sexta-feira, janeiro 16, 2015

Reflexões para o dia: Que nota tirei no ENEM?




Jo 7:14,15 - Corria já em meio a festa, e Jesus subiu ao templo e ensinava.  Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado?

Nessa semana o governo divulgou as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e todos se assustaram com a quantidade de pessoas que tirou nota zero em redação. Foram  529.374 pessoas (cerca de 8,5% do total); Aí alguns diziam ser culpa do tema dificil sugerido (publicidade infantil) e que não estão familiarizados com o assunto. 
Eu, na verdade, acho que não é nada disso. Como alguém que está no ensino médio não é capaz de escrever uma redação? Não é o assunto, é a falta de capacidade em escrever.

O sábio Hillel já dizia: “quem não aumenta seus conhecimentos, diminui, e quem não se instrui não é digno de viver” (Pirkei Avot 1:13) e hoje o que mais se vê é gente que não quer aprender. Isso em todos os níveis...

Já fui adolescente e também ja tive preguiça, já tive video-games, já tive amigos de escola, já curti músicas, mas não se trata de ser um “nerd” que só pensa em estudar, mas também não é preciso abandonar os estudos. E também não dá pra colocar a culpa toda no governo, que não investe na educação. Vou dar alguns exemplos, sem querer ofender ninguém:

• Não tenho ânimo pra estudar, escola pública ninguém estuda. 
Isso não é bem verdade, há dezenas, centenas de boas escolas públicas, mas o mais importante, há milhares de alunos interessados em aprender. Quem quer aprender, não se importa se os outros alunos da sala não querem crescer.
• Ah se eu pudesse faria um cursinho de inglês (ou qualquer outra matéria) 
Também não é bem verdade, pois na internet há uma infinidade de video-aulas gratuitas e outros materiais que facilitam o aprendizado.
• Não tenho tempo de estudar.
Para quem trabalha o dia inteiro e estuda à noite, até concordo, mas na verdade são esses que estão realmente estudando. Um jovem que não trabalha e fala que não tem tempo de estudar é mentiroso; só pode estar de brincadeira.

Por falar em brincadeira, hoje 80% dos jovens possuem celulares potentes, com internet e passam boa parte do tempo em joguinhos (não menos potentes). 
Celulares, notebook, internet, tudo pode ser usado por algo melhor do jogos e bate-papo no facebook; podem ser usados para aumentar o conhecimento. Não falo apenas de conhecimento curricular escolar mas conhecimento geral; seja religioso, cultural, artístico, enfim, há um mundo diante dos nossos olhos. 

Yeshua, em seus dias, causava espanto nas pessoas por seu conhecimento, mesmo sendo um rapaz simples, filho de carpinteiro. Não use sua condição financeira para diminuir sua capacidade de aprendizado. Não se justifique na incapacidade alheia. 

No último congresso israelita conversei bastante com um amigo; professor premiado por seu belo trabalho, o chaver Claudio Boaz Reinke dá aulas no interior da Paraíba e é um grande incentivador de seus alunos na busca pelo conhecimento. Temos em Curitiba algumas chaverot de talento na área educacional, como a Kelly Ester e a Joélia, e também em Ponta Grossa temos a Maderli e a Priscilla, e em outras cidades certamente temos pessoas de talento que podem ensinar. 
Falávamos sobre desenvolvermos um projeto para a CINA, com videos educacionais, e usarmos a tvisraelita como meio de divulgarmos conhecimento. Talvez videos em diversas áreas, como hebraico, inglês, geografia, história e claro, português. Pode acontecer um dia; oremos por isso!

O importante é que nada vai acontecer se não quisermos de verdade aprendermos. Porque como disse Hillel, quem não aumenta os conhecimentos, os diminui. 

Falando sobre a redação do ENEM, é uma vergonha nacional. Na internet circulam “as pérolas do ENEM” com as mais absurdas frases (que não citarei aqui) revelando o completo desconhecimento das matérias e principalmente da língua portuguesa. Sim, todos cometemos erros, mas muitos são tão grotescos que parecem ser propositais. Como se resolve isso? LEITURA.

Jovens, adquiram o costume de ler. Não de ler gibis, piadas, coisas inúteis, mas de ler livros. Somos um dos países em que menos se lê no mundo. Menos de um livro por ano!

Quem lê, aprende a desenvolver argumentos, aprende a dominar a língua e... aprende a escrever. É certeza de que terá assunto na prova de redação do ENEM.

Se você quer começar a ler mais, fale comigo, posso te indicar uma série de livros, de acordo com seu interesse, claro, dentro do judaísmo, e especialmente para os jovens, tenho alguns bem interessantes. 
De qualquer forma, se você não tem condições de comprar, na maioria das cidades tem uma biblioteca pública, onde você encontrará milhares de volumes que irão te abrir os olhos para um novo mundo, o mundo do pensamento, do conhecimento. Experimente!
Ainda se os livros estiverem difíceis, use a internet como fonte de conhecimento; vá no youtube.com e ao invés de procurar por “parafernalha”, digite: “conhecimento” “aulas de....” e seja bem vindo a um mundo maravilhoso do aprendizado! 

Nenhum comentário: