segunda-feira, maio 12, 2014

Reflexões para o dia: I believe in miracles




Mt 17:20 “Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.”

O primeiro passo para que um milagre possa acontecer reside no fato de acreditarmos que eles acontecem. Se existe uma coisa que eu, particularmente, sempre acreditei é que não existe “congregação”, não existe sinagoga, não existe reza, se eu não acreditar que pequenos e grandes milagres existem.  
Ontem falava com uma pessoa, e disse: “Já vi muitos milagres, já vi uma pessoa estar praticamente morta, e através da oração, essa pessoa se recuperar, e hoje ser casada e ter filho. Já vi um menino recém nascido ser alvo de nossas orações e hoje esse menino já é bem grandinho e anda. Já vi e rezei por algumas pessoas em Israel e mulheres conseguiram engravidar, outros conseguiram emprego, outros alcançaram outras bênçãos, mas nada disso teria ocorrido se não acreditássemos em milagres.” 
A fé é algo inerente a muitas pessoas, mas outros podem frequentar sinagogas, seguir as rezas do sidur, mas as orações são apenas leituras de frases, não atingem os objetivos.
Amo ler algumas histórias e vivenciá-las. O que difere algumas pessoas da maioria não é o fato de rezar, mas sim de sentir as palavras e viver a oração. Rezar bonito não é um mérito. Rezar com inteireza de coração é que move o coração de Deus. 
A bíblia é repleta de grandes histórias e exemplos de fé. Como não lembrar de Mashiach e a grandiosidade dos sinais de seu ministério; e porque os milagres estão lá relatados? Porque isso nos serve de inspiração, para almejarmos algo a mais de nossas vidas. 
Em todas as histórias há dois pontos em comum:
- acreditar nos milagres, que eles existem e podem acontecer
- fazer a nossa parte

- A mulher que tinha um fluxo de sangue, precisou enfrentar a multidão, se expremer até conseguir tocar nas vestes de Yeshua.
- O cego precisou se colocar no caminho de Yeshua, para que fosse criado.
- Lázaro foi ressuscitado, mas antes alguém precisou remover a pedra. 
Aí um tolo diria: Ah, mas isso são apenas estorinhas do novo testamento, inventadas... e eu fico apenas com dó, pessoas de pouca fé. Mas se quer a Torah, vamos à Torah.
Israel chega diante do Mar Vermelho, e fica cercado, exército egípcio de um lado, mar do outro... E Moshê estende o seu cajado, e o mar se abre diante deles. Alguém precisou estender o cajado, agir. Mas tem algo a mais: quem foi o primeiro corajoso a entrar e cruzar o mar em seco? 
Aí o Eterno vê a reclamação do povo por comida, e faz cair o pão do céu. Caía maná todos os dias, exceto no shabat, e por isso, na sexta-feira caia porção dobrada. Isso é ou não é um milagre?

Não precisamos de orações bonitas, precisamos de orações. Não precisamos falar de comunhão com Deus, precisamos ter comunhão. E comunhão vem com regularidade... querer estar perto do Criador é fundamental para verdadeiramente senti-LO. 

Ontem disse a alguém: “Se eu não acreditasse em milagres, nem iria para Israel. Se eu não cresse que Deus ouve as preces feitas no Kotel, pra que gastar dinheiro, viajar e orar num lugar se eu não acredito?”

Quero encerrar meu devocional de hoje com um texto que a maioria de nós tem em casa, mas muitos nunca leram:
“Se eu não rezasse regularmente por um sentido de dever de rezar, não creio que me seria possivel rezar naqueles momentos em que, realmente, quisesse fazê-lo.
Recordo-me que, quando era menino, contemplava a meu pai, quando recitava suas preces. Algumas vezes, particularmente nos Dias Solenes, lágrimas somavam-se a seus olhos. Recordo-me que me sentia perturbado. Não entendia o que fazia-o chorar. Queria fazer algo para deter seu pranto, apartava minha vista dele. 
Não podia entender quais eram seus pensamentos em tais momentos, porém agora entendo-o. Estava presenciando uma muito íntima comunicação entre meu pai e seu Criador. Agora, eu também me comunico às vezes com meu Criador. 
Vivemos numa época na qual não se costuma rezar. Inclusive entre pessoas filiadas a uma sinagoga, são muito poucos os que rezam diariamente, ou sequer uma vez por semana. Os que não rezam regularmente adotam um ar de que tenham superado esta etapa, e que eles não necessitam rezar. . A razão pela qual filiam-se a uma sinagoga é para identificar-se com o povo judeu e com a comunidade judaica e, talvez, inclusive com a fé judaica. Porém, não com a finalidade de rezar.” (sidur, página 2)

Parte do acreditar em milagres é rezar. Rezar e acreditar que, como diz a bênção: “Baruch Atah Adonai, Shomeah tefilah.” Bendito sejas Tu, Eterno, que ouves as orações, Tenha fé e veja os milagres acontecendo!

Nenhum comentário: