segunda-feira, julho 21, 2014

Reflexões para o dia: A que nível chegamos?




“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.” (Rm 13:1)

Hoje pela manhã, ainda aqui em Brasilia/DF tive a oportunidade de acompanhar uma cerimônia militar na Base Aérea, com formatura e honrarias, etc... muito interessante. Em conversa com meu primo (Tenente da FAB) falávamos acerca da nossa atual sociedade e sua decadência. Você certamente já se questionou, diante de uma noticia na tv ou um fato que presencie: “A que nivel chegamos em nossa sociedade? O que nos fez chegar a isso?” 
Dizem que o rompimento de uma grande represa começa com um pequeno vazamento e na sociedade ocorre algo similar... uma pequena desobediência aqui, outra ali, em que é tolerado o erro e permitido que o infrator saia sem sofrer qualquer consequência é o vazamento das leis da convivência em sociedade.

Não muito tempo atrás, nenhuma criança chamava os pais de “você” pois isso era grande desrespeito. Hoje, filhos mandam e agridem os pais. 

Voltando a cerimônia, meu primo Tiago, devidamente fardado, cantava o hino da Força Aérea, prestava continência diante de seus superiores, e todos se voltavam à bandeira nacional. Uns podem dizer: “isso é besteira”, mas no respeito à hierarquia, nossa sociedade se fortalece. Onde não há esse respeito, só vemos a degradação. 
Vejamos por exemplo o que ocorre nas escolas hoje e o que ocorria ontem: 
- Quando fiz meu primeiro grau, lá na década de oitenta, os alunos se levantavam quando o professor entrava na sala de aula, em reverência. (Esse é um principio judaico, que consta na bíblia, e é respeitado até hoje) Semanalmente, todos cantavam o hino nacional brasileiro, enfileirados e respeitosamente. 
- Hoje, jovens queimam a bandeira nacional (isso é considerado crime) em plena praça pública. Cantam o hino nacional em manifestações, ao mesmo tempo em que destroem patrimônio público. Professores? São os primeiros a serem desrespeitados. antes admirados, hoje, apanham de alunos de quinta-serie; de maneira absurda, os jovens não podem ser punidos, e se o forem, os professores sofrerão a furia dos pais desses adolescentes. E a sociedade se degrada dia após dia.

O respeito às autoridades e regras da sociedade em geral é fundamental para criarmos uma geração saudável e quem sabe restaurarmos bons parâmetros de conduta moral e cívica às futuras gerações. Militares, policiais, e principalmente professores devem ser dignos de todo o respeito por nosso povo. Quem sabe assim encontremos o caminho de volta para sermos um povo de bem... Enquanto os “direitos humanos” e a sociedade favorecerem os maus, os cidadãos de bem sofrerão. 

Era isso que o apóstolo Paulo dizia, em sua carta aos Romanos. Ao dizer que foi o próprio Deus quem instituiu e permitiu as autoridades, ele dá o peso de Deus sobre isso. Dizer que é religioso, mas desrespeitar um professor, é ser um hipócrita. Falar-se como obreiro, pastor, ou qualquer coisa e não respeitar seus superiores é pura hipocrisia religiosa. Por isso mesmo Paulo dizia: “De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.” (Rm 13:2-4) 

E ele conclui esse ensinamento ao dizer que não devemos fazer tais coisas, respeitar apenas porque somos “obrigados a isso” mas por consciência de isso é o certo. 

Façamos o que é certo. Diante de um policial, não o desrespeite, mas mostre-lhe que respeita sua autoridade. Diante de um professor, não o trate com soberba, mas o reverencie, fique em pé diante de sua sabedoria, pois isso também é Torah. Caso contrário, continuaremos a dizer: “A que nível chegamos? Onde foi que erramos?” Aja corretamente e tenha o respeito de Deus por isso.

Nenhum comentário: