terça-feira, maio 19, 2015

Reflexão para o dia: Yeshua, o Mashiach prometido!



Jo 1:41  Este achou primeiro a seu irmão Simão e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).

Estamos a poucos dias de Shuavuot, onde celebramos a outorga da Torah ao povo de Israel, e nessa tão bela festa participamos de estudos durante toda a noite; isso é muito importante, porque à medida que o tempo passa, as pessoas têm se dedicado menos, encontrado menos tempo para estudar as Escrituras. Por isso mesmo acabam sendo levadas por todo “vento de doutrina” que aparece. 

Hoje há os que abandonam a crença em Yeshua, e mesmo tendo aprendido acerca dele por anos, acabam cedendo (acreditando que estão “evoluindo” no judaísmo) na esperança de ser aceito numa “sinagoga tradicional”. 

Não muito tempo atrás nosso povo era instruído num curso de profecias bíblicas, e essas profecias, e a própria Torah é quem nos apresentam o Mashiach. Quero citar aqui apenas um único exemplo. Na profecia das setenta semanas, em Daniel 9, os verso 24-26 dizem: “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e ungir o Santo dos santos. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos.  E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações.”

Sem querer me aprofundar muito na profecia, o texto mostra que desde a reconstrução de Jerusalém, do Templo, até o Mashiach se daria esse tempo de 69 semanas, 483 anos, e na sequência o santuário (Templo) e a cidade seriam destruidos pelo povo que viria. A destruição do Templo se deu no ano 70EC, e portanto, a profecia já se cumpriu, o Mashiach já veio (naquela época) e para quem estudou, fica complicado negar Yeshua.

Vamos dizer, hipoteticamente, que Yeshua não fosse o Mashiach das profecias, quem será? Quem será aquele que virá, quem será aquele que depois de sua morte, verá a cidade e o santuário ser destruído? 
Falando nisso, se ele não veio, então é preciso novamente reerguer o Templo, e ele ser novamente destruído (pela terceira vez), para que o Mashiach possa ser confirmado na profecia. Além disso, teríamos que esperar uma nova ordem para a cidade ser reconstruída. Mas a cidade já está lá, reerguida, ou não? Complicado né?

Negar Yeshua é negar as profecias, negar tudo aquilo que aprendemos, se é que um dia aprendemos! 

Para mim, continua a valer as palavras carregadas de empolgação na voz de André, que anunciava a seu irmão Simão: ACHAMOS O MESSIAS! ACHAMOS O MESSIAS!

É essa a esperança que devemos continuar a carregar e como o profeta Jeremias dizer: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Lm 3:21)

Sejamos como aquela mulher samaritana, que conversando com Yeshua, ao ouví-lo dizer que ele tinha água capaz de fazer brotar nela uma fonte de águas que jorra para a vida eterna, disse: “Senhor, dá me dessa água!” 
Ainda assim ela não tinha entendido que Ele era o Mashiach, e disse: “Eu sei que o Mashiach vem, e quando ele vier, nos anunciará tudo.” E ouviu como resposta: “Eu sou o Messias!”

Ainda que você não seja um completo entendedor das profecias, ainda que não sejas plenamente capaz de interpretá-las, que HaShem , em Sua infinita bondade e misericórdia nos permita de enxergarmos a Yeshua, o Messias prometido, e que tenhamos a mesma certeza de André ao dizermos: ACHAMOS O MESSIAS, e crermos que Ele ressuscitou dentre os mortos e nos dará o galardão da vitória, a todos que creem nele. Porque, como disse Shaul HaShaliach: “E, se Mashiach não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram no Mashiach estão perdidos.” (1 Co 15:17,18)

Não, não é vã  a nossa fé. Sim, cremos com fé completa que ele é o Messias prometido a Israel, e esperá-lo-emos a cada dia, até que finalmente ele venha instaurar o reino messiânico sobre a Terra; esse reino, que ele mesmo disse que está dentro  de nós. (Lc 17:21)

Esse é o espírito de Shavuot, da Torah entregue a nós, e trazendo com ela a esperança do reino de Mashiach. Sigamos firmes em Yeshua!

Nenhum comentário: