quarta-feira, julho 16, 2014

Reflexões para o dia. Aerodromofobia



“Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!” (Mt 14:30)

Amanhã estarei viajando pra Brasília. De Curitiba a São Paulo irei de ônibus, e de lá a Brasília, de avião. Hoje, enquanto vinha de carro trabalhar, estava refletindo sobre essa questão de viagens. 
Infelizmente o mundo, apesar de estar encurtando distâncias, não é pequeno o suficiente para eliminar as viagens, sejam de carro, ônibus, navio ou avião. Mas o que isso tem a ver? 
Minha mente é muito fértil e um pensamento vai puxando outro e daí me lembrei de quantas pessoas já se recusaram a ir a Israel porque tem medo de andar de avião. O medo superou a vontade de conhecer a Terra Santa. 
Aerodromofobia é o termo usado para se referir a uma pessoa que tem medo de voar, de viagem aéreas. Eu tenho mais medo dessa palavra do que de andar de avião. Isso não significa que eu não tenha medo de viajar... mas a questão é: “até onde o medo vai nos impedir de conseguir coisas boas? De alcançar aquilo que almejamos?”

Não posso falar muito pelos outros, embora as pessoas tendam a diminuir o medo alheio, menosprezando e afirmando que é besteira. Já vi pessoas com medo de mudar de emprego, medo de barata, medo de rato, medo de andar de escada rolante, medo de elevador, enfim, há uma infinidade de fobias, mas ou decidimos vencê-las ou elas nos vencerão. 

Apesar de já ter voado muitas vezes, sempre tenho um receio, fico tenso, mas penso: “já comprei a passagem, agora não vou perder o dinheiro, então vou subir e vai dar tudo certo”.  Lembro-me até hoje da minha primeira viagem de avião, quando ganhei uma promoção e fui para o Rio de Janeiro. A expectativa era maior do que o medo. Foi ótimo! Depois, fui para o México duas vezes, Israel várias, e Nova York, quando vivi pela primeira vez a experiência de uma turbulência forte durante o vôo, quando o avião chacoalhava todo. Ao meu lado estava Rosh Ezrah, também com medo, e um pouco atrás de nós tinha  um menino todo alegrinho, falando que era igual montanha russa. A raiva que senti me ajudou a superar o pavor naquela hora. Enfim, hoje penso, e se eu não tivesse embarcado naquele avião da primeira vez, há 15 anos atrás? Quanta coisa boa teria perdido!!!

A primeira vez que a palavra medo aparece na Bíblia é quando Adam, com medo, se escondeu de Deus, depois de haver pecado. Não adianta nos escondermos, Deus vê nosso pecado, então não adianta ter medo, é melhor pagar o preço dos nossos erros. Mas há outros tipos de medo. 
Toda vez que estou em Israel, e visitamos o Mar da Galiléia, lembro-me que Pedro andou sobre as águas naquele lugar. 
Tudo aconteceu quando Yeshua acabara de fazer a multiplicação dos pães e peixes, e depois de alimentar uma multidão, os discípulos entraram no barco e começaram a navegar, e depois, já no meio do mar, de noite, Yeshua lhes aparece, caminhando sobre as águas e Pedro diz: “Se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.” E ouviu como resposta: “VEM!” E ele foi, só que aí o medo de afundar o venceu, e ele grita: “Salva-me Senhor!”

Na vida é assim; o medo nos impede de grandes conquistas. 
Imagine-se no lugar do patriarca Abraão, com 75 anos de idade e Deus o manda sair de onde vivia e ir para um lugar desconhecido... Você iria? Ele foi! 
Imagine-se no lugar de Davi, quando se apresentou para lutar com Golias. Todos os valentes de Israel estavam com medo, e ele foi, e com cinco pedrinhas derrotou um gigante. Você iria? Ele foi!
Agora imagine-se andando sobre as águas! Você iria? 

A vida é cheia de oportunidades, e podemos sim conquistar nossos objetivos, alcançar nossos sonhos. Quem foi que disse que você não pode? Você mesmo?

Se o teu sonho é ir a Israel, você pode! (Mesmo nesse momento triste de conflito por lá, eu preferiria estar em Jerusalém do que em qualquer outro lugar do mundo) A propósito, estou organizando a caravana só para mulheres, em outubro do ano que vem e sim, você consegue ir, consegue pagar... só precisa acreditar e se esforçar. 

Se teu sonho é mudar de cidade, de emprego, dirigir, pilotar uma moto, pular de paraquedas, casar, ter filhos, voar, andar sobre as águas, sim, você pode! O primeiro passo para qualquer sonho é acreditar, e o segundo é vencer os medos. 

A cada viagem deixo minha aerodromofobia pra trás em busca de algo melhor adiante... Deixe sua fobia de lado e prepare-se para voar, ou andar sobre as águas. 

HaShem Yevarech!

Nenhum comentário: