quarta-feira, julho 09, 2014

Reflexões para o dia. Teu povo, meu povo (Parte 3)? "Leman achai Vereai..."



“Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12:3)

Seria impossível não falar da Copa do Mundo hoje não é mesmo? Pois é, Brasil finalmente eliminado, e que bom, mas falarei sobre isso amanhã, porque hoje temos coisas mais importantes acontecendo...

A situação em Israel tem se agravado a cada dia e infelizmente não vejo que as pessoas se preocupam com isso, tanto quanto sete gols causam tristeza e revolta. 
A Torah diz: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem”. Palavras do Eterno falando a Avraham, mas vejamos, quem são os descendentes de Avraham? Ishmael e Itschak. 
Em Gn 16 temos a situação “profetizada”, quando Agar, serva de Sarai, foi dada por mulher ao patriarca, para que se cumprisse a promessa de que ele seria pai de uma grande nação. Agar, ficando grávida, menosprezou sua senhora Sarai. Acabou  fugindo, e o Anjo do Senhor disse a ela: “Torma-te para tua senhora e humilha-te debaixo de suas mãos”E disse mais: “Seu filho será chamado Ishmael (Deus ouve) e ele será homem bravo; sua mão será contra todos e a mão de todos contra ele...”
Depois, Itschak, o filho da promessa (Gn 17:19; Rm 9:7) também foi pai de Esaú e Jacob, pelo qual nasceu o povo de Israel. 

Em primeiro lugar, cabe salientar que não existe um “povo palestino”, e são árabes, expulsos da Jordânia, mas árabes, e há mais de uma dezena de países árabes em torno de Israel, países estes que poderiam acolher tranquilamente “seus irmãos” se o quisessem; mas não, expressam a necessidade de aniquilar a Israel. A felicidade deles depende da aniquilação de Israel, e não de um espaço de terra que possa ser chamado de sua pátria. 

Já estivemos muitas vezes em Israel e sabemos que sempre houveram ataques de Gaza na direção de Israel. De vez em quando, do nada, vinha uma pedrada, um míssel, e uma cutucada imbecil. (Claro que a mídia não mostra) Mas e quando essa situação começou a se agravar?

Em abril desse ano, o presidente Palestino (que nem sequer é um país, e como podem ter presidente se não existe país?) Mahmoud  Abbas, que pertence a uma facção chamada Fattah fez um acordo de paz com a outra facção, chamada Hamas, só que o Hamas é visto por Israel e pelo mundo não como um partido político, mas uma organização terrorista. 
Mesmo alertado por Israel, o acordo foi feito, e então as negociações por um processo de paz, que já eram frágeis, ruiram de vez, pois como Israel iria negociar paz com um partido que se associa com um grupo terrorista cujo único objetivo é destruir Israel? 

Nessa pausa do processo de paz, o Hamas ganhou força, obviamente, e como já dominava a faixa de Gaza, tenta estender seus tentáculos na direção da Cisjordânia, e até que chegamos ao dia 12 de junho de 2014. 

12 de junho não foi importante por ser o dia dos namorados, mas porque nessa data foram sequestrados os três jovens judeus, estudantes de uma Yeshiva em Hebrom. A partir daí Eyal, Gilat e Naftali se tornaram um símbolo para o povo judeu, e toda a nação se mobilizou na busca pelos três, com a campanha #Bring Back Our Boys. A esperança uniu ainda mais os judeus do mundo todo, na ansiedade de reencontrá-los com vida. 
Israel acusou o Hamas de serem os culpados... e mesmo dizendo-se inocentes, o Hamas e a faixa de Gaza toda, festejavam o sequestro, com fogos de artifício, bolos e alegria total (quem festeja um sequestro de jovens inocentes???) 
Para a tristeza de todos os judeus, os jovens foram encontrados mortos, queimados, na mesma região de Hebrom, justamente num terreno que pertencia à família de um dos palestinos acusados por Israel. Isso ocorreu no fim de junho. O sepultamento dos três causou uma comoção nacional, com milhares de judeus presentes. 

Claro, com tamanha dor, isso causa-nos uma revolta. O revide veio com o assassinato de um jovem palestino em Jerusalém... e isso bastou para que o Hamas quisesse “vingança”, mas como assim, vingança, se quem matou TRÊS jovens inocentes foram eles? 

Aí chegamos ao que estamos vivenciando hoje... mísseis foram lançados, Israel intercepta, mas revida, e isso causa no noticiário internacional mais notícias anti-semitas, dizendo que Israel foi desproporcional, etc... e dá força ao Hamas, que lança mísseis maiores e mais potentes. (Até dias atrás os mísseis do Hamas tinham alcance de cerca de 40 km, hoje atingem faixas de até 100 km de distância) 
Israel convocou mais de 40 mil reservistas, e planeja invasão terrestre. O Hamas diz que a partir de agora qualquer alvo em Israel se torna legítimo para eles... e milhões de israelenses inocentes são obrigados a se refugiarem em abrigos anti-misseis. 

Amigos, não se iludam, a coisa está séria, grave! Sirenes são soadas em Jerusalém e Tel Aviv, anunciando que mísseis estão vindo nessa direção e o povo é orientado a se esconder em abrigos. 

Até onde vai? Não sei, mas é bom ficarmos atentos, afinal Israel é nosso povo, e “teu povo é meu povo”. 
Nada vai melhorar se “Agar não se humilhar diante de Sara” se Ishmael não reconhecer que Itschak é o filho da promessa e Deus está com Israel. 

“Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos aqueles que te amam. Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios. Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: haja paz em ti! Por amor da Casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o teu bem.” (Sl 122:6-9)


*** A imagem que usei é de um link de um canal pelo qual tenho acompanhado as noticias 24 horas de Israel. O canal é de lá, então não tem distorção de noticias...  o link é:
 http://www.i24news.tv/en/tv/live

Nenhum comentário: