segunda-feira, maio 11, 2015

Reflexões para o Dia - Shabat, dia de ir a ele



2 Rs 4:23 - “...Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado.”

Hoje estava refletindo um pouco sobre o shabat. A pedido de uma pessoa eu fui convidado a escrever sobre esse dia sagrado.  E claro, depois de escrever, continuei a meditar porque de fato o shabat é um dia especial, traz a santidade, nos aproxima do Eterno, e por si só já nos revigora como o descanso semanal. Muitos dizem: “sábado é dia de descansar” e tomam isso por base para a preguiça e para não irem à congregação. Fico intrigado com tal atitude. Como pode alguém ficar o sábado inteiro em casa, sem estudar, sem compartilhar do espírito de comunhão com os irmãos, e sem aprender?
A bíblia fala que sábado é dia de “santa e solene convocação”   e portanto, não é dia de ficar em casa, só na preguiça. Mas ir à Congregação para quê? 
Já vi muitas mulheres, mães de crianças de colo, que dizem: “ir pra quê, se eu fico o tempo todo lá fora cuidando do meu filho?” ou “ir pra quê? ficar lá com gente fazendo lashon harah, prefiro ficar em casa”. Já vi desculpas de homens também, mas no fim das contas, não passam disso: “desculpas”.
Ir para cuidar dos filhos, no mínimo ensinará seus filhos que o shabat é dia de estar na congregação. Ir para ouvir lashon harah significa ir pelos motivos errados (Quem dá ouvidos, é porque está gostando da maledicência). Conversas (úteis) tem seus momentos, nos intervalos, hora de ampliar a comunhão, mas na hora dos serviços, é nosso dever estar lá dentro, atentos.

O verso que escolhi para hoje, em 2Rs 4:23 diz:  “...Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado.” A que se refere tal texto? Lendo o capítulo, veremos que é uma mulher, conversando com seu esposo, e ela dizendo que vai à presença do “homem de Deus”, também conhecido como o profeta Eliseu. 
Quando o esposo fala, que nem é lua nova e nem sábado, o que isso significa? Que no sábado era o dia de ir ao profeta para ouvir a palavra de Deus. Isso é óbvio. É como quando alguém diz que vai tomar banho (ou acabou de sair do banho) e o amigo responde, brincando: “mas nem é sábado” dizendo com isso que sábado é que é dia de tomar banho. 

Mas, voltando ao contexto original, aquela mulher era uma senhora que com seu esposo, fizeram um quarto para hospedar o profeta e foram abençoados com isso, e ela veio a ter um filho. Aquele filho, mais tarde, ficou doente, e faleceu, e por isso mesmo, ela foi até o profeta, que acabou por ressuscitar o menino. (Leia todo o capítulo pra entender melhor) 
O que vale agora aqui é: “hoje nem é sábado para ir a ele...” 
Sábado é dia de ir a ele, ao profeta, ao homem de Deus, para ouvir. A melhor coisa do shabat é ir ao homem de Deus, ouvir a parashah, a prédica, a palestra da tarde, e aprender. 
Desde meus vinte e cinco anos de idade, comecei a fazer pregações, logo assumi uma congregação, depois outra, depois outra, e lá se vão quinze anos, sempre estudando a Torah, preparando sermões, aconselhando, sempre tendo que ter uma palavra, uma resposta para alguém. Posso dizer que essa é uma função dificil, nem sempre temos as respostas, e eventualmente, as respostas não serão aquilo que a pessoa quer ouvir. Por isso mesmo, também aprecio ficar sentado no banco, ouvindo as prédicas. Cada rosh tem seu talento, sua capacidade e é ótimo ouvir os diferentes estilos, admirar o dom da palavra dada a esses homens. Fico triste ao ver que há pessoas que não valorizam (e por isso reclamam, e não fazem questão de assistir ao shabat na sinagoga, arrumando desculpas de toda forma possivel)

Evidentemente que temos nossas preferências, uns gostam mais de exortação, outros gostam das comparações, outros apreciam o rosh que explana sobre as profecias, outros ensinamentos morais, etc... mas não tem como não admirar o dom. E sábado é dia disso... de ir a ele (ao rosh, ao ancião, ao profeta, ao homem de Deus) para aprender.

Tenho amigos que curtem e compartilham quase todas as minhas meditações e fico lisonjeado com isso. Não me engrandeço, mas fico feliz. Quando todos aprendermos a apreciar isso, o talento, a capacidade de um rosh, não daremos mais desculpas, mas aguardaremos ansiosos o shabat, para irmos a ele... porque ele, ele representa a palavra de Deus para nossos corações.

Hebreus 13:17  Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.

Respeite o Rosh, tenha palavras de incentivo, de reconhecimento, e ore por ele, porque é pela sua boca que temos ouvido a Deus. 

Nenhum comentário: