segunda-feira, julho 22, 2013

Friendship



 

Provérbios 18:24  O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão
 
O tempo vai passando para todos nós e eventualmente é interessante observar quantas pessoas passam por nossa vida. Muitos passam, outros entram e não saem mais, graças a Deus. Ontem depois do casamento, que foi muito bom, fiquei pensando, penso muitas coisas, as vezes até penso demais.

A bíblia diz que o que tem muitos amigos sai perdendo, e eu não posso dizer que tenho muitos, tenho o suficiente, talvez poucos, mas poucos e bons, alguns mais chegados que um irmão.
 
A prédica do shabat seria sobre pessoas que se isolam, e foi dito que isso faz com que a pessoa perca oportunidades e é verdade. Eventualmente amigos nos surpreendem e nos suprem carências mesmo sem querer, nos dizem coisas que nos mostram o caminho ou dão uma luz sobre o que fazer.
Nossos caminhos se cruzam sempre, e isso difere amigos de colegas. Não fazemos nada, mas ao olhar para o passado (e sonhar com o futuro) em vários desses momentos os amigos lá estão, mesmo “sem querer”.

No casamento do Elazar e da Carol, revi amigos, dei risadas, foi ótimo e claro, fiz fotos. Quis fazer fotos com uma menina, a cantora. Em casa, já de noite, fiquei lembrando...

Há uns 18 anos atrás, teve um casamento em Curitiba e eu nao fui convidado, mas soube da festa. Nem liguei. Pouco tempo depois, aquele casal foi escolhido por mim e minha esposa para serem “testemunhas” do nosso casamento...

Nosso casamento teve quatro casais de testemunhas, dois deles, foram “colegas” que o tempo se encarregou de afastar. Eram maus? não, de forma alguma! Apenas eram “passageiros no trem da nossa vida”. Outros dois, é engraçado, nossos caminhos vivem se cruzando, nos bons e maus momentos. Ontem foi um bom momento.
 
Bom, uns anos depois, 14 anos atrás, lá estavamos eu e a Eliana saindo do Congresso, cansados e pensamos: “Que tal fazer uma visitinha pra nossa amiga, grávida?” E lá fomos, e por fim, naquela noite, acabamos levando a amiga pra dar à luz sua pequena menina, que ontem foi a jovem cantora do casamento.
Passaram-se anos, nasceu nosso primogênito Abel, e ele começou a tocar violino. A primeira apresentação dele, ele tocou e aquela menina Helen, foi a cantora. Isso se repetiu depois, e ela foi se tornando uma grande cantora.

Bom, nosso filho desistiu do violino, e agora toca piano. Quem sabe, logo ele toque pra ela cantar, pode ser uma surpresa num congresso futuro, uma boa surpresa para aqueles que os viram há 9 anos atrás, juntos, louvando ao Eterno.
Passamos juntos muitos momentos, bons e ruins, lembro-me das visitas quando eles ainda moravam numa casinha de madeira lá no Osternack. Depois mudaram de casa, uma, duas vezes, até chegarem à bênção da casa própria. Lá fomos algumas vezes, de vez em quando, quando eu e a Eliana vamos com nossos filhos ao zoológico de Curitiba, na volta, passamos lá, para um lanchinho.
E sem nos dar conta, lá se vão dezesseis, dezessete anos de amizade, desde os tempos em que eu e o Jair tinhamos cabelos.

Nossos filhos cresceram, continuam amigos, e vai saber o que o futuro reserva para eles!!! Deus sabe o melhor sempre.
Enfim, este post pode não dizer muita coisa num blog de um rosh da CINA, mas diz muito para mim, um mero homem que tem a felicidade de ter amigos de verdade.

A cada dia, to tentando me aproximar da pequena Rebeca, que um dia, a Helena me falou pra sugerir um nome, e eu disse: “Se eu tivesse uma filha, eu a chamaria de Rebeca.” E entao, ela diz: pronto! vai ser Rebeca! Esses dias, pela primeira vez, ela estendeu a mao e me deu shalom! Fiquei feliz pra caramba!

Ontem, eu consegui tirar uma foto com ela. Imaginem a felicidade! To conseguindo!

 Amizade é assim, a gente vai conquistando, e a Rebequinha é dura na queda, mas eu chego lá. Se você quer de verdade ser amigo de alguém, batalhe por isso, nem sempre vai ser fácil. Cada um tem seu temperamento, personalidade, preferências, etc... mas nada disso faz diferença quando realmente somos amigos.

 Obrigado ao Jair, sempre quietão, gente bonissima, fala de musica, computador, coisas que ele gosta... obrigado Helena, fala de tudo, fala mais que o homem da cobra, mas tem um sorriso que  detona meu mal humor. Obrigado Helenzinha, Helenzona, (como diz meu irmão Abiezer, monstra, monstra, cantora) ah futura!!!!! kkkk

Obrigado Rebequinha, ainda vou te conquistar!

Saibam sempre que pra nós, nossa familia, voces são especiais, e que nossas histórias continuem se cruzando nessa vida. E quem sabe um dia a Helena possa se lembrar de mim e nos levar um belo pote de “fatias hungaras”! Essa é minha esperança!

Um homem pode ter muitos amigos, mas pra que muitos se temos vocês?!

Nenhum comentário: