quinta-feira, maio 28, 2015

Reflexões para o Dia - morrer de desgosto não é bom!



Jó 21:23-25 - “Um morre em pleno vigor, despreocupado e tranqüilo, com seus baldes cheios de leite e fresca a medula dos seus ossos. Outro, ao contrário, morre na amargura do seu coração, não havendo provado do bem.”

Todo mundo já ouviu falar da história de Jó, que era rico, vivia tranquilamente servindo ao Eterno e, sendo tentado, sofreu  a perda de tudo, e no fim da vida o Eterno restituiu a tudo de maneira dobrada. Ele viveu intensamente sua fé e também sua miséria. Mas sua história nos ensina muitas coisas.
Nos últimos dias tenho observado o proceder de algumas pessoas e lamento pela vida delas. São pessoas amarguradas, infelizes, e Jó nos disse: “tem gente que morre tranquilo, viveu em paz; já outros, morrem na amargura, e não experimentaram o bem, a felicidade.”
E qual a motivação do infeliz? Tentar estragar a felicidade e a paz alheia. A pessoa não tenta mudar sua sorte, ser uma pessoa melhor, mas pelo contrário, tenta estragar a felicidade dos outros. Vou dar alguns exemplos:

• Você já viu gente que fica no facebook e toda vez que está só criticando alguem? Criticam o jogador de futebol, que ganha milhões pra chutar uma bola. Pra que? É o seu dinheiro? Acha absurdo, mas se for parar para pensar, aquele jogador ganha bem por causa do seu próprio talento, que queiramos nós ou não, é reconhecido por milhares de pessoas. E se não temos tal talento, ter inveja do salário dele é que não vai mudar nossa situação.
• Toda vez que começa o “Big Brother” ou uma novela, tem os críticos, que postam bobeiras como: Tem que tirar do ar, é só promiscuidade, é só baixaria... oras, se você não gosta do BBB, é só desligar a tv ou mudar de canal. Gente amargurada que fica criticando tudo. Assiste a novela só pra criticar no dia seguinte.

Da mesma forma, há pessoas que não gostam de nosso trabalho, da CINA, da prédica do Rosh Ezrah, Rosh Yishai, zaken Shelumiel, minha e de tantos outros. E daí? O que fazer? 
Primeiro que nem todo mundo vai gostar mesmo, nem é nossa intenção agradar todo mundo, mas a pessoa entra em nosso site, assiste a transmissão dos serviços, entra no chat e pra quê? Só pra maldizer? O que leva uma pessoa a assistir nossos programas só pra criticar? Só pode ser inveja, amargura e incapacidade de produzir algo positivo. 

O profeta Isaías diz: 
Is 5:20 - “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!”
A pessoa é bem assim: “ah! Eu assisto, critico, porque eu quero que as pessoas enxerguem a verdade!” Sério? 
Querer a mudança é sempre positivo, mas a mudança tem que partir de nós mesmos. Uma pessoa invejosa, que só critica os outros, só atrai pra junto de si outros murmuradores, críticos e invejosos. E quem os liderará? Se um tem inveja do outro, como podem imaginar estarem fazendo o certo? Acha bom ser amargo.

Uma situação ocorreu na Brit Chadashah, quando um certo Shimon (Simão) queria fazer o mesmo que os apóstolos, e ofereceu dinheiro pra ter os dons. Como resposta ele ouviu: 
At 8: 22-23 “Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração; pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniqüidade.

Amargurado de inveja, se deixou levar pela iniquidade. É simples assim. 

Nossa obrigação é de dizer não à Lashon Hará, a maledicência, à inveja, a pessoas que só sabem destruir, nunca construiram nada, e nos afastar desse tipo de gente. 
Pessoas assim só nos levam pra baixo, ninguém quer ser companheiro do maldizente, daquele que só enxerga o erro alheio.

Se você não gosta de novela, Big Brother, futebol, não assista; ignore... mas não fique maldizendo esse ou aquele que está ganhando seu dinheiro com aquilo. 
Se você não gosta da gente, por favor, não acesse nossos site, não viva pra nos criticar, não entre no chat de nossos programas pra falar besteiras. Faça uma coisa melhor, construa sua vida, faça algo de util pela sociedade e por ti mesmo. 
Quem sabe se você fizer algo melhor, as pessoas possam olhar, ver boas coisas em você e se unir a ti. Mas unir pra fazer o bem, é isso o que vale. 

E só pra retornar ao texto de Jó: “não morra na amargura de seu coração, sem ter provado o bem”, experimente ser bom, tratar bem as pessoas, olhar as virtudes, não atacar os defeitos. Fazendo assim, você será capaz de fazer seu próprio TIKKUN OLAM! E restaurar o mundo. Não se restaura o mundo atacando pessoas. 
Sejamos todos do bem!

Nenhum comentário: