segunda-feira, setembro 08, 2014

Reflexões para o dia: 7 bilhões de possibilidades



“Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Sl 1:6)

Elul é sempre tempo de reconciliação, de arrependimento, na busca por um coração em paz. Devemos chegar ao fim desse mês, e ter a consciência limpa: “fiz tudo que eu podia pra procurar a paz com as pessoas.” Depois disso, é seguir em frente. 

 Há muitos anos atrás eu lia um livro sobre o ministério pastoral e lá dizia uma verdade. O líder religioso gasta 80% de seu tempo cuidando de 20% das pessoas (os problemáticos, encrenqueiros) e gasta os outros 20% do tempo com os 80% restantes das pessoas (as boas pessoas). Ao longo dos últimos 14 anos tenho percebido essa realidade triste. E o pior é que não é apenas com os líderes religiosos, é com todos nós. 

Dê uma olhada à sua volta, perceba quantas pessoas gostam de você, são teus amigos, admiradores, e prezam pela sua companhia. É bem capaz de você se surpreender positivamente. Mas por outro lado, você, eu, teimamos em buscar uma aproximação, ou reaproximação, com quem não gosta da gente. Que bobagem! Parece que temos um prazer em sermos masoquistas... 

Observe seu facebook, quantos amigos você tem? Qual você realmente se importa em procurar ver a linha do tempo, em acompanhar as postagens? Na maioria das vezes, as pessoas vão buscar acompanhar os perfis justamente de pessoas erradas. O facebook, a vida real, virou um lugar de trocas de indiretas, e não de palavras de respeito e amizades. É sempre: “você viu o que o fulano postou? pra quem será que ele mandou aquela indireta?” 

Em Lucas 10, Yeshua deu a missão aos talmidim, e dizia a respeito disso (não perca tempo com quem não merece), veja:
“E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.” (Lc 10:5,6)

Sabe diferenciar um filho da paz de um filho das trevas? A diferença está na receptividade positiva, um filho da paz, sempre receberá a sua paz, estará em paz com todos, e um filho das trevas, é exatamente o contrário, não aceitará trégua, não quer ter paz contigo. Yeshua de certa forma disse: “proponha a paz, se ele não aceitar, ela volta pra você.” E se a pessoa não te recebe, o que você deve fazer? “sacode até o pó desse lugar” E Ele mesmo disse: “haverá mais tolerância naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade (ou pessoa)”.

Noutra passagem (Mt 18), ele fala de você procurar sim a pessoa com a qual você tem problemas, uma, duas ou três vezes, mas se ela não mudar, considere-a como gentio e publicano, ou seja: DESAPEGA, DESAPEGA... 

Tempos atrás uma pessoa criticou meu blog, falou um tanto de besteiras, e depois eu fiquei a pensar: “oras, o blog é meu, eu procuro escrever palavras positivas, conselhos, palavras de respeito a meus amigos; entra quem quer, não obrigo ninguém a ler... aí vem um cidadão, e fica criticando? Ou gosta muito de mim ou morre de inveja!” Há duas opções, ou eu me volto contra a pessoa e respondo na mesma moeda, ou eu gasto meu tempo continuando a postar minhas reflexões para os muitos amigos que lêem, curtem e compartilham comigo dos mesmos ideais. Decidi continuar a compartilhar, pois sei de várias pessoas que acompanham, e algumas delas elogiam. 

Não precisamos de posições de destaque, não precisamos  estar em evidência, e não precisamos também ficar preocupados com quem não gosta de nós. Em Elul, você sente que já foi atrás, já fez o que era preciso? Então, desapega amigo!  
Gaste seu tempo com pessoas de bem, ofereça sua paz a pessoas de paz, e você vai descobrir um mundo mais colorido e alegre. Sempre haverá pessoas que enxergarão o mundo cinzento, em preto e branco (não me refiro aos daltônicos) e essas pessoas farão de tudo pra te convencer de que o mundo é cinza. Agora, acreditar, carregar-se de negatividade, depende só de você. 

Quer um mundo cinza? continue gastando seu tempo com gente que não vale a pena. Quer um mundo cheio de cores e infinitas possibilidades boas? Invista em pessoas de bem. 

Uma dica final: segundo as estatísticas, o mundo tem mais de sete bilhões de pessoas; só no Brasil, são mais de duzentos milhões de habitantes... Desejo-lhes que tenham um mundo colorido.

Nenhum comentário: