quinta-feira, maio 21, 2015

Reflexão para o dia: Yeshua, apressando Sua vinda!



At 1:6  Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

No post anterior nossa meditação foi acerca de Yeshua ser o Mashiach prometido, mas isso não significa que Ele fosse iniciar o seu reinado naquele momento, da forma como pensavam os seus discípulos, e por isso mesmo, concluí a meditação com o verso em que Ele mesmo disse: “o reino de Deus está dentro de vós”. 

Aqui podemos começar a compreender o conceito, muito abordado hoje, mas ignorado pelos mesmos que falam dele, por desconhecer o que significa Tikkun Olam. 
Quando o Mestre disse que o reino de Deus está dentro de nós, ele dizia com isso que nós temos a capacidade de vivermos como se já estivéssemos presenciando o Reino. Nossas atitudes mostram isso; porque o que é o Reino se não um período de paz e justiça sobre a Terra? 

É nosso dever conduzirmos nossa vida com retidão, justiça e em paz com todos. Pirkei Avot 4:21 fala que este mundo é como uma antesala do mundo futuro; devemos nos preparar nessa antesala para a entrada no palácio. Isso é nada mais, nada menos do que as palavras de Yeshua ao dizer que o reino está dentro de nós. Ou a gente vive isso hoje, justiça e paz, ou como queremos estar num reino assim? 
Outro texto de Pirkei Avot nos fala que devemos amar a paz, procurar pela paz, amar as pessoas e aproximá-las da Lei Divina (Avot 1:12) 
Você não pode criar sites de Tikkun Olam e postar lashon hará nele... Isso seria restaurar o mundo? Isso seria aproximar alguém da Lei Divina? 

A Lei também serve para quem tem gratidão, senão vejamos: Porque os israelitas trariam os dízimos aos levitas? Por ser um mandamento, diriam alguns. Mas não entendo assim, não tão simples assim. Eles traziam porque eram os sacerdotes levitas quem ofereciam os sacrificios por eles (trazendo a paz, depois de haverem pecado) eram os mesmos sacerdotes levitas quem julgavam as questões, de acordo com Dt 17:8-13; outro exemplo, quando o patriarca Abraão entregou o dizimo a Melquisedeque, por ocasião do encontro entre eles. 
Há outros conceitos dentro do judaísmo, por exemplo, como o fato de ter sido Arão quem feriu as águas do Nilo, transformando em sangue e não Moshê, por quê? Porque Moisés tinha gratidão por o rio Nilo ter sido parte no seu processo de salvação, quando ele lá foi colocado, nos dias em que faraó matava os meninos hebreus. 

E por falar em gratidão, ao voltarmos no texto de Lc 17:21, quando Yeshua falou do reino estar dentro de nós, é interessante observar que estas palavras vieram longo na sequência do fato de ele ter curado dez leprosos e apenas um ter regressado a agradecer. (Leia Lc 17:11-19)
É isso amigos, se tivermos gratidão por aqueles que nos apresentaram a salvação, que nos ensinaram a fé, seja por programa de tv, seja pelos programas da internet hoje, seja pelas pregações na kehilah ou ainda por conselhos e julgamentos, como citado em Dt 17, estaremos trazendo o reino de Deus pra dentro de nós. Ingratidão não combina com o reino de Deus.

Na carta de Shaul HaShaliach a Timóteo, ele diz: 
“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.” (2 Tm 3:1-5) 
Ele recomenda a fugir dos homens egoístas, avarentos (aqueles que mandam sonegar os dízimos, por exemplo) blasfemadores, desobedientes aos pais (pais também são aqueles que nos apresentaram a Torah) caluniadores (mentirosos) traidores, mais amigos dos prazeres (bebedices, glutonarias, festas...) do que de Deus e importante: TENDO FORMA DE PIEDADE, fingindo ser bonzinho. Foge destes.

Se queremos o reino dentro de nós, sejamos fiéis, gratos e assim, abreviaremos os dias até a chegada dos dias de Mashiach. 

Não, não foi naqueles dias que Ele restaurou o reino a Israel, mas desde aqueles dias, Ele nos deixou os ensinos, como bom Rabi que era, de que é necessário primeiro termos o reino dentro de nós e depois sim, na Sua vinda, o reino será sobre toda a Terra. Tenha o reino em ti, pratique justiça, seja grato e busque a paz sempre, pratique Tikkun Olam de verdade. Porque quem gasta seu tempo buscando dividir, buscando guerras e poder, não tem tempo para estudar a Torah. 

Nenhum comentário: