quarta-feira, maio 28, 2014

Reflexões para o dia: A esperança



Lm 3:21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”

Em minha última reflexão, postada dias antes de eu ir viajar para Israel, comentei sobre acreditar em milagres, e eu creio piamente que eles acontecem. Pois bem, a viagem (sobre a qual discorrerei nos próximos dias) foi ótima, mas quero primeiramente agradecer ao Eterno por mais uma vez Ele nos ter guiado em segurança e paz, e ter atendido minhas preces. Algumas das orações colocadas nos pequenos papéis que levei (ou escrevi por lá mesmo) já foram atendidas e então isso reforça a minha visão de que Ele ouve nossas preces.

Ir a Israel é cumprir a mitsvah da peregrinação, mas é também dar uma escapada de nossa vida cotidiana cheia de compromissos e coisas que vivemos no Brasil. A ansiedade desde a compra das passagens, a contagem dos dias até o embarque, a escala na Europa (dessa vez, fomos por Roma e voltamos por Paris) a chegada a Tel Aviv, os primeiros passos rumo à Jerusalém... tudo é especial. Só quem vai pode compartilhar esse sentimento. 

Nessa viagem em especial, os companheiros estavam dispostos a caminhar bastante, e queriam conhecer mais e mais lugares, o que foi muito bom e agradável. Um deles, o Adam Klein, falou por diversas vezes aquilo que sempre digo: “as pessoas querem te perguntar como é ir a Israel, mas não dá pra dizer, elas tem que vir aqui e sentir isso.” 
Estar em Jerusalém e depois expressar com palavras tudo o que viveu e sentiu por lá, é como alguém que define sentimentos como o AMOR. Por mais que você fale bem, o amor não se expressa em meras palavras, sempre incompletas. E Jerusalém é igual, ou melhor, inigualável. 

A cada nova viagem, novos companheiros, novos sentimentos, reencontro uma antiga, porém nova Jerusalém... sempre com seus lugares históricos, mas a cada dia com novas descobertas arqueológicas, que contrastam com modernidades constantes como o trem urbano que cruza toda a cidade. 

Antes de falar da viagem propriamente, quero deixar como meditação a necessidade de você acreditar nos seus sonhos, mas acreditar e correr atrás de realizá-los. Amo viajar e sempre sonhei em ir a Israel, e agora que já fui por várias vezes, sei que é possível, quando permitimos que nossos sonhos extrapolem o limite do intransponível e se tornem realidade. Quero voltar? Claro! Tenho planos (nao apenas sonhos) para uma viagem só com mulheres. 
Quando retornei essa semana, após a primeira noite em casa, relatei à minha esposa, um sonho que tinha até nome: “Cem luzes de shabat em Israel.” De certo fui inspirado pelo trabalho dela e que já alcançou mais de 80 mulheres valiosas que acendem as velas do shabat semanalmente em casa. Cem velas seriam 50 mulheres em Israel, e tendo a Eliana como guia, para todas elas.  Quem sabe não seja essa a sua viagem?

O fato é que já tenho algumas pessoas que querem ir a Israel na próxima, e se o Eterno nos permitir, teremos muitas outras. Meu pai, Rosh Yishai ben Yehudah, que esteve conosco essa vez, falou por várias oportunidades lá que temos que organizar pelo menos duas viagens por ano. Não por lucro, por viajar, mas porque é bom para nossa vida espiritual, e para a vida espiritual de quem viaja conosco.

Se você deseja manter em sua mente aquilo que te dá esperança, mantenha Jerusalém em sua mente, e trabalhe com o objetivo de um dia colocar seus pés dentro das portas de Jerusalém, o lugar mágico onde você toca a santidade de Deus, e acredite, milagres acontecem quando você permite que desperte em você a certeza de que eles são reais e você precisa mover as águas para que ele ocorra.

Nenhum comentário: