quinta-feira, setembro 11, 2014

Reflexões para o dia: Você se lembra?



“Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.” (Js 6:17)

Rosh HaShanah chegando, e sempre lembro que ano novo é tempo de renovar aliança com D-us e buscarmos aprimorar nossos relacionamentos. 
Uma das coisas que mais aprecio nas pessoas é a capacidade de cumprir com a palavra. Não me refiro exclusivamente aos “votos” que fazemos diante do Eterno, mas a promessas que fazemos rotineiramente às pessoas. Algumas delas são simples, outras mais profundas, mas o que importa é o fato de prometermos algo a alguém e cumprirmos. Por exemplo:
- Prometo que não vou me atrasar, tal hora vou estar lá!
- Vou te enviar aquilo que me pediu ainda essa semana!
- Nos vemos no shacharit então esse shabat!
- prometo que vou consertar tal coisa amanhã.

Acontece que pra muita gente as promessas são como palavras de político. Depois que passa a eleição, não lembro mais e o eleitor logo vai esquecer. Isso dá uma raiva né? Pois é! Já pensou se na Palavra de D-us as coisas fossem assim também? 

O livro de Josué, capítulo 2, nos traz esse relato muito interessante. Ele enviara dois espias até a cidade de Jericó. Acontece que esses dois foram vistos, e o rei de Jericó saiu em busca deles. Uma mulher hospedeira, chamada Raabe, acolheu os dois, mesmo sabendo que ela corria riscos com isso. E a bíblia diz:
“Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo  de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.  Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.” (Js 2:12-14) 
Na hora da necessidade, prometemos muita coisa... qundo estamos doentes, prometemos que vamos cuidar da saúde, que vamos praticar exercícios, etc... quando estamos necessitados de dinheiro, prometemos aos que nos ajudam que vamos pagar tudo, que nunca mais vamos nos meter em dívidas, e por aí vai... e esses espias prometeram não destruir a família de Raabe. 

Mais tarde, quando Israel cercou a cidade de Jericó, e estava para destruí-la, era chegada a hora de Josué e os dois espias cumprirem com o que foi prometido.
“Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.”(Js 6:17) 
“Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe jurastes. Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel. Porém a cidade e tudo quanto havia nela, queimaram-no; tão-somente a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro deram para o tesouro da Casa do SENHOR. Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.”(Js 6:22-25)

O relato termina com o verso (27) que diz: “Assim, era o Senhor com Josué, e corria a sua fama por toda a terra.” 

Quando cumprimos com o que prometemos, honramos nossa palavra, o Eterno nos abençoa. Israel poderia ter destruido tudo, acabado com Jericó e com a família de Raabe, mas como  esses homens iriam dormir com tamanho peso na consciência? 

Deixe sua consciência leve, cumpra aquilo que prometeu, seja à sua esposa, seus filhos, amigos, ou àqueles que um dia, como Raabe, lhes foram amigos e úteis. Não importa se agora já não te servem mais, o que vale é que um dia essas pessoas podem ter lhe ajudado e você se comprometeu em algo. 
Que tenhamos o mérito de, em nossa vida, não sermos comparados a maus políticos, que prometem e não cumprem.

Que o Eterno nos dê noites tranquilas de sono, e uma cosciência livre de que não somos devedores de favores a ninguém, porquanto tudo que prometemos, temos cumprido. Que o ano novo nos traga uma boa memória para lembrarmos de cumprir nossas promessas. 

Nenhum comentário: