sexta-feira, setembro 05, 2014

Reflexões para o dia. Cuidador do meu irmão



“E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” (Gn 4:9)

Outra reflexão de Elul reside no fato de que nos preparamos para o Yom Kupur, o dia do Perdão, e nesses quarenta dias, devemos repensar a maneira como olhamos para o nosso irmão, para o próximo. 
A sociedade está doente, completamente perdida (é bom escolher bem em quem vamos votar agora em outubro). Os direitos têm sido subvertidos, a imagem da família “tradicional” tem sido atacada, e parece que o certo está virando em errado. Perderam-se os parâmetros para uma sociedade justa e respeitosa, e muito disso veio em função de todos estarmos mais individualistas. O que vale é eu me dar bem, não aceito que outros tenham mais direitos, que outros possam viver melhor e também não aceito ser criticado, aconselhado, corrigido. Que lamentável!

Ontem falava com um amigo pela internet e ele me dizia que sua filha, já adulta, sofreu uma tentativa de estupro, a menos de cem metros de sua casa, em plena luz do dia, numa cidade do interior do Rio Grande do Sul. O policial da cidade disse que isso estava virando coisa corriqueira e que a maioria das mulheres (quando escapam) já nem denuncia mais. Absurdo!
Aí o noticiário aqui em Curitiba mostrou que ontem um aluno do nono ano do ensino fundamental simplesmente esfaqueou por oito vezes a professora de inglês, no fim da aula, em pleno colégio. Esfaqueou por quê? Porque ela teria dito que ele era um aluno indisciplinado. O tal aluno tem 15 aninhos. Pego pela polícia, o criminoso disse que não se arrependeu porque ele estava no direito dele, estava certo. Como assim? Mata uma professora e acha que está certo?

Porquê estou relatando esses crimes horríveis? Porque isso está acontecendo bem pertinho de nós. E estamos desprevinidos, desatentos. Não estamos cuidando de nossos irmãos, de nós mesmos, de nossos filhos, como deveríamos. Digite no youtube, no google, por exemplo, briga de adolescentes na escola, e vai aparecer uma infinidade de videos, matérias sobre isso. 

Há dias atrás meu filho Ariel chegou em casa, vindo da escola, e a gente conversando, ele fala que no dia seguinte um menino da sala dele disse que iria brigar com ele. Estava “combinada” a briga. Com 8 anos? Não deu outra, a minha esposa foi à escola, conversou com a pedagoga, professora e providências foram tomadas. 
No ano passado, o meu primogênito, foi ameaçado na escola, muito em função de ser um aluno quieto, de boas notas e bom comportamento. Um aluno mandou recado dizendo que iriam fazer com ele como fizeram no holocausto (sabiam que somos judeus). Como assim? Não deu outra, fui na escola, gravei a conversa que tive com a pedagoga, e ela me dizia: “ah pai, isso é coisa de adolescente, não se preocupe.” Fiquei irado! Adolescente, briguinha comum? Falei que já havia conversado com nosso advogado, que isso não era “coisa de adolescente”, e que se não fossem tomadas providências, eu iria à justiça e processaria a escola, os pais do tal garoto, pois isso era um crime gravíssimo. Depois disso, o aluno foi chamado, os pais dele, e a coisa se aquietou. 

Dias atrás eu estava assistindo a enésima vez o filme: “A Corrente do Bem” e no fim, o bom menino foi esfaqueado na escola e morreu. Triste, é só um filme, você pode pensar... mas está acontecendo, e cada vez mais perto de você.

Cuide, proteja bem quem você ama. Leve seu filho à escola, espere até que ele entre. Se seu filho tiver qualquer mudança repentina de comportamento, ficar quieto demais, não querer mais ir à escola, inventar desculpas, pergunte, investigue... e eduque seus filhos para que eles possam ser bons exemplos onde passarem. 
O mesmo vale para sua esposa. Ela vai sair de casa? Vai no shopping? Proteja-a, se possível, leve-a, procure informações a respeito de lugares... mantenha sua familia em segurança. 
Não sejamos como Caim, sejamos sim, guardadores de nossos irmãos, filhos, esposa, pais, amigos... “porquanto os dias são maus.”

Se você quiser ver a notícia, clique no link abaixo:

Nenhum comentário: