terça-feira, setembro 28, 2010

Sucot e a Caravana da Alegria


Na festa de Sucot eu estava muito cansado (ainda estou) e optei por contar com o apoio do Rosh Chobab, que me substituiu na celebração da primeira noite em Ponta Grossa. Fiquei em Curitiba e participamos por aqui. No shabat passado, dia intermediário da festa, a Caravana da Alegria se apresentou mais uma vez, quando os amados de Ponta Grossa estiveram aqui fazendo uma visita. Mas porque? Eu já havia explicado aos membros lá antes, que a congregação de Ponta Grossa vivia isolada da Sede, das demais comgregações e isso não era bom. Como um povo, como família, devemos buscar nos unir e agora, nessa visão temos aprendido muito, com as visitas de roshim de diferentes cidades em nossa congregação, com as nossas viagens por várias cidades, etc...
Fomos os visitantes (ushpizin) dessa vez, e agora quem sabe a congregação de Curitiba se desperte um pouco mais para isso também.
Nas fotos, na parte de cima, todos reunidos para o shacharit e nas debaixo, nosso pessoal que foi recebido com o belo café-da-manhã preparado pela minha Eshet Chayil Eliana, Chobab, Hadassa, Rivka e alguns outros voluntários.

Yom Kipur


Com a correria desse ano, acabei não falando direito sobre as festas, então vale relembrar que meu Yom Kipur começou em Ponta Grossa, onde fizemos o serviço noturno e o shacharit, mas como eu havia ido sozinho com o Shimon, após a meditação da manhã acabamos retornando para casa, onde eu desejava encerrar meu jejum ao lado de minha familia. No serviço da tarde, estivemos todos na Kehilah de Curitiba, com o cerimonial feito pelo Rosh Ezrah. Encerramos com a meditação sobre o livro de Jonas e após a havdalah tivemos um lanche agradável com todo o pessoal daqui de Curitiba.


Da importância desse dia nem preciso falar sobre a necessidade do perdão, da busca do perdão, tanto em relação ao Eterno quanto em relação aos nossos irmãos. É importante termos pelo menos um dia no ano onde repensamos nossos relacionamentos com o próximo e com o Eterno, coisa que deveria ser repensada diariamente.

quarta-feira, setembro 22, 2010

lição do 4º trimestre de 2010


Na próxima segunda-feira estaremos enviando às congregações e membros isolados o caderno de lição do quarto trimestre. Abordando temas relativos à Teshuvah, a lição trará aspectos relevantes quanto às dificuldades enfrentadas pelo Baal Teshuvah, o recém convertido, e como fazer para transpor essas dificuldades momentâneas.
O caderno desse trimestre aproveitou uma proposta de lição escrita pelo Rosh Yehudah, do Rio de Janeiro.
Se o Eterno nos permitir, nos próximos trimestres publicaremos lições baseadas no tratado de Kedoshim no Talmud. Eu e o Rosh Ezrah estamos trabalhando no processo inicial de tradução dos textos do inglês e então iniciaremos o trabalho de montar os temas e escrever a lição.

Sucot, a festa das cabanas... Sucá móvel


A Torah declara: “Fala aos filhos de Israel , dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao Senhor, por sete dias.” (Lv 23:24)

Por esses dias, vemos pessoas cortando palmeiras, para montarem suas cabanas, e é interessante ver o esforço das pessoas por montar cabanas bonitas, tornando a mitsva mais bonita. Hoje, estaremos na Kehilah de Curitiba, para celebrarmos o início da festa de Sucot, com a congregação daqui. Em Ponta Grossa dessa vez estará o Rosh Chobab, compartilhando da alegria de todos. Imagino quão belas são as tendas de Jacó, os tabernaculos de Israel, Ma Tovu ohaleicha Yaakov, mishkenotecha Yisrael... lá em Jerusalém. Quem sabe um dia possamos celebrar por lá... mas por enquanto nos inspiramos aqui. Dá uma olhada na interessante sucá móvel, o carro do Rosh Nehemiah, de São Paulo.

Se tem o batmóvel, tem o sucá móvel também... agora, imagine ele andando pelas ruas congestionadas de São Paulo. Chag Sameach!

terça-feira, setembro 21, 2010

Lição Infantil pronta!


Depois de um tanto de correria, acabou de chegar da gráfica a lição infantil do próximo trimestre. Retomando os estudos das parashot, agora abordaremos o livro de Bereshit, mas agora iniciaremos um novo tipo de projeto, chamado CHINUCH. Chinuch é a forma como o judaismo ensina as crianças, através da transmissão de princípios e não apenas de contar histórias.
Por exemplo: ao invés de falarmos daquilo que Deus criou no primeiro dia, no segundo dia, etc... transmitimos a importância da crença no Único Deus Criador. Ao invés de contar que Caim matou seu irmão Abel, transmitimos o valor da vida, a importância de um irmão cuidar do outro, etc...
A lição dos adultos foi para a gráfica no dia de ontem e deverá estar pronta até sexta-feira para ser despachada para todo o Brasil.

quinta-feira, setembro 16, 2010

Eleições! Vote certo!


A Torah diz: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem.” (Gn 12:3) Tais palavras são do próprio Eterno ditas a Avraham Avinu, nosso patriarca.

Você pode escolher em quem votar, mas votar em quem tem ódio por Israel não faz o menor sentido e além disso, estaríamos atraindo a maldição sobre nosso país. Está cheio de vídeos da tal Dilma, terrorista, associando-se com os tais que querem varrer Israel do mapa. Essa é a ideologia dela e de seus correligionários. Isso sem contar honestidade, ou melhor, desonestidade, mensalão, e o Lula fingindo que não vê nada.
Faça sua colinha e leve consigo para a urna. Voce pode copiar o quadro acima, escolhendo seus deputados, senadores, governador e até presidente, mas votar no PT é votar numa ideologia a favor dos palestinos, do Irã, etc... e ir terminantemente contra Israel. Pense nisso!
Um voto não vai mudar nada? Bem, talvez não! Mas a nossa consciência estará tranquila.

quarta-feira, setembro 15, 2010

Nossa Beit em Curitiba

Apesar de morar em Curitiba, raramente tenho a oportunidade de frequentar a nossa Congregação Sede, que funciona aqui sob a liderança do Rosh Yishai, além do Ezrah, Shelumiel, Chobab e demais colaboradores.
A reforma submetida ao local no último ano já consumiu um bom esforço de muitas pessoas, e agora já podemos ver muitas mudanças significativas na melhoria do local. Finalizado esse processo, trabalharemos mais diretamente na reforma da Beit do Tucuruvi, em São Paulo.

*** Ah, meu blog também tá passando por uma reforma, (assim como a Kehilah) agora que já passou de 35 mil visitas. Nessas alterações, algumas coisas eu perdi, como o contador e o video direto da tvisraelita, mas aos poucos (quando eu aprender) vou alterando e melhorando.

segunda-feira, setembro 13, 2010

Israel, tudo pronto! Lá vamos nós...


Depois de muito trabalho, noites mal dormidas, negociação infindável interessados, gente que desiste em cima da hora, com agente em Israel e agência de viagens em Curitiba, eis que finalmente estamos com as passagens compradas e mais um grupo da CINA viajará para Israel.
Se HaShem permitir, no dia 18 de outubro embarcaremos, dessa vez pela Ibéria, com uma escala em Madrid e de lá, mais um carimbo de entrada em Israel no passaporte. Não percam, como sempre nossas atualizações diárias com tudo que rolar em nossa viagem, que dessa vez contará com um grupo de 18 pessoas (nosso maior grupo até agora). Viajarei acompanhado dos Roshim Ezrah (Curitiba) Avraham (Goiânia) Vilson (Criciúma) e de mais uma boa turma, incluindo minha esposa, que pela primeira vez irá comigo. Teremos o Eliseu, Ari, Izabel, Kaniak, enfim, daqui a pouco mais de 40 dias, vocês verão todo o grupo.
*** Estou aceitando encomendas de produtos hehehe. Seu importador oficial de produtos de Eretz Yisrael.

Lechaim! Despedida do Gerson?

Depois de regressar da viagem a Socavão, ontem eu acordei e já voltei ao escritório. Vim com minha esposa acompanhar e participar do LeChaim, que marcava a despedida do segundo Guershon do programa. O Guershon Correia já havia saído (está hoje morando em Ponta Grossa) e agora meu irmão segue rumo à cidade de Pato Branco, no interior do Paraná, atraído por uma boa proposta profissional, o que é de direito porque pais de família precisam pensar no futuro, na educação dos filhos, etc...
Momentos emocionantes, com a participação do casal Leninha e Jair, com suas duas filhas Helen e Rebeca, além do Shimon. Choradeira, risadas, música fizeram parte do programa de ontem. Quem irá apresentar o LeChaim agora? não sei, isso não é o mais importante para o momento.
No fim da tarde, ainda tivemos o futebolzinho de despedida também, com muita diversão para os amigos. E agora só nos resta desejar boa sorte para o Gerson lá em “White Duck city”, que os projetos profissionais possam alcançar êxito e a vida segue, pois ninguém morreu, nem foi embora para nunca mais voltar... é só mais uma mudança de cidade para um israelita.

domingo, setembro 12, 2010

Socavão

Pouco tempo atrás alguém mal intencionado tentou desanimar os irmãos de Socavão, dizendo que nós não os valorizávamos, e que nunca, jamais um Junqueira iria pisar em Socavão... Esse alguém hoje percebe que a humildade é algo que não está presente naqueles que tentam desanimar os outros, inventando coisas. Shabat passado foi maravilhoso, os momentos que passamos com a família do Maurício, o Jaci, os irmãos de Castro, e toda a nossa kehilah de Ponta Grossa. Nas fotos acima, percebe-se a alegria quando estivemos juntos compartilhando de uma comunhão maravilhosa, que é inerente àqueles que temem ao Eterno.
Só tenho a agradecer aos irmãos de Socavão, e também aos quatro irmãos de Prudentópolis por mais uma vez me propiciarem momentos agradabilíssimos.
Acima é possivel ver o tamanho do local, com bastante espaço pro pessoal dançar, e depois de muitas danças, as fotos seguiam, com a Eliana e o Abel, eu e a família do Maurício, e algumas das mulheres que enquanto batiam papo, fizeram uma pose para a foto.
Depois de tudo, ainda jantamos em Socavão e retornamos, aquele monte de carros pela estrada de chão rumo à nossa cidade de Ponta Grossa. E haja poeirão, mas com muita alegria, como é normal a nosso grupo de amigos e irmãos.

Socavão, caravana da alegria mesmo!

Quinta-feira foi o yom tov de rosh hashanah e na sexta pela manhã ainda trabalhei em Curitiba, porque de tarde, lá estava de novo na estrada com minha familia, tomando o rumo do interior do Paraná. Fizemos o cabalat shabat na Beit Ponta Grossa, depois passamos a noite batendo papo e dormimos algumas horas na casa do Cleverson e da Maderli. Shabat de manhã, mais uma vez tomamos a estrada, e tome estrada de chão, terrão puro por uns 50 minutos até chegarmos a Socavão. Demorou, mas eu consegui ir, e não fui sozinho, levei a minha congregação praticamente inteira comigo. Fomos em mais de 10 carros, isso sim, uma verdadeira caravana da alegria. Lá compartilhamos de momentos agradáveis com os chaverim.
Nas fotos acima, todo o povo reunido no lugar onde conseguiram para que realizássemos os serviços ao Eterno.
Eu, dentro da pequena Beit Socavão (parecida demais com minha antiga congregação do Jardim Bela Vista em Curitiba) ao lado eu e o Altamir, o primeiro membro, que há mais de 25 anos recebeu as visitas do Rosh Yishai e do Nilson Dias, nos primórdios da Congregação. Mal sabia ele que hoje, 2010, seria membro de uma congregação dirigida pelo filho do Rosh Yshai.
Certamente esse último shabat ficará na memória de todos nós, pois foi um dia de relembrarmos muitas histórias... de quando eu ainda era criança, e um dia meu pai saiu do interior de São Paulo, indo até Socavão, para fazer a tevilah do Altamir e esposa, de um outro casal e da chaverah Maria da Luz... Há 25 anos, direto do túnel do tempo.
Na última foto, um momento onde a Eliana batia papo com as mulheres, depois do almoço em Socavão.

Rosh Hashanah em Curitiba


Estivemos em Ponta Grossa, mas antes de viajar, dei uma passadinha aqui na Beit de Curitiba e vi um bom número de pessoas trabalhando para realizar a festa por aqui; dentre eles, estava meu sogro Benedito, com seus 80 aninhos.
Como não estive na festa, depois fui saber e descobri que o pessoal ficou bem feliz, a decoração estava bonita (percebe-se pelas fotos acima) onde vemos o Rosh Chobab e sua esposa, fazendo poses. Parece que o pessoal aqui tem aprendido com a gente de Ponta Grossa (hehehe) celebrando as festas como verdadeiras FESTAS. Por aqui, parece que a dança durou até uma da madrugada. Falando nisso! Feliz 5771 a todos, com muitas festas, danças, alegria e teshuvah completa.

Rosh Hashanah em Ponta Grossa


A vida segue cada dia mais corrida, parece que o dia não tem 24 horas, mas só 14. Bem, cheguei de São Paulo na segunda, e na terça passada era feriado nacional, 7 de setembro, e acabei ficando em casa, onde logo cedo já recebi uma ligação de Israel, (mas sobre isso falo noutro post) e já na quarta-feira, de novo tomei a estrada runo à cidade de Ponta Grossa para a celebração de Rosh Hashanah. Foi muito bom, cerimônia alegre, e em nossa meditação falei sobre o sétimo ano da teshuvah, da importância de nos aperfeiçoarmos, etc...
Como sempre, algumas pessoas se dedicaram à enfeitar a Kehilah, tivemos um bolo muito bonito, bem decorado, e o zaken Ailton mais uma vez nos levou ao toque do shofar.
Depois de encerrada a liturgia, o kidush com muitos alimentos e a hora das sessões de fotos e bate-papo. Nas imagens acime, percebe-se parte da decoração, enquanto eu fazia a liturgia, o bolo (dizem que estava gostoso, mas não sei porque não gosto de bolo) eu a Eliana em nossa tradicional foto a cada festa e um pouco da nossa alegria, expressada na imagem onde estou junto ao Shimon e o Amauri.
Depois de tudo, novamente estrada de volta para Curitiba, para um pouco de descanso.

sexta-feira, setembro 10, 2010

Bar Mitsva em SP

Na quarta-feira passada, mais uma viagem e dessa vez acompanhado pelo Rosh Ezrah fui até São Paulo, onde fiquei até segunda-feira. Lá, trabalhei um pouco na lição, traduzindo textos do Talmud e fiquei boa parte do tempo correndo atrás de finalizar a viagem para Israel... eita trabalho complicado esse!
No final de semana, shabat na Beit Tucuruvi e no primeiro dia da semana, trabalhei filmando o Bar Mitsva do jovem Efraym ben Reuven. (esse foi o objetivo principal da viagem)
Estava muito bom, cerimônia bonita, e muita gente, com a Beit lotada, contando até com a presença do Rosh Yishai. (Não tenho nenhuma foto do evento, se alguem tiver pra me mandar, por favor, eu coloco aqui)
Na segunda-feira, voltei pra casa, enquanto meu pai e o Ezrah, além do Nehemiah e dos roshim Keifah de Campinas e Yosef, de Franco da Rocha ficaram em São Paulo tratando de fazer planos para a reforma da nova Beit Tucuruvi, adquirida recentemente.

quinta-feira, setembro 09, 2010

Mais um rosh visitando PG


Ultimamente meu blog tá mais desatualizado do que eleitor do PT, mas prometo que colocarei em ordem nos próximos dias... afinal são tantas novidades pra compartilhar, mas novamente o excesso excessivamente excessivo de trabalho me impede. Mas hoje, como é rosh hashanah tenho tempo para falar que no shabat retrasado recebemos a visita do rosh Kefah ben Yehuda, de Campinas. Ele é mais um dos nossos amigos a compartilhar conosco de seus conhecimentos. Foi um shabat agradável e nos alegramos muito.
A visita dele faz parte de nosso processo de crescimento e de “visibilidade”. Durante muitos anos a congregação de Ponta Grossa esteve alheia a tudo, parecia isolada, mesmo estando a apenas 100km de nossa Sede em Curitiba. Agora não mais! Por onde ando, sempre encontro pessoas que visitam meu blog, que falam do desejo de conhecer nossa kehilah em Ponta Grossa e isso é muito gratificante. Além do Kefah, já tivemos os roshim de Curitiba, Ezrah, Yishai, Chobab, o Nehemiah, de SP, além de muitos membros de outras kehilot, porque para nós, o importante é compartilhar; fazer parte de uma comunidade realmente nacional, unida; nada de isolamento. Valeu Kefah.
Nas fotos acima, o Rosh Kefah transmitindo um estudo acerca da parashah Ki Tavo. Na outra, uma pose, com os zakenim Avinadav, Kefah, Moshe e Ananias.