é estarmos na moda, replicando frases, usando camisetas com “grandes pensamentos” inscritos, mas o fato de termos a consciência em paz. Dormirmos tranquilos, porque não fazemos acepção de pessoas, não torcemos a justiça. 

Se eu sou macaco? claro que não! Se tenho amigos negros? Claro que não! Tenho amigos, mas é fato que o que menos me importa é a cor da pele que eles tem. 
Negros, asiáticos, brancos, nórdicos, ninguém é melhor ou pior. Isso é idéia de Hitler (esse sim, um energúmeno), achar que existe uma supremacia branca. Como homem, acredito que seja um racismo disfarçado quando o governo separa cotas para negros em filmes, empregos e universidades... isso é ferir o direito a igualdade, afinal SOMOS TODOS HUMANOS!

Um comentário:

MATHIAS disse...

Gostei do posicionamento do senhor. Pois quando vi mídia divulgando também imaginei na divulgação da evolução e no racismo velado. Parabéns
.