terça-feira, janeiro 27, 2015

Reflexões para o dia: O poder da unidade



Gn 11:1,6 - Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar....e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.

Já há alguns dias venho pensando sobre a importância da unidade e toda vez que penso a respeito lembro-me de uma antiga prédica do Rosh Yishai num congresso, falando sobre a unidade, e mencionando esse texto de Gn 11, que fala sobre a Torre de Babel. 
Muito embora a intenção naquele contexto fosse negativa, em que os homens quisessem atingir o céu, tornando célebres seus próprios nomes, a idéia da união é algo que D-us viu como muito poderosa, e que onde há união, não há restrição, limites para os objetivos a serem alcançados. 
O próprio midrash diz que na criação, o único dia onde o Eterno não disse que era bom, foi porque naquele dia ele criou a separação, de acordo com Gênesis 1.

Todas as vezes que o povo de Israel lutou unido, saiu vencedor, e quando os homens se dividiam, o povo enfraquecia e assim o é até os dias de hoje. 

Recentemente tivemos a boa notícia do avanço da obra em Angola. Foram quase 80 pessoas que passaram pela tevilah e tem um grupo enorme ainda a ser batizado nos próximos meses. Tudo isso só foi possível com a visita àquele país feita pelos roshim Yishai e Nechemyah. Foi um trabalho feito em equipe, com pensamento de unidade e isso trouxe resultados. 

Na fé judaica, há até um ditado: “dois judeus, três opiniões” e isso mostra um pouco da grande amplitude de pensamentos diferentes, mas o respeito entre os diversos grupos é fundamental e constante. 
Recentemente começamos a ver também a unidade do povo, logo após o terrível assassinato dos três jovens judeus em Hebrom, em junho de 2014. A partir dali, ashkenaz e sefaradi estavam juntos rezando pelas famílias; religiosos e não religiosos apoiavam o exército de Israel na luta contra o terror. E com isso o povo judeu se fortaleceu.

O mesmo acontece em nossa comunidade; quando todos lutamos por um mesmo ideal (ainda que em determinadas situações tenhamos pensamentos divergentes) significa que o que nos une é sempre mais forte do que o que nos separa. Quando o egoísmo prevalece, enfraquecemos (mesmo que um ou outro possa parecer se sentir mais fortalecido) mas quando a unidade aparece, todos somos fortalecidos. 

Shaul HaShaliach falou com profundidade acerca disso, dizendo: “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso mestre Yeshua HaMashiach, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.” (1 Co 1:10) e repetiu em 2 Co 13:11 “Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.” 
D-us estará conosco quando formos unidos, e por outro lado,  se formos desunidos, a Shechinat HaShem se afastará de nós.

Temos muitos projetos à frente, e alcançaremos êxito? À medida que a teshuvah avança em conhecimento, aumentam os inimigos, aumentam os ataques, e isso faz com que nossa liderança, algumas vezes, deixe de seguir avante e volte as atenções para se defenderem e defender a própria kehilah desses que se levantam contra nós.

Qual o caminho para continuarmos avançando? O caminho  pode ser para a direita, ou para a esquerda, mas seja qual for, ele passa pela unidade de pensamento, pelo respeito e por olharmos adiante juntos. Enquanto tivermos uma única forma de falar, uma única linguagem, o Eterno nos dotará de forças para que continuemos a lutar. 

Convido a todos os amigos a demonstrarem apoio à liderança, ficando firmes, conscientizando-se de que tudo tem sido feito com responsabilidade. Cada passo, seja o entendimento a respeito dos guerim, da cobertura da cabeça por parte das mulheres casadas, da tsiniut, do rito nos casamentos, do mikvê, brit milah, e mais recentemente, da cashrut, cada passo, cada passo, visa exclusivamente o entendermos melhor a Torah e como melhor agradar ao Criador.  

Se conseguirmos deixar de lado os egoísmos em prol de algo maior, nos aproximaremos da vontade do Eterno a cada dia, e seremos fortalecidos, como é dito: “A Alegria do Senhor é a nossa força!” E que o Sagrado, bendito seja Ele, se alegre com nossos atos e nossa unidade.

Porque, como diz o salmista: “Hinei ma tov umanain... quão bom e agradável é que os irmãos vivam unidos, POIS É ALI QUE O ETERNO ORDENA SUA BÊNÇÃO PARA SEMPRE!”

Nenhum comentário: