quarta-feira, janeiro 28, 2015

Reflexões para o dia: Bem na minha testa



Dt 6:8 - Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.

A parashah de Bo, que foi estudada no último final de semana é concluída em Êx 13:16, que diz: “E será por sinal sobre tua mão e por frontais entre os teus olhos; porque o SENHOR nos tirou do Egito com mão forte.” 
Esse é um dos textos que lemos e meditamos quando, ao rezarmos pela manhã, colocamos nosso tefilin. O tefilin, pode-se dizer, é parte da indumentária de todo judeu devoto. 
Aquela caixinha que colocamos primeiramente em nosso braço, próximo ao coração, e damos sete voltas apertadas até chegarmos à nossa mão, onde com o couro fazemos a letra shin (de SHADAI) e depois colocamos em nossa testa, entre os olhos, pode parecer à primeira vista, apenas um utensílio a mais. Isso aos olhos dos desavisados, mas para quem já teve a oportunidade de utilizar o tefilin, sabe que rezar com ele faz uma grande diferença.
Ao entrelaçarmos por três vezes aquela fita de couro no nosso dedo médio, fazemos menção do texto de Os 2: 19,20 “E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás o SENHOR.” Isso nos remete a uma simbologia da aliança que temos com o Criador (ou Ele conosco) e nos conecta de uma maneira muito íntima com o Eterno.
Colocamos a tefilah da mão primeiro porque são nossos atos que precedem nossa espiritualidade. Lembre-se de êxodo 24, que diz: “faremos e entenderemos” e só quem cumpre a mitsvah de usar tefilin vai entender.

Quando colocamos a tefilah da testa, as duas fitas de couro a ela conectadas, descem por todo nosso corpo, simbolizando a influência de nossa mente, que desce e controla o corpo todo. Nossa mente, quando conectada com o espiritual, controla o corpo e o guia por caminhos de justiça e retidão.

Enfim, são muitos e você pode encontrar vários outros significados do uso do tefilin, só não pode é ignorar o fato de que usar tefilin é um mandamento. 

Quando vamos à Israel, na entrada do Kotel há sempre um grupo de homens que lá estão com alguns tefilin e se você quiser, eles te ensinam a usar. Fazem isso porque entendem que um judeu religioso deve incentivar os outros judeus a se aproximarem do Eterno, e colocar tefilin é cumprir uma mitsvah e te conecta com o Criador. Então, você vai lá, pede, e eles colocam, ensinam e daí te mandam chegar no Kotel e rezar o Shemah Yisrael. Isso também é feito em alguns outros lugares nas ruas de Jerusalém, Tel Aviv e outras cidades (sempre vai ter alguém pra te incentivar a rezar)

Num dos dvds que eu e o Rosh Ezrah gravamos em Israel nós fizemos uma matéria sobre a colocação do tefilin. No video, gravado no Kotel, quem ensina e fala é um desses judeus devotos que ajuda pessoas a cumprir a mistvah. (O dvd chama-se Aprender em Israel)

Não faço esse texto pra que você se anime a ir a Israel comigo, nem tampouco para que me procure querendo comprar um tefilin, mas para que você, homem, se inspire a rezar mais, a se aproximar do Criador. 

O tefilin é usado costumeiramente durante os dias da semana, mas no shabat ele não é usado, e talvez por isso mesmo nem todos os homens o utilizem ou possuem. Rezar não é um ato de shabat, é um ato diário, e tem que fazer parte de nossa rotina tanto quanto tomar café da manhã, almoçar ou jantar. O tefilin não é usado para outras pessoas verem como você é devoto, portanto, você pode usá-lo no seu próprio quarto, ao rezar pela manhã, ou se reunir com outros nove homens e no miniam matinal rezarem juntos um shacharit. 
Ao retirar seu tefilin, você irá perceber que as marcas ainda estarão em seu braço, num lembrete de que a reza terminou, mas a sua conexão com o Eterno deve permanecer. 

Se possível, quando receber amigos judeus, ou estiver com homens judeus que nunca tiveram a oportunidade de usá-lo, ofereça, ensine como usar e dê a eles a oportunidade de cumprir a mitsvah; isso será bom para ele e também redundará em bênção a você por aproximar mais alguém do Eterno.

Por fim, concluo com uma frase que tenho meditado sempre antes de rezar, já que temos a vida corrida diária e por vezes a oração parece ser automática:
Antes da reza eu rezo para que, durante a reza, eu possa de fato rezar. (Rabi Chaim de Tsanz)
Faça de sua oração um momento único e especial, de conexão com o teu Criador, e coloque um tefilin na testa.

*** As fotos desta postagem foram feitas em nossa última viagem a Israel, em dezembro de 2014, com os amigos Nilder Pousa e Avraham Dipp.

Nenhum comentário: