segunda-feira, julho 22, 2013

Casamento na Kehilah Sede em Curitiba


Gn 2:18 - Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
 
Claro que esse texto já é manjado, mas é algo que pra mim é marcante. Por mais que alguns digam que é bom ser solteiro, acredite, não em mim, mas em Deus; foi Ele e não eu quem disse que não é bom para o homem estar só. O homem necessita de uma companheira.
No último domingo estivemos em mais uma celebração de casamento, e já foram muitos esse ano. Só eu já fui convidado para uns cinco ou seis... e isso me deixa alegre, pois como tenho dito ultimamente, cada vez que participo de uma brit milah, de uma tevilah, casamento, sinto como que se o mundo estivesse renovando os votos de uma união com o Eterno. Sinto que ainda há esperança para a humanidade.

Quando um menino passa pela Brit Milah, é a esperança de pais que ainda querem manter a Torah, e perpetuar o povo judeu sobre a Terra.

Quando um menino (ou menina) passam pelo Bar/Bat Mitsvah é a renovação, de um jovem que chega à adolescência, mas apesar de todas as tentações que o mundo lhes oferece, quer seguir um pacto com o Eterno.

Ao passar pela tevilah, a pessoa me faz renovar as esperanças, que ainda há pessoas que firmam seu pacto com o Eterno e abraçam a Torah.

E o casamento é quando num mundo onde hoje isso parece coisa do passado, alguém renova e volta a ouvir o conselho do Eterno. Isso renova nossas esperanças por um mundo melhor.

Foi ótimo ver a Kehilah Sede da CINA abrir suas portas, toda embelezada, para receber o novo casal, Elazar e Carol, que agora rumam para uma nova vida em Vacaria/RS.

O que me deixa feliz foi ver que, em nossa principal congregação, foi realizada uma bela cerimônia para um casal humilde, simples, e sem grandes recursos financeiros. Não que isso seja uma surpresa, mas acho muito bonito quando nos reunimos e celebramos e nos alegramos com pessoas com aparentemente menor "status". E acho muito bonito o fato de ser na Kehilah, quando hoje a maioria gasta muito dinheiro numa festa, e o casamento é quase sempre num grande salão, restaurante, churrascaria, etc...

Foi uma festa simples, bonita e a emoção do pai da noiva, sendo transmitida ao vivo, pela internet, foi muito legal. Eu estava ali, junto ao pessoal da edição e vimos as lágrimas rolando pelo rosto do Yoel, pai da noiva.

Casamento é isso, simplicidade. Não é uma festa cara, cheia de luxos, quando na verdade o casal não dispoe de tantos recursos. Pessoas simples, festa simples, mas que ficará marcada.

Deixo meus sinceros desejos de mazal tov ao novo casal, e espero que mantenham a simplicidade na união, a simplicidade de um completando ao outro. E desejo que os jovens futuros casais optem por também casar dentro da Congregação... onde a bênção do Eterno está sempre presente (fora o fato de ser muito mais barato).

Parabéns a todos da Beit Sede por terem se unido em proporcionar uma bonita cerimônia ao casal.

Nenhum comentário: