segunda-feira, janeiro 05, 2015

Kashrut, mikvê e nossos pecados


Is 59:2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Por estes dias estou relendo um livro chamado “As águas do Eden” que fala especificamente sobre o mikvê. Nele, o autor, rabino Aryeh Kaplan, fala sobre o primeiro mikvê, as implicações da imersão, como e quando, o que deve ser mergulhado, etc... mas fala de aspectos morais também, porque tudo tem que ter um sentido moral na nossa  vida, pra nos fazer sermos pessoas melhores. 
Quase no fim do livro, ele aborda HaShem como o Mikvê de Israel. E diz: “O nome HaShem representa D-us como a fonte derradeira de toda a existência, muito acima do universo e das suas leis... Um dos ensinamentos mais importantes do judaísmo é o do arrependimento. Não importa quão grande tenha sido o pecado cometido por uma pessoa, seu passado pode ficar completamente limpo se ela se arrepender sinceramente perante D-us.”

Todos sabemos que mikvê está relacionado a impureza, mas também tem a impureza do pecado, e por isso também há a imersão de “Yohanan” de arrependimento dos pecados. 
Que bom que temos um D-us perdoador, que nos olha de cima e é capaz de compreender e nos fazer limpos de nossos pecados. Mas é preciso arrependimento. Sem arrependimento não adianta muita coisa, nem mesmo frequentar a kehilah. Resumindo, o conceito de TESHUVAH é baseado num retorno à vontade do Eterno, num anseio de que reencontremos o caminho certo. 

Arrependimento está vinculado com duas coisas: pedido de perdão e mudança de atitude.

Yeshua foi um mestre que falou muito acerca do perdão, porque certamente ele sabia que o perdão é fundamental para uma vida de paz e consciência tranquila. E o perdão é bom para todos. Tanto para quem ofende quanto para quem é ofendido. 

Ao nos ensinar a “oração do pai nosso” ele disse: “perdoa-nos assim como temos perdoado” e explica: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;  se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mt 6:12,14,15)

Noutro famoso texto ele ensina a necessidade de perdoar sempre, com o  setenta vezes sete. (Mt 18:22)

Entra ano e sai ano sempre a maioria absoluta de nós (eu incluso) carrega os mesmos problemas, mágoas, tristezas, ofensas, falta de arrependimento, nào cumprimenta um, outro vira a cara, etc... e depois rezamos pedindo que Mashiach venha logo; 

Todo judeu sabe, desde criancinha, que a causa principal para que o templo sagrado fosse destruído foi o chamado “ódio gratuito”.  Como podemos rezar pela vinda de Mashiach se carregamos esse sentimento negativo dentro de nós?
Todo mundo tem alguém que nem sequer te conhece, mas vira a cara pra você. Antes mesmo de te conhecer já se deixou influenciar pela maledicência alheia. Mas sim, todos rezamos para Mashiach vir logo.... e dizemos na amidá: “apressa o advento do Teu Ungido”

Agora mesmo, muita gente se atentou para a “alimentação Kosher” e isso é fantástico. Muitos verdadeiros carnívoros deixaram de comer carne até que conseguissem um fornecedor kosher de carnes. Isso é fantástico gente! É sinal de que quando queremos, conseguimos mudar. Então porque não mudar em outros aspectos também?

Pedir perdão é ótimo, mas se no momento seguinte, você já passa a acusar o outro de não perdoar você, qual o sentido de pedir perdão? 

Cumprir kashrut é fantástico, mas não é tudo. Yeshua disse: “não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai..” E segue: “Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e, depois, é lançado em lugar escuso? Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem.  Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem;...” (Mt 15:11,17-20) 
Ainda que neste texto ele faça referência ao lavar das mãos, o conceito é o mesmo. 

Fazer mikvê é outro conceito essencial. Quando as águas do mikvê te envolvem, elas te purificam, mas acima disso, você está se envolvendo no sagrado. 

Desjo que as águias do mikvê nos purifiquem e que a kashrut seja também um processo de limpeza de dentro pra fora e que nesse ano de 2015 consigamos estar mais limpos e que venha Yom Kippur no dia 23/09/2015. 

Hb 8:10-12 "Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.  E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.  Porque serei misericordioso para com as suas iniqüidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais."

Misericórdia, perdão e humildade; assim apressamos o advento da chegada de Mashiach.

Nenhum comentário: