quinta-feira, junho 26, 2014

Reflexões para o dia. Sobre filmes, Quasímodos e vigiar




1 Sm 16:7 “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” 

A televisão exerce uma grande influência sobre a vida das pessoas. Uns gostam de assistir noticiários, outros esportes, outros filmes, séries e outras novelas. Confesso que de vez em quando fico perdido quando pessoas comentam sobre determinados programas, parece que estão falando de outra língua; isso é algo natural (no post passado falei que cada um tem suas opiniões, gostos e é necessário respeito ao próximo)
Por falar em respeito ao próximo, nas últimas duas noites assisti dois filmes; um, chamado “O Pacto” passou ontem na globo, sobre o que falarei depois, mas na terça assisti um desenho antigo chamado “O Corcunda de Notre Dame”. Hostória famosa, velha, mas minha esposa comentava: “esse filme é triste” ao ver o Quasímodo (o tal corcunda, que é bem feio de aparência) ser maltratado, motivo de zombaria, apenas por causa de sua aparência. 
Engraçado como são as coisas; dias atrás vi no noticiário sobre uma jovem que foi surrada na escola “porque era bonita demais” e as outras, idiotas enciumadas, queriam deixá-la feia. 

Não é de se espantar que até mesmo o profeta Samuel tenha se deixado levar pela aparência para escolher o futuro rei de Israel. E foi repreendido pelo Eterno, que disse: “não atentes para a sua aparência”... porque o Senhor não vê como o homem vê; o homem vê o exterior, mas Deus vê o coração.
Claro que a beleza nos atrai, ninguém namora, casa com alguém que considere “feio”. Dizer que não é assim é hipocrisia, mas, voltando ao desenho, foi interessante ver a linda Esmeralda se desculpando com o Quasímodo por achar que ele estava usando uma máscara e por tê-lo exposto diante de todo o povo.  O restante da estória é irrelevante agora (assista o desenho) mas é legal ver quando alguém reconhece que errou ao julgar o outro pela aparência, e é capaz de se desculpar por isso. Esmeralda acabou se tornando amiga do corcunda. 
Pode ser que no futuro esse “feio corcunda” venha a ser nosso grande amigo, mas isso só vai acontecer se deixarmos de julgar as pessoas pelo exterior, aparência física, roupa, carro, e passarmos a enxergar o coração. Porque sim, seria bom se passássemos a enxergar as pessoas da forma como Deus as vê. Isso é uma questão evitar julgamentos precipitados, questão de vigiar. 

E por falar em vigiar, é aí que entra o outro filme: “O Pacto”, esse já um filme mais adulto, um thriller de ação e suspense em que um casal normal como outro qualquer passa por uma situação traumatizante, quando a mulher é violentada e, no hospital, seu marido recebe uma proposta: “nós damos um jeito no cara que fez isso, e você fica nos devendo alguns favores...”
Na vida todos passamos por momentos em que nos sentimos aflitos, as vezes desamparados, as vezes sob pressão...  e é justamente nessas horas que nos chegam as tais “propostas irrecusáveis”. 
Cada um tem seu momento e sua situação, mas pode ser, por exemplo, quando você está desempregado, precisando de dinheiro e aparece a “proposta irrecusável” de um emprego ilícito, ou que que obriga a transgredir o shabat, ou talvez um casal, que passa por um momento de crise, e alguém vem com um elogio à mulher, dizendo coisas como “seu marido não te valoriza, você é linda...” ou vice-versa. Pode ser para um jovem com problemas em determinada matéria na escola, e alguém aparece com as respostas das perguntas que cairão na prova, etc... ou, como no caso do filme, uma oportunidade de vingança, sem que você se comprometa.

A Bíblia diz: “Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá posteridade. Quanto aos transgressores, serão, à uma, destruídos; a descendência dos ímpios será exterminada.” (Sl 37:37,38)

Integridade, palavra que deriva íntegro, algo completo, integral. Quando não vigiamos e caímos nessas “astutas ciladas do inimigo” deixamos de ser “íntegros” e teremos que passar pelo doloroso processo de reconstrução de nosso caráter, aceitar que cometemos um erro e precisamos corrigir. 

Portanto amigos, simples filmes podem nos trazer grandes lições, se buscarmos aprender nos pequenos detalhes e procurarmos refletir acerca das situações da vida. 
Seja esperto, atento, vigie mais; momentos difíceis todos teremos, e propostas irrecusáveis também, mas mesmo propostas irrecusáveis podem ser recusadas por um bem maior, algo que realmente valha a pena: nossa integridade moral. E para termos integridade moral também é necessário não julgar apenas por aparência... embora seja difícil, que busquemos a capacidade de ver além do exterior, além do superficial, e de vermos o coração. 

Nenhum comentário: